Trabalho remoto proporciona bem-estar. Foto de uma gestante sentada em uma mesa.

AÇÃO DE ALIMENTOS – MULHER E FILHO

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais! 

Automatize a produção de suas petições

AÇÃO DE ALIMENTOS – MULHER E FILHO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]]VARA DE FAMÍLIA DA [[Comarca]] DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].

[[Nome do cliente]], [[Nacionalidade do cliente]], [[Estado civil do cliente]], [[Profissão do cliente]], [[Sexo do cliente]], nascido(a) em [[Data de nascimento do cliente]],  inscrito(a) no CPF sob nº [[CPF/CNPJ do cliente]], RG sob nº [[RG do cliente]], residente e domiciliado(a) na [[Endereço do cliente]], [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]], CEP XXXX, com endereço eletrônico [[E-mail do cliente]], representado nesta ação por seu/sua advogado(a), [[Outorgados]], conforme procuração anexa, com endereço profissional na [[Endereço do escritório]], [[Cidade do escritório]]/[[UF do escritório]], vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, conforme os fundamentos de fato e de direito postos a seguir, propor a presente 

AÇÃO DE ALIMENTOS

em face de [[Parte contrária]], (indicar se é pessoa física ou jurídica), com CPF/CNPJ sob nº …, com sede na Rua …, nº …, bairro …, CEP: …, Município– UF, pelas razões de fato e de direito que passa a aduzir e no final requer:

I – DOS FATOS

Os requerentes são, respectivamente, mulher e filhos do ora requerido (certidões de casamento e nascimento anexas, documentos 02 a 04). 

No dia XX do mês em curso, o requerido abandonou o lar conjugal, dizendo-se “cansado da vida de casado”. A ele não retornou até a presente data, deixando, outrossim, de prestar qualquer auxílio monetário aos requerentes, que já começam a passar necessidades. 

Além das despesas óbvias necessárias ao seu sustento e alimentação, necessitam os menores das despesas escolares e médicas, devendo ser pago, no fim do mês, o aluguel do imóvel (locado ao requerido, conforme o documento 05, anexo). 

O requerido é empregado da firma …, estabelecida na Rua …, nº …., nesta Cidade, onde exerce a função de …, percebendo, atualmente, salário em torno de R$ XX (reais).

II – DOS PEDIDOS

Ante o exposto, requer:

a) Que Vossa Excelência fixe os alimentos provisórios em XX% (XX por cento) dos ganhos líquidos do requerido (deduzidos apenas os descontos obrigatórios), aí compreendidos inclusive as eventuais verbas rescisórias, férias, 13º salário, PIS, FGTS, horas extras e quaisquer outros rendimentos que lhe sejam ou venham a ser pagos em razão do vínculo empregatício, na proporção de metade para a mulher e de 25% (vinte e cinco por cento) para cada filho do casal, devendo a quantia daí resultante ser descontada diretamente na folha de pagamento do requerido pela empregadora, e assim entregue, contra recibo, à primeira requerente, promovendo-se a citação do requerido para que ofereça, no tempo e sob as penas da lei, a defesa que tiver, sendo afinal julgado procedente o pedido para o fim de transformar em alimentos definitivos os provisórios fixados;

b) Protesta pela produção da prova necessária;

c) Que o subscritor desta mantém escritório na Rua XX, nº XX, bairro XX, nesta Cidade, para onde deverão ser encaminhados eventuais atos de comunicação oriundos deste MM. Juízo. 

Dá-se à causa o valor de [[Expectativa/valor da causa]], nos termos do art. 292, III, do NCPC.

Termos em que,

Pede deferimento.

[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].

[[Gestores do escritório]]

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.