Marketing e controle financeiro: ADVBOX para a saúde dos escritórios
Marketing Jurídico Digital

Marketing e controle financeiro: ADVBOX para a saúde dos escritórios

Tanto o controle financeiro quanto o marketing dos escritórios de advocacia têm sofrido diversas mudanças com o passar do tempo e é de extrema importância que todos que atuam nesse meio tenham consciência dessa alterações.

Atualmente, a maioria das coisas que você precisa, seja na sua vida pessoal ou profissional, está na internet. Assim sendo, é possível fazer desde coisas simples, como realizar uma compra ou consultar a previsão do tempo para o próximo dia, até coisas mais complexas, como buscar um médico especialista ou contratar serviços diversos.

Com isso, é plenamente sensato afirmar que administrar o marketing jurídico e fazer o controle financeiro do seu escritório também podem ser automatizados e otimizados para que sua realização aconteça online e até mesmo de forma remota.

Ou seja, não é preciso estar fisicamente no escritório para cumprir com as obrigações referentes a essas atribuições.

Como acontece a advocacia online?

Por mais conservadora que possa ser em diversos aspectos, a advocacia sempre prezou pela inovação. Prova disso é a realização de processos online, como o controle financeiro, conforme elaborado anteriormente.

Por isso, o mercado jurídico é uma área que tem conseguido se beneficiar amplamente das mudanças tecnológicas pelas quais nossa sociedade está passando.

Pessoas procuram por advogados que atuam nas mais diversas áreas através das redes sociais, sites ou blogs. Esse é um comportamento cada vez mais comum.

Dessa maneira, essa nova configuração social traz consigo diversas possibilidades para que escritórios possam ampliar a sua carteira de clientes. O marketing jurídico digital pode ser um aliado de extrema importância na conquista de novos clientes.

Além disso, o impacto no controle financeiro é muito positivo.

A única ressalva que deve ser feita é que o escritório deve ficar atento para que o marketing jurídico realizado esteja dentro dos limites estabelecidos pela OAB. Caso contrário, a Ordem pode aplicar punições.

Como fazer marketing jurídico?

Muitos advogados tem medo de investir em marketing jurídico. Isso ocorre, principalmente, porque os limites estipulados e o que é permitido pela OAB não são conhecidos por esses profissionais. Isso leva muitos escritórios a terem seu controle financeiro prejudicado e não aproveitarem todas as oportunidades disponíveis.

Portanto, é fundamental que os advogados tenham em mente quais as formas é possível realizar o marketing jurídico sem entrar em confronto com as normas. Isso dito, é importante frisar que é mais simples do que pode parecer em um primeiro momento.

Acima de tudo, é necessário esclarecer: as táticas de marketing possíveis e que podem ser realizadas são diversas.

A mais conhecida, e uma das mais utilizadas, é o marketing de conteúdo. Com a finalidade de captar clientes, é cada vez mais comum encontrar blogs administrados por escritórios de advocacia.

Além disso, também é possível realizar o Inbound Marketing, o marketing de relacionamento, de eventos e até mesmo o marketing de influenciadores. Com uma pesquisa aprofundada sobre o assunto, qualquer pessoa é capaz de aproveitar todos os benefícios surgidos nessa área nos últimos anos.

Setor comercial e controle financeiro dos escritório de advocacia

Como se faz um controle financeiro?

É muito importante que você consiga mensurar quanto os investimentos do seu escritório estão rendendo. Essa é a única maneira de identificar a necessidade de realocação financeira e quanto é preciso dedicar aos outros setores, como o fechamentos de contratos ou a controladoria jurídica.

A maneira mais eficaz de realizar esse controle é através de um sistema que apresente as métricas necessárias para o controle financeiro do escritório. Com as ferramentas adequadas o gestor não terá dificuldade em reconhecer as mudanças necessárias e realizá-las sem nem mesmo hesitar.

Isso irá garantir que o escritório se mantenha saudável financeiramente. Além disso, o fluxo de entrada e saída de clientes irá permanecer ativo e o lucro estável.

Procure as melhores opções de software jurídico disponíveis no mercado. Com isso, você entenderá como é possível ampliar sua carteira de clientes e garantir que você tenha controle de toda a demanda de clientes e dinheiro que você ganhará com isto.

Ademais, com um controle financeiro adequado é possível realizar a implementação do marketing jurídico sem maiores problemas.

Marketing e controle financeiro: ADVBOX para a saúde dos escritórios
Marketing e controle financeiro: ADVBOX para a saúde dos escritórios

Quais são as principais formas de controle financeiro?

Um escritório de advocacia, por mais semelhante que seja com as demais empresas, tem características específicas que devem ser muito bem avaliadas em seu controle financeiro, é preciso entender essa questão.

É fundamental levar em consideração a sazonalidade da entrada de honorários. Enquanto em algumas causas essa entrada financeira se dá logo no seu início, em outros casos ela irá ocorrer somente ao final.

Sendo assim, não se atentar a isso pode ter um impacto muito sério na saúde financeira.

Além disso, você deve compreender muito bem como realizar o controle de custos, bem como saber em que momento da sua jornada profissional é adequado realizar o aumento do valor de seus honorários.

Não se atentar a essas questões pode representar a derrocada do controle financeiro.

Como funciona a advocacia digital?

Pode parecer assustador adentrar no campo da advocacia digital, mas com as ferramentas certas essa é uma tarefa simples e extremamente vantajosa.

Assim sendo, encontrar a plataforma mais adequada para as necessidades da advocacia digital e para seu escritório é o primeiro passo para isso.

Se você já compreendeu a importância de buscar uma plataforma adequada e acompanhar a evolução que vem se desenhando no meio jurídico, precisa conhecer a ADVBOX.

Essa plataforma irá garantir a gestão dos seus clientes e processos de maneira efetiva e otimizada.

Através dela você será capaz de atender uma enorme demanda de clientes, manter seu controle financeiro em dia, metrificar as origens dos seus clientes e os resultados que estão sendo alcançados com seu trabalho, além de compreender o que precisa ser aperfeiçoado.

Com a plataforma ADVBOX, já no cadastro do seu cliente, é possível registrar a origem. Ou seja, é possível compreender como ele conheceu o seu escritório e analisar se suas estratégias de marketing estão surtindo o efeito desejado.

O que é CRM de advogado?

Além de todas essas possibilidades, a ADVBOX também tem disponível um serviço de CRM desenvolvido exclusivamente para o meio jurídico. Dessa forma, esse sistema está preparado para atender as particularidades desse mercado, diminuindo os ruídos de comunicação e frustrações de gestão.

Com um fluxo simples e organizado, você pode acompanhar seus clientes e processos desde o momento em que entram no radar do escritório até a finalização da sua causa.

Isso alinhado às possibilidades de métricas e dados disponibilizados pela plataforma ADVBOX tem o poder de impulsionar seu marketing jurídico de forma impressionante e manter estável o controle financeiro do seu escritório.

Você está esperando o que para fazer uma advocacia melhor? Inicie hoje essa mudança!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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