Início > Modelos >Previdenciário>

RECURSO ORDINÁRIO TRABALHISTA DE INSALUBRIDADE PARA GRAU MÁXIMO

RECURSO ORDINÁRIO TRABALHISTA DE INSALUBRIDADE PARA GRAU MÁXIMO

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais! 

Automatize a produção de suas petições

RECURSO ORDINÁRIO TRABALHISTA – INSALUBRIDADE PARA GRAU MÁXIMO

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]]ª VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].

PROCESSO Nº [[Número CNJ]].

[[Nome do cliente]], já qualificado nos autos da Reclamação Trabalhista em epígrafe, que move em face de/lhe é movida por [[Parte contrária]], vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, interpor

RECURSO ORDINÁRIO

conforme o que segue.

Assim, apresentando em anexo as razões embasadoras do inconformismo ora manifestado, requer que, regularmente processado o recurso, sejam os autos remetidos a instância superior para reapreciação da matéria debatida.

Termos em que,

Pede deferimento.

[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].

[[Gestores do escritório]]

RAZÕES DO RECURSO ORDINÁRIO

RECORRENTE: [[Nome do cliente]].

RECORRIDO: [[Parte contrária]].

Nobres Julgadores, 

Com o devido acatamento que nos merece a ínclita prolatora do decisum ora parcialmente agredido, sempre louvável em suas quase inatacáveis manifestações, não pode a Reclamada concordar com a condenação ao pagamento das diferenças do adicional de insalubridade em grau médio pago, para grau máximo, e integrações.

Em razão, interpõe o presente recurso, de tal sorte que seja o caso reapreciado, e as r. conclusões a quo reformadas, por medida de Direito e Justiça.

I – DO ADICIONAL DE INSALUBRIDADE EM GRÁU MÁXIMO E INTEGRAÇÕES

Concluiu a sentença recorrida que dentre as atividades desempenhadas pelo Reclamante encontrava-se a de recolher lixo domiciliar, como aquele proveniente de toda e qualquer atividade produtiva industrial ou comercial.

Ocorre que o laudo pericial de fls. XX é preciso em apontar que as atividades do Reclamante não são insalubres em grau máximo.

O laudo pericial não constatou situações de exposição do Reclamante, ora Recorrido, a agentes que, por sua intensidade, freqüência e duração, permitam caracterizar as suas atividades como insalubres, em grau máximo, com fundamento na NR-15, Portaria nº 3.214/78 do Ministério do Trabalho.

A sentença a quo aponta atividades que não eram exercidas pelo Reclamante, uma vez que este exercia a função de capinador e não de coletor de lixo, conforme documentos anexados nos autos.

A função do capinador consiste em capinar o espaço de um metro a partir do cordão da calçada até o centro da rua limpando a sarjeta e removendo com a enxada gramíneas entre os paralelepípedos; amontoar e junta o resultado do trabalho, em um carrinho de mão.

Mesmo impugnando o laudo pericial o Reclamante, ora Recorrido não fez qualquer prova de coleta de animais mortas. Não existindo qualquer prova da suposta atividade efetuada pelo Reclamante não é possível fundamentar a sentença apenas sobre hipóteses.

O Reclamante não trouxe aos autos qualquer prova documental ou testemunhal para corroborar a sua tese, desta forma totalmente descabida a condenação da Reclamada, ora Recorrente, em efetuar o pagamento de diferenças a título de adicional de insalubridade do grau médio para o máximo.

Dentre os Equipamentos de Proteção Individual usados pelo Reclamante, ora Recorrido encontramos: luvas nitrilon, CA-3814; uniforme completo de brim cor de laranja composto de calça, camiseta, boné, calçados, tênis, capa de chuva CA-4626.

Precipitada a alegação da nobre julgadora em referir que as luvas fornecidas pela Reclamada não elidem a ação danosa do agente insalubre, apenas minimizando os riscos sem eliminá-los.

Se a própria perita indicada pela MM. Junta de Conciliação e Julgamento de Novo Hamburgo descreve a não existência de atividade insalubre e esta constatou a utilização de EPIs estes devem ser considerados.

Logicamente, caso os EPIs fornecidos pela Reclamada não elidissem os agentes insalubres a perícia técnica de insalubridade mencionaria tal fato.

A Reclamada apresenta no seu quadro de trabalhadores pessoas encarregadas, exclusivamente, de efetuar a coleta de lixo, percebendo o adicional de insalubridade em grau máximo.

Neste sentido, colacionamos os seguintes entendimentos jurisprudenciais:

“ADICIONAL INSALUBRIDADE – Eventual a exposição a agentes insalubres não há se falar em concessão do respectivo adicional.” (TRT 1ª R. – RO 00819/87 – 1ª T. – Rel. Juiz Carlos Granado Vieira de Castro – DORJ 14.07.87).

“INSALUBRIDADE – ADICIONAL – NÃO CABIMENTO – O trabalho eventual em presença de agentes insalubres não autoriza o deferimento do adicional respectivo. Eventualidade não se confunde com intemitência – que é reiteração – de forma que a hipótese não se enquadra no verbete do Enunciado n° 47 do C. TST.” (TRT 2ª R. – Ac. 9ª T. 02960119368 – Rel. Juiz Gilberto Alain Baldacci – DOESP 12.03.96).

Diante disso, deve ser reformada a decisão neste aspecto.

II – DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer se dignem Vossas Excelências receber e apreciar o presente recurso, dando provimento ao mesmo para absolver a Reclamada das condenações no pagamento de: adicional de insalubridade em grau médio pago, para grau máximo e integrações, como medida garantidora de Justiça. 

Termos em que,

Pede deferimento.

[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].

[[Gestores do escritório]]

automatização de petições