Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.
Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:
Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!
Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais!
PETIÇÃO DE EXCEÇÃO INCOMPETÊNCIA DE FORO
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]] VARA (…) DA [[Comarca]] DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].
PROCESSO Nº [[Número CNJ]].
[[Nome do cliente]], já qualificado nos autos da ação em epígrafe que lhe é movida por/move em face de [[Parte contrária]], vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, opor
EXCEÇÃO DE INCOMPETÊNCIA DE FORO
com apoio nos artigos 304 e seguintes do CPC, além dos demais dispositivos legais aplicáveis, pelos seguintes fundamentos.
O autor propôs Ação de Indenização pelo rito ordinário, perante o Juízo de Vossa Excelência, informando a ocorrência de um acidente de trabalho, o qual teria ocorrido em (data).
Com efeito, o incidente que originou a pretensão do Requerente Substituído, ocorreu no canteiro de obras da Requerida em (data), não porém nos moldes como proposto pelo o “dominus litis”.
O Citado (…) integra a Comarca de (…).
Por sua vez, é norma incerta no art. 100, inciso V, alínea “a” do CPC:
Art. 100. “É competente o foro:
[…]
V – do lugar do ato ou fato:
a) para a ação de reparação do dano.”
Por sua vez, THETÔNIO NEGRÃO em sua obra “CÓDIGO DE PROCESSO CIVIL E LEGISLAÇÃO PROCESSUAL EM VIGOR”, assim externa seu entendimento:
“Entendo que a alínea “a” se aplica às ações de indenização por ato ilícito, em geral, com a exceção do parágrafo único.” (RT 507/177, pág. 146, nota 20 ao art. 100, 1995).
Entende a Requerida ser incompetente este D. Juízo para o processamento da lide, não somente porque o acidente de trabalho se deu n’outro local que não a Comarca de (…), mas também e principalmente porque as provas melhor se produzirão no local apropriado, como oitiva de testemunhas, prova pericial, etc.
Nestas condições, requer a Excipiente que Vossa Excelência:
a) Determine a autuação desta petição e dos documentos que a acompanham e, em seguida, determine o apensamento aos autos principais, cujo nº é XX;
b) Determine a ouvida do Excepto para no prazo legal, pronuncie-se querendo;
c) Julgue procedente a execução oposta, condenando o Excepto no pagamento das despesas processuais, determinando a remessa dos autos à Comarca de (…), que é o Foro para o qual declina a Excipiente.
Termos em que,
Pede deferimento.
[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].
[[Gestores do escritório]]