Petição – Pedido de Tutela Provisória – Benefício por incapacidade acidentário.
Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.
Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:
Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!
Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais!

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA VARA CÍVEL DO FORO DA COMARCA DE [[CIDADE].
Processo n.º [[PROCESSO]]
PEDIDO DE TUTELA PROVISÓRIA
[[Nome do Cliente]], já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem respeitosamente perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, dizer e requerer o que segue:
A Parte Autora informa que houve a cessação do benefício de auxílio-doença por acidente do trabalho, concedido por este juízo por força de decisão liminar.
O Juízo havia determinado que o benefício deveria “perdurar pelo prazo de 120 (cento e vinte) dias, na ausência de prazo estipulado pelo médico, com base no art. 60, §9º, da Lei 8.213/91”.
Ocorre que não houve qualquer alteração no estado de saúde do Autor que justifique a cessação do benefício. Com efeito, conforme já referido na exordial, a lesão de que o Demandante é portadora possui caráter permanente e irreversível.
Nesse sentido, verifica-se que, em (data), no curso da já mencionada ação trabalhista, o Autor foi submetida a parecer médico a cargo do neurocirurgião Dr. (nome) (laudo também anexo). Analisando o referido documento, se exprime que o médico neurologista constatou que o Requerente apresenta Distrofia Simpático Reflexa, doença que a incapacita totalmente para o trabalho.
E assim concluiu o profissional, fundamentadamente (grifei):
(TRECHO PERTINENTE)
Ainda, importante novamente analisar as fotografias em anexo, que demonstram claramente a lesão no braço esquerdo do Demandante, com evidente limitação de movimentos no membro:
(FOTOGRAFIAS PERTINENTES)
Ademais, malgrado as informações acima já façam PROVA CABAL da incapacidade, destaca-se que, recentemente, em atestado médico datado de (data), o Dr. (nome) ratificou a impossibilidade do Autor de exercer atividades laborais, demonstrando a manutenção do seu estado incapacitante. Veja-se (grifos acrescidos):
(DOCUMENTO PERTINENTE)
Aqui, é importante o destaque para o fato de que o Sr. (nome) encontra-se há muito tempo desamparada, Excelência, justamente em virtude da discussão do nexo de causalidade no processo trabalhista, que suspendeu por meses o curso da ação federal. Em razão disto, satisfatoriamente demonstrada que permanece a sua incapacidade e preenchidos os demais requisitos, é imperativo o restabelecimento da tutela provisória de urgência.
No ponto, destaca-se que a tutela provisória (e o prazo para manutenção do benefício) deve perdurar até a data de publicação da sentença, eis que a partir desta data passa a produzir efeitos imediatos no que tange à confirmação ou revogação de tutela provisória (art. 1.012, §1º, V, CPC).
Por fim, em atenção ao despacho proferido em (data), determinando a realização de prova pericial, registre-se ser notório que, infelizmente, o Departamento Médico Judiciário do Tribunal de Justiça do (estado) apresenta severa morosidade na marcação e elaboração de suas perícias, exatamente em razão da grande demanda de perícias feitas no mencionado departamento pericial.
Tal fato vai de encontro à Celeridade e à Economia Processual, princípios indispensáveis às demandas previdenciárias pela mutabilidade do objeto da ação (condição de saúde da Postulante).
Em razão disso, o Autor vem perante Vossa Excelência REQUERER que seja confiado ao encargo de Perito um médico atuante nesta Comarca, visando evitar morosidade desnecessária à lide e, principalmente, prejuízo à análise do objeto da ação.
Neste sentido, e de forma a auxiliar Vossa Excelência na escolha de profissional a ser indicado, a Autora sugere o seguinte rol de médicos gabaritados para avaliar o presente caso (médicos que atuam como Peritos neste município). São eles os Peritos:
(…)
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, REQUER seja concedida tutela provisória, restabelecendo o auxílio-doença anteriormente cessado, sendo fixado como prazo para cessação a data da publicação da sentença. Ainda, REQUER a fixação de multa diária em caso de descumprimento da decisão judicial.
Por fim, postula pelo prosseguimento do feito, com a designação de perícia médica judicial.
Nesses Termos,
Pede Deferimento.
[[Cidade do escritório]], [[Dia]], [[Mês]], [[Ano].
[[Gestores do Escritório]]
