Qualidade Vs Produtividade
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Qualidade Vs Produtividade

Vídeo descritivo do episódio sobre Qualidade Vs Produtividade na Advocacia, em conteúdo da ADVBOX sobre Direito, Tecnologia e Gestão.

Clique aqui para assistir o episódio no Youtube, mas se preferir, segue o roteiro…

Como conciliar Qualidade Vs Produtividade?

O dilema da Qualidade Vs Produtividade é a grande contradição da gestão, o qual precisa ser resolvido para uma organização dar certo.

Organizações públicas e empresas vivem o dilema: acelerar a produtividade ou preservar a qualidade? À vista disso, com a advocacia não é diferente.

Os gestores inexperientes ficam com medo de acelerar a produtividade, cobrar maior volume de entregas dos colaboradores, mudar os fluxos de trabalho para criar uma linha de produção promovendo o trabalho em equipe e inserindo novas tecnologias nos procedimentos internos, pois tem receio de comprometer a qualidade do trabalho.

A questão é: são dois problemas diferentes.

Qual a filosofia do sistema Toyota de produção?

A Toyota é referência mundial em qualidade e foi a primeira montadora do mundo a produzir mais de 10 milhões de carros em 1 ano.

Vale salientar que aqui no nosso Blog ADVBOX já falamos muito sobre produtividade na advocacia, eliminação de interrupções, tempo de trabalho ocioso, fim do trabalho artesanal e cultura de nivelamento pelo menos produtivo com o Sistema de Pontuação por Tarefas.

Qualidade Vs Produtividade

É verdade que com a pontuação por tarefas sendo recompensada com a gratificação financeira, a produtividade da equipe sempre será alta. No entanto, vamos focar hoje na qualidade do serviço jurídico.

É preciso estabelecer procedimentos de controle de qualidade. O Modelo Toyota de excelência em serviços ensina muito sobre isso.

O conceito de melhoria contínua e PDCA são essenciais. É preciso cuidar dos macroprocedimentos e dos microprocedimentos.

Como gerenciar o fluxo de trabalho?

Em um escritório de advocacia, por exemplo, cada fase do processo precisa ter os seus procedimentos de revisão no fluxo de trabalho. O próximo responsável sempre revisa o trabalho do antecessor e confere os pontos mais importantes.

Lembre-se: qualidade é padrão. É definir quesitos e entregar em conformidade com eles, é ter ausência de defeitos e é fazer o que o cliente espera que seja feito quando contratou a Banca.

O que faz a Controladoria Jurídica?

A Controladoria Jurídica é o controle de qualidade de um escritório. Na fase inicial, faz a conferência de provas e documentos, criando checklists para ingresso de ações ou consultorias e executando os mesmos caso a caso.

Ao ingressar com a petição inicial, faz o saneamento da inicial, conferindo competência de matéria, territorial e de valor, revisando as provas necessárias e providenciando o pagamento das custas ou concessão da Justiça Gratuita.

Ademais, a Controladoria realiza a verificação da validade dos documentos entregues pelos clientes para bloquear falsificações ou manipulações de documentos.

No back office, os advogados precisam fazer um controle de qualidade do mérito. Uma prática assertiva é a revisão completa dos processos perdidos, tendo em vista que ao se repetir um motivo de perda, se leva a questão para uma reunião geral, a fim de se modificar o procedimento e tentar corrigir o problema nos processos em tramitação.

Como organizar o estoque de processos?

Segmentar o estoque de processos por tipo de ação e manter um acompanhamento de julgamentos nos tribunais superiores é fundamental para não se manter um estoque de processos ruins, os quais só geram custos para o escritório.

Fazer a manutenção do contingenciamento é fundamental também para que se tenha uma visão assertiva do futuro do escritório.

Sem dúvida, a produção probatória tem que ser foco da qualidade. Na advocacia, 90% dos casos se resolvem com a prova certa e o escritório deve ter responsáveis por essas provas, não deixando tudo na mão do cliente.

Qual a importância da qualidade no atendimento?

A qualidade do atendimento também é fundamental. Manter a resposta ao cliente em um tempo aceitável ou combinar um tempo máximo de espera e cumprir esse prazo é fator essencial para transparecer a qualidade.

É possível manter a qualidade e acelerar a produtividade. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Todavia, se você quer que a sua advocacia tenha alto padrão de qualidade e consiga manter alto nível de produtividade, então seu escritório certamente precisa da ADVBOX, o melhor software jurídico do Brasil.

Qualidade Vs Produtividade

ADVBOX trará novos conhecimentos sobre Direito, Tecnologia e Gestão, apresentando temas inovadores para advogados e advogadas pensarem na sua profissão com uma visão aprimorada de negócios.

O programa será composto por episódios que vão ao ar todas as terças-feirasàs 17h.

Para assistir este episódio sobre Qualidade Vs Produtividade, basta clicar aqui.

Não perca essa oportunidade de aprimorar seus conhecimentos, inscreva-se no Canal do Youtube da ADVBOX e ative o sino para ser notificado de todos os episódios!

qualidade vs produtividade
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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