Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.
Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:
Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!
Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais!
![Automatize a produção de suas petições](https://advbox.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/07/automatize_a_produção_de_suas_petições.png)
CONTESTAÇÃO DE AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]] VARA CÍVEL DA [[Comarca]] DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].
PROCESSO Nº [[Número CNJ]].
[[Nome do cliente]], já qualificado nos autos da Ação de Despejo por Falta de Pagamento em epígrafe que lhe é movida por [[Parte contrária]], vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, apresentar
CONTESTAÇÃO
o que faz tempestivamente, com supedâneo nos argumentos de fato e de direito que, a seguir, passa a aduzir:
I – DA GRATUIDADE DE JUSTIÇA
Inicialmente afirma, sob as penas da Lei, ser juridicamente hipossuficiente, não possuindo condições financeiras para arcar com as custas processuais e honorários advocatícios sem prejuízo do próprio sustento e de sua família, fazendo jus ao benefício da Gratuidade de Justiça, de acordo com o art. 8º e seus parágrafos da Lei 1.060/50, com redação dada pela Lei 7.560/86, indicando a (…) para patrocínio de sua causa.
II – DOS FATOS E DA FUNDAMENTAÇÃO
O réu efetivamente celebrou contrato de locação com a autora se obrigando a cumpri-los por 30 (trinta) meses, conforme fl. XX, iniciando em fevereiro/2012, porém não contava com a dificuldade financeira que o abateu repentinamente e, impossibilitando assim de cumprir com sua obrigação, qual seja pagar os alugueres.
Alegam a autora que o réu encontra-se em débito com relação aos meses de novembro/2002 à atual data, é o que não nega o réu, que diante de uma situação financeira precária não logrou capacidade econômica de arcar com os encargos assumidos.
É importante esclarecer que réu reconhece os direitos da autora ter de volta o seu imóvel, todavia necessita de um prazo de 3 (três) meses para a desocupação, a fim de que possa instalar sua família em nova moradia.
Ademais, apesar de a presente ação não ser cumulada com a de cobrança, oferece o réu a proposta de parcelar em 36 (trinta e seis) meses, o débito existente, demonstrando, assim, que somente deixou de cumprir sua obrigação antes o fato da situação difícil que passa atualmente o réu.
Do exposto, concluiu-se que é óbvio que o demandado assumi o débito existente com a autora, contudo, diante do mínimo existencial que é devido a cada pessoa humana, não vislumbrava qualquer possibilidade de ter cumprido com sua obrigação sem penalizar, mais do que já vem ocorrendo, o sustento digno de seu e de sua família.
Tendo em vista que o Direito contemporâneo não vê o direito de propriedade como um direito absoluto, que reina acima de tudo e de todos e sim, com uma visão social, que para legitimar-se precisa ser exercido conforme sua função social, pois a situação da falta de moradia é óbvia, fazendo assim, com que os legisladores se preocupem em manter as relações entre locador e locatário a cada dia mais equilibradas, como pode ser observado pelo teor dos artigo 8º da Lei 8285/91, art. 813 e art. 572 do CC/02.
Entendemos assim que a recomendação é pela razoabilidade, pois o que se tem em vista é a natureza e a finalidade do negócio.
III – DOS PEDIDOS
Ante o exposto, requer:
a) O deferimento da gratuidade de justiça;
b) A intimação da parte autora sobre a presente proposta;
c) A total improcedência total da ação.
Termos em que,
Pede deferimento.
[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].
[[Gestores do escritório]]
![](https://advbox.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/10/advbx_pj_cta_optimoster_controlhe_juridico-1024x536.png)