Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.
Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:
Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!
Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais!
![Automatize a produção de suas petições](https://advbox.com.br/blog/wp-content/uploads/2019/07/automatize_a_produção_de_suas_petições.png)
PETIÇÃO – CONFLITO DE COMPETÊNCIA – HERANÇA
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) DESEMBARGADOR(A) PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DO [[UF do cliente]].
PROCESSO Nº [[Número CNJ]].
O representante do Ministério Público, por seu agente signatário, sucinta perante esse colendo Tribunal CONFLITO DE COMPETÊNCIA, pelos motivos de fato e de direito adiante expostos:
I – DOS FATOS E DO DIREITO
Corre perante o Juízo da XXª Vara Cível da Comarca de XX/XX, o inventário de (nome), conforme faz prova a certidão anexa (doc. nº 01).
Instaurou-se na Comarca de XX/UF, a requerimento de (nome), outro processo com o mesmo fito, conforme faz prova certidão (doc. nº 02).
O “de cujus” era domiciliado e residente na cidade de XX, onde vivia e exercia a sua profissão, conforme comprovantes de residência e registro profissional em anexos (docs. nº 03 e 04).
Há um conflito positivo, vez que os dignos Juízes da Vara cível de XX e da Comarca de XX se julgam competentes.
O Foro do domicílio do autor da herança é o competente para o inventário, conforme o art. 48 do CPC, in verbis:
Art. 48. “O foro do domicílio do autor da herança, no Brasil, é o competente para o inventário, a partilha, a arrecadação, o cumprimento de disposições de última vontade e todas as ações em que o espólio for réu, ainda que o óbito tenha ocorrido no estrangeiro.”
II – DO PEDIDO
Ante o exposto, requer que Vossa Excelência, suste o andamento dos processos, e declare a competência do Juiz da XXª Vara Cível de XX para conhecer do inventário e partilha.
Termos em que,
Pede deferimento.
[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].
[[Gestores do escritório]]
![](https://advbox.com.br/blog/wp-content/uploads/2020/10/advbx_pj_cta_optimoster_controlhe_juridico-1024x536.png)