petições

Petição para nova Perícia – Benefício Assistencial – LOAS

Petição para nova Perícia – Benefício Assistencial – LOAS.

Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.

Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!

Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais!

controladoria jurídica

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA [[Vara]]VARA FEDERAL DA [[Comarca]] DE [[Cidade do cliente]]/[[UF do cliente]].

PROCESSO Nº [[Número CNJ]].

[[Nome do cliente]], já qualificado nos autos da ação em epígrafe que move em face de [[Parte contrária]], vem respeitosamente a presença de Vossa Excelência, dizer e requerer o que segue.

Em vista ao laudo médico judicial (evento XXX), elaborado pelo Perito (nome), percebe-se que o N. Expert refutou a existência de incapacidade. Veja-se:

[IMAGEM]

Todavia, conforme demonstrado nos exames médicos, o Demandante está acometido de toxoplasmose congênita e retinocoroidite, doenças causadas pelo Toxoplasma gondii que pode causar inflamação que pode cicatrizar a retina e reduzir a visão.

Além disso, a infecção pode ser recorrente, aumentando a probabilidade de dano à retina.

No presente caso, o Perito que avaliou as patologias de (nome) é médico do trabalho e, com a devida vênia, não possui a expertise de um especialista na área de oftalmologia para averiguar possíveis intercorrências que esta doença pode ter, sobretudo tratando-se de uma criança, em fase de crescimento.

Portanto, tendo em vista a necessidade de avaliação com especialista em oftalmologista, faz-se necessária a realização de NOVA PERÍCIA.

Aliado a isso, o pedido do Autor encontra amparo no Tema 299 julgado pelo TNU:

“A análise da deficiência em caso de menor 16 (dezesseis) anos de idade, não se restringe à limitação física, intelectual, sensorial ou mental sob o aspecto da capacidade laboral, devendo o exame abranger análise social do núcleo familiar.”

Caso não seja produzida avaliação com médico(a) oftalmologista, restará prejudicada a análise da ação em apreço e, destarte, não terá o Poder Judiciário garantido a busca pela verdade real dos fatos.

Nesse sentido, prudente trazer a jurisprudência relacionada à matéria:

“PREVIDENCIÁRIO. BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE. PROVA PERICIAL. NECESSIDADE DE NOVA PERÍCIA POR MÉDICO ESPECIALISTA. ANULAÇÃO DA SENTENÇA. 1. A prova pericial é fundamental nos casos de benefício por incapacidade e tem como função elucidar os fatos trazidos ao processo. Submete-se ao princípio do contraditório, oportunizando-se a participação das partes na sua produção e a manifestação sobre os dados e conclusões técnicas apresentadas. 2. Não comprovada nos autos a real condição de saúde do segurado, impõe-se a complementação da prova pericial, por perito especialista na moléstia alegada. 3. Sentença anulada, com a reabertura da instrução processual, para a realização de nova perícia.”(TRF4, AC 5000329-74.2018.4.04.7136, SEXTA TURMA, Relatora TAÍS SCHILLING FERRAZ, juntado aos autos em 24/05/2019).

Nesses termos, REQUER a designação de nova perícia médica com médico do especialista em oftalmologia, tendo em vista a necessidade de se avaliar as demais patologias que acometem o Autor.

Termos em que,

Pede deferimento.

[[Cidade do escritório]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].

[[Gestores do escritório]]

escritorio organizado controladoria juridica
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.