Gestão de escritório de advocacia

Quinhão hereditário

Copie o modelo de Quinhão Hereditário – Abertura de Inventário Proposta pelo Credor do Herdeiro, do Legatário ou Autor da Herança, saiba como todo bom advogado consegue atualizar o banco de modelos de petições organizado por  especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.

Baixe nosso ebook com dicas de como obter todos estes dados para o seu escritório de advocacia e ainda evoluir de forma incrível com uma gestão baseada em dados.

Abertura de Inventário Proposta pelo Credor do Herdeiro, do Legatário ou Autor da Herança 

Comentários as Alterações do Novo CPC/15

No Artigo 616, VI, do NCPC/15, em substituição ao Artigo 988, VI, do CPC/73, o legislador manteve a redação do caput; nos incisos, incluiu no I a figura do companheiro, conforme equiparação constitucional estabelecida no art. 226, § 3º da CF; no IX atualizou o termo “síndico” para “administrador judicial”, conforme determina o art. 21 da Lei 11.101/05; e nos demais incisos ficou mantida a redação do texto anterior, porém, alterou a ordem do VII, VIII e IX em razão da atuação subsidiária do Ministério Público ou da Fazenda Pública.  

Quadro Comparativo do Novo CPC/15

CPC/73Novo CPC
Livro IV – Título I Capítulo IX – Seção IIDa Legitimidade paraRequerer o InventárioArts. 987 a 989Novo CPC – Parte EspecialLivro I – Título IIICapítulo VI – Seção IIDa Legitimidade paraRequerer o InventárioArts. 615 e 616
Art. 988. Tem, contudo, legitimi-dade concorrente:Novo CPC – Art. 616. Têm, contudo, legi-timidade concorrente:
VI – o credor do herdeiro, do legatá-rio ou do autor da herança;Novo CPC – Art. 616 […] VI – o credor do herdeiro, do legatário ou do autor da herança;

Prática

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _______________- _____

______________(nome do inventariante), (ou Autor, Demandante, Suplicante), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº ____, inscrito no CPF sob o nº ____, residente e domiciliado à Rua ____, nº ____, Bairro ____, Cidade ____, CEP ____, no Estado de ____, por seu advogado infra-assinado, inscrito na OAB/_____ sob nº _____ e estabelecido na Rua _____ nº _____, Bairro ___, na Comarca de ___, CEP _____, fone _____, onde recebe intimações e avisos – Art. 39, I, do CPC/73 (Artigo 106, I, no NCPC/15), vem respeitosamente à presença de V. Exa., requerer ABERTURA DO INVENTÁRIO nos termos do artigo 988, VI, do CPC/73 (Art. 616, VI do NCPC/15), pelos motivos que abaixo expõe:

1. No dia __/__/____, veio a óbito nesta cidade, aos ___ anos, o Sr.(a) ____________, (qualificação), residente e domiciliado nesta cidade, à Rua _________, nº ____, inscrito sob o CPF nº _________, tendo sido atestado pelo Dr. _______________, inscrito CRM sob nº ______, de acordo com a Certidão de Óbito anexa, tendo deixado bens a inventariar e herdeiros.

2. O suplicante é credor do herdeiro, (legatário ou autor da herança), de acordo com documento em anexo atestando o respectivo crédito, possuindo assim, legítimo interesse na abertura do inventário, conforme dispõe art. 988, VI, do Código de Processo Civil (Art. 616, VI do NCPC/15), motivo este que requer que V. Exa., determine sua abertura a tempo e modo, intimando-se o cônjuge supérstite do “de cujus”, o Sr(a) _______________(qualificação completa), para no prazo de 5 dias compareça aos autos e assinar o termo de compromisso de inventariante, com a sua consequente nomeação antecedente a tal ato, dando prosseguimento ao inventário na forma e para os fins de direito.

Dando à causa, para fins meramente fiscais, o valor de R$_____________ (valor por extenso), pois ainda não tem conhecimento de todo acervo hereditário.

Nestes Termos, 

Pede deferimento.

(Local e data)

__________________________________

Advogado/ OAB nº____________

Descubra todas as vantagens que o escritório digital oferece para a advocacia garantindo a produtividade da sua equipe, melhorando os resultados e a organização com o mais completo SOFTWARE JURÍDICO do mercado brasileiro.

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.