Remoção do Inventariante

Saiba como manter atualizado o banco de petições com o software jurídico ADVBOX. Copie o modelo de remoção do inventariante e aproveite ao máximo a advocacia digital

Aproveite e entenda as causas do ciclo vicioso da improdutividade e descubra se sua equipe está vivendo este fenômeno tão comum em milhões de empresas ao redor do mundo.

Baixe o ebook e siga as dicas que a ADVBOX preparou para seu escritório colocar em prática essa incrível metodologia.

Remoção do Inventariante  

Comentários as Alterações do Novo CPC/15

No Art. 627 do NCPC/15, em substituição ao Art. 1.000 do CPC/73, como já visto anteriormente, o legislador alterou a sua distribuição no novo ordenamento, e ampliou o prazo para que as partes se manifestem sobre as primeiras declarações, de 10 para 15 dias, sendo que, o inciso III do referido artigo, trata de “contestar a qualidade de quem foi incluído no título de herdeiro”.

Quadro Comparativo do Novo CPC/15

Art. 1.000. Concluídas as citações, abrir-se-á vista às partes, em cartório e pelo prazo comum de 10 (dez) dias, para dizerem sobre as primeiras declarações. Cabe à parte:Novo CPC – Art. 627. Concluídas as citações, abrir-se-á vista às partes, em cartório e pelo prazo comum de 15 (quinze) dias, para que se manifestem sobre as primeiras declarações, incumbindo às partes:
III – contestar a qualidade de quem foi incluído no título de herdeiro.Novo CPC – Art. 627.[…] III – contestar a qualidade de quem foi incluído no título de herdeiro.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE _______________- _____

Proc. nº________

______________(Qualificação), (Nacionalidade), (Profissão), (Estado Civil), portador da Carteira de Identidade nº ____, inscrito no CPF sob o nº ____, residente e domiciliado à Rua ____, nº ____, Bairro ____, Cidade ____, CEP ____, no Estado de ____, por seu advogado infra-assinado (doc. anexo), inscrito na OAB/_____ sob nº _____ e estabelecido na Rua _____ nº _____, Bairro ___, na Comarca de ___, CEP _____, fone _____, onde recebe intimações e avisos – Art. 39, I, do CPC/73 (Artigo 106, I, no NCPC/15), vem respeitosamente a presença de V. Exa., nos autos de INVENTÁRIO dos bens deixados pelo óbito de________, dentro do prazo legal e com fulcro no Art. 1.000, III, do CPC/73 (Art. 627, III, do NCPC/15), pedir a REMOÇÃO DO INVENTARIANTE ________________, em vista dos motivos de fato e de direito expostos a seguir:

(Explicar os motivos da remoção do inventariante, demonstrando a procedência da contestação).

À vista do exposto, requer-se que seja removido o inventariante, na forma e para os fins de direito.

Nestes Termos,

Pede deferimento.

(local e data)

_______________________________

Advogado OAB nº___________

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.