A gestão por competências é uma forma de gerenciar equipes visando alto desempenho, produtividade e retorno para o seu escritório.
Ela busca identificar os pontos de excelência dos membros do time e utilizá-los em favor de toda a equipe e negócio.
Assim, o escritório de advocacia é composto por pessoas trabalhando naquilo que melhor podem fazer, e não apenas cumprindo uma obrigação nem prejudicando o trabalho que poderia ser melhor realizado por outra pessoa.
O que é gestão por competências?
Esse modelo de gestão leva em consideração diversos elementos que constituem as competências dos membros do time, sendo baseada no CHA.
Sendo assim, CHA é a sigla para Conhecimentos, Habilidades e Atitudes.
Conhecimentos são a formação acadêmica e outros conhecimentos de cunho teórico que cada pessoa possui. Habilidades são suas competências técnicas, o que consegue executar e atitudes estão relacionadas às emoções e aos valores das pessoas.
Analisando e conhecendo o seu time de maneira completa, englobando o que ele sabe, o que ele pode fazer e com quais motivações faz, o advogado pode extrair seu melhor, o colocando em posições que estejam de acordo com essas características.
O risco de não pensar dessa forma é ter, por exemplo, alguém que pode fazer muito em uma posição que contraria seus valores ou personalidade e, assim, acabe atrapalhando todo o fluxo de trabalho e reduzindo os resultados do escritório.
Quais os benefícios da gestão por competências?
Além de trazer as vantagens de negócio que comentamos antes, a gestão por competências traz vantagens competitivas.
Isso acontece porque são raros os escritórios de advocacia, no Brasil, que investem nesse tipo de gestão.
A maioria dos líderes de advogados possui o pensamento tradicional de que cada advogado deve trabalhar sozinho em todas as etapas processuais do caso a que foi designado.
Esse pensamento engessa o fluxo de trabalho, pois a potencialidade de uma pessoa para elaboração de back office, ou seja, petições, recursos e desenvolvimento de diversas peças pode ser reduzida se essa mesma for obrigada a realizar o atendimento jurídico inicial, aquele em que se identifica o problema do cliente, gerando um diagnóstico.
Nem sempre quem escreve bem possui as habilidades de identificação das necessidades do cliente e, dessa forma, o escritório se prejudica de diversas formas – em atendimento, em qualidade de produção e em satisfação dos colaboradores.
Resumindo, aderir à gestão de competências significa potencializar ao máximo as capacidades que uma equipe jurídica possui e assim, se colocar à frente em termos de mercado jurídico brasileiro.
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