A transformação digital é o processo de digitalização e transformação que a sociedade passa, principalmente com o avanço da tecnologia.
Desse modo, na advocacia, ela é o processo de modernização do trabalho dos advogados, que passam a utilizar as ferramentas digitais para conseguir um melhor desempenho e competitividade no setor jurídico.
Mas como a transformação digital impacta de fato o setor? Quais são os principais pilares, benefícios e desafios dessa mudança? Como os advogados podem se adaptar e se preparar para o futuro da profissão?
Isso e muito mais você vai conferir neste conteúdo, acompanhe!
Os principais pilares da transformação digital na advocacia
A transformação digital na advocacia envolve a adoção de diferentes tecnologias que podem otimizar e automatizar os processos e fluxos de trabalho dos escritórios de advocacia.
Além disso, também servem para facilitar o acesso e a gestão dos documentos e dados jurídicos.
São várias ferramentas e processos que podem ser utilizados, porém vamos destacar 3 pilares principais:
1. Automação de processos e de fluxo de trabalho
Consiste em usar softwares e ferramentas que permitem automatizar tarefas repetitivas e burocráticas, como cadastro de clientes, controle de prazos, emissão de boletos, envio de notificações, etc.
Dessa forma, os advogados podem economizar tempo e recursos, além de reduzir erros e falhas humanas.
2. Digitalização de documentos
Nesse processo temos a conversão de documentos físicos em arquivos digitais, o que além de diminuir -ou até eliminar – o uso de papéis, agrega outros benefícios operacionais.
Ou seja, os documentos passam a ser armazenados em nuvem, o que facilita o acesso além de agregar uma camada de segurança a mais com opções de criptografia e certificação digital.
Inteligência artificial (IA)
Por fim, o pilar mais recente e talvez controverso é a inteligencia artificial e machine learning.
A saber, essas ferramentas utilizam sistemas computacionais que simulam a capacidade humana de raciocínio, aprendizado e tomada de decisão.
Na advocacia pode ser aplicado a fim de realizar análises preditivas, extrair informações relevantes de documentos, gerar peças processuais, entre outras funções.
No entanto é preciso utilizar com cautela, afinal essas IAs ainda apresentam falhas, além do fato de que podem expor seus dados sensíveis.
Como a tecnologia está impactando a advocacia no Brasil?
A tecnologia está impactando a advocacia no Brasil de diversas formas, trazendo novas oportunidades e desafios para os profissionais do direito.
O impacto mais expressivo, portanto, é a agilidade que essas novas ferramentas oferecem a processos repetitivos do dia a dia da operação.
Além disso, também permitem que o atendimento aos clientes seja personalizado, o que melhora a experiência de forma geral.
O armazenamento em nuvem permite um acesso rápido e remoto a documentos e ao andamento dos processos.
Assim, tanto o profissional do direito quanto os clientes podem acompanhar o status do que acontece com os processos jurídicos.
Consultas a legislação também ficam muito mais simples, o que contribui para que os advogados façam análises jurídicas muito mais ágeis e assertivas.
Por fim, tudo isso vai culminar em maior competitividade do escritório no mercado jurídico, oferecendo serviços diferenciados e agregando valor aos seus clientes.
Além disso, podem ampliar o seu alcance e atender clientes de diferentes localidades.
Quais são as transformações digitais?
As transformações digitais são as mudanças que ocorrem na sociedade e nas organizações em função da evolução da tecnologia.
Isto é, elas envolvem aspectos culturais, comportamentais, econômicos e sociais.
Na advocacia, as transformações digitais estão relacionadas à forma como os advogados exercem a sua profissão, interagem com os seus clientes e se adaptam às novas demandas e tendências do mercado jurídico.
1. Advocacia 5.0
A advocacia 5.0 é o conceito que representa a nova era da advocacia, marcada pela transformação digital e pela inovação.
Nessa era, os advogados devem estar preparados para lidar com as novas tecnologias, como a inteligência artificial, o blockchain, a internet das coisas, entre outras.
Implica também no desenvolvimento de novas habilidades e competências, como a criatividade, a colaboração, a comunicação, a liderança e o empreendedorismo.
A advocacia 5.0 exige uma mudança de mentalidade dos advogados, que devem estar abertos à aprendizagem contínua, à experimentação e à adaptação às mudanças.
2. O que é jurimetria?
A jurimetria é a ciência que aplica métodos estatísticos e matemáticos para analisar dados e fenômenos jurídicos.
É usada, portanto, para medir a probabilidade de sucesso de uma ação judicial, identificar padrões e tendências nos tribunais, avaliar o impacto de políticas públicas, entre outras aplicações.
Aliada a soluções de machine learning e inteligência artificial, pode gerar resultados ainda mais assertivos e eficientes para escritórios de advocacia.
Desafios e considerações éticas na transformação digital da advocacia
Novas soluções trazem também novos desafios e a transformação digital na advocacia não foge a essa regra.
O setor jurídico ainda é muito tradicional, em especial aqui no Brasil e isso vai pautar os principais empecilhos para digitalização do setor.
1. Mentalidade
Muitos advogados ainda resistem à mudança e têm dificuldade em adotar as novas tecnologias.
Isso pode atrasar a competitividade e a atualização do escritório e de seus profissionais.
Por isso, é importante que os advogados tenham uma mentalidade aberta e flexível para se adaptar às novas realidades e aplicá-las para o bem dos seus clientes.
2. Armazenamento e uso de dados
Com o aumento do volume de dados gerados e coletados na advocacia, surge também a necessidade de garantir a segurança e a privacidade desses dados.
Afinal, já existem normas legais e éticas a serem seguidas quanto a armazenagem e manuseio de dados de clientes.
A principal legislação relativa ao uso de dados é a LGPD.
3. Dificuldades em encontrar a solução certa
A oferta de soluções de técnologia que podem ser aplicadas a gestão de um escritório de advocacia é grande, e isso é um fator que causa confusão.
O mais recomendável é buscar aquelas soluções que apresentam uma segmentação para atender as especificidades do mercado jurídico.
Portanto antes de decidir as ferramentas a utilizar, pesquise quem oferece tais soluções para atestar a credibilidade e os reais benefícios.
O que faz um advogado que atua no Direito digital?
Um advogado que atua no Direito digital é aquele que se especializa em questões jurídicas relacionadas ao uso da internet e das tecnologias digitais.
Ele pode atuar em áreas como:
- Direito da informática que envolve questões como contratos eletrônicos, comércio eletrônico, propriedade intelectual, software, hardware, etc;
- Direito da internet onde vai tratar de questões como crimes cibernéticos, privacidade, proteção de dados, liberdade de expressão, responsabilidade civil, e afins;
- Direito das telecomunicações como regulação dos serviços de telecomunicações, telefonia móvel, internet banda larga, TV por assinatura, entre outros.
O que é transformação digital?
Para entender como funciona a transformação digital com exemplos práticos, separamos 3 empresas que são lideres em seus respectivos mercados, confira:
1. Netflix
A empresa de streaming começou como um serviço de locação de DVDs por correio e se transformou em uma das maiores plataformas digitais do mundo.
Foi a pioneira em oferecer conteúdo personalizado e original para os seus usuários por uma mensalidade bastante acessível.
2. Nubank
A ideia original da fintech era oferecer um cartão de crédito sem burocracia e sem anuidade, usando uma estratégia de members-get-members (membros convidam membros)
Toda a praticidade oferecida pelo Nubank, fez com que a empresa caísse no gosto popular e naturalmente passou a agregar outros serviços financeiros.
Atualmente se tornou um banco digital, sem dúvida um dos maiores do Brasil e abriu capital na Bolsa de Valores se consolidando entre os líderes em serviços financeiros e bancários.
3. Uber
Por fim temos a Uber, que usou uma solução simples para conectar motoristas e passageiros com um sistema de GPS.
Isso permitiu uma mobilidade urbana muito mais prática e conveniente que praticamente tomou de assalto a fatia de mercado dos taxistas.
Todo o sistema da Uber só foi possível por conta do avanço tecnológico e do amplo acesso a smartphones com internet.
O papel da liderança e da cultura organizacional na transformação digital
A liderança e a cultura organizacional são fatores essenciais para o sucesso da transformação digital na advocacia.
Os líderes dos escritórios de advocacia devem estar alinhados com a visão e os objetivos da transformação digital, bem como incentivar e apoiar os seus colaboradores nesse processo.
Além da mudança de mentalidade que apontamos nos desafios, é preciso também fazer uma mudança cultural no escritório para entender a importância da digitalização.
O futuro está cada vez mais conectado e isso é irreversível, portanto, empresas que não incorporam soluções tecnológicas à sua operação estão fadadas a ficar para trás.
Entenda a transformação digital como uma oportunidade para melhorar a eficiência e qualidade dos serviços jurídicos, para oferecer uma experiência satisfatória ao seus clientes.
Como os serviços da ADVBOX digitalizam seu escritório
A ADVBOX é uma empresa que oferece soluções tecnológicas para a advocacia.
Possuímos uma plataforma online que permite aos advogados gerenciar seus processos, documentos, clientes, finanças e equipe de forma integrada e eficiente.
Com a ADVBOX, os advogados podem:
- Acessar seus processos e documentos de qualquer lugar e dispositivo;
- Automatizar o cadastro e o acompanhamento dos processos;
- Controlar os prazos e as atividades da equipe;
- Emitir relatórios e gráficos gerenciais;
- Comunicar-se com os clientes por meio de um portal exclusivo;
- Integrar-se com outros sistemas e ferramentas jurídicas.
A ADVBOX é uma solução completa e especializada para a transformação digital na advocacia.
Ela ajuda os advogados a otimizar seu tempo, aumentar sua produtividade, melhorar sua qualidade e se diferenciar no mercado jurídico.
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar: