Em muitos escritórios de advocacia, o termo “métricas de sucesso” pode não ser plenamente conhecido entre os profissionais. Se esse é seu caso, saiba que você está no artigo certo, pois esse tema é de extrema importância para os advogados.
O profissional que não possui indicadores para medir seus resultados pode não enxergar o que precisa ser melhorado e quais aspectos do trabalho estão adequados. Até porque não se pode “atribuir uma nota” para algum atributo com base em suposições.
É preciso ser analítico e verificar os resultados para tomar decisões na advocacia.
Acompanhe a leitura, entenda o que são as métricas de sucesso e como você pode medir esses indicadores!
O que são métricas de sucesso?
As métricas de sucesso, mais conhecidas como indicadores de desempenho, ou key performance indicator (KPI), são utilizadas para medir e analisar o desempenho de algum processo ou atividade importante para um negócio.
Ao utilizar esses indicadores, uma companhia consegue examinar a execução de suas tarefas e saber se elas estão gerando os resultados planejados.
São utilizados em empresas de diversos setores. Em advocacias, possuem a mesma utilidade. Desse modo, com o auxílio dos KPIs, seu escritório pode avaliar se o desempenho obtido em um determinado período ocorreu conforme o esperado.
Qual a importância das métricas para a advocacia?
O mercado jurídico é bastante competitivo. Avaliar os indicadores de desempenho auxilia na análise do negócio para buscar uma gestão mais eficiente e melhorar a produtividade do escritório.
Sendo assim, grandes bancas costumam utilizar esses métodos para metrificar a performance de seus colaboradores, através de estratégias que alinham suas atividades e os ajudam a obter melhores resultados.
Mesmo que o seu escritório tenha um dia a dia corrido, com processos, prazos judiciais, audiências e outros serviços, é possível definir indicadores para avaliar o desempenho de todos os profissionais, serviços prestados, produtividade, dentre outros fatores.
Tenha em mente que o que não é medido não pode ser avaliado. Como você poderá definir, por exemplo, se um associado está trazendo lucro se não foi definido o que será analisado e não foi verificado o trabalho dele?
Aliás, sem métricas, as avaliações se tornam ineficientes e nada claras. Ainda, podem resultar em apenas análises pessoais, o que não funciona.
As métricas também dão um norte para que o escritório saiba o que está fazendo e as estratégias que deve traçar para poder melhorar o que precisa. Sendo assim, elas são fundamentais para a tomada de decisões que realmente sejam eficientes para o negócio.
Como escolher as métricas ideais?
Após entender que as métricas são fundamentais para basear decisões, você deve se perguntar quais são os indicadores ideais para o seu negócio. Antes de tudo, é preciso deixar claro que não é necessário medir tudo no escritório.
As métricas de sucesso na advocacia precisam estar alinhadas com as principais técnicas do escritório. Caso contrário, poderão ser escolhidos processos que não fazem a diferença para o objetivo escolhido.
Para estabelecer as métricas ideais, realize um estudo do negócio. Assim, escolha as que tenham a ver com os seus objetivos, que podem ser, por exemplo:
- Aumentar a carteira de clientes;
- Tornar a advocacia mais sustentável;
- Aumentar o retorno do investimento em marketing jurídico;
- Aumentar a quantidade de atendimentos dos advogados;
- Aumentar a retenção de clientes;
- Melhorar o fluxo de caixa do escritório, dentre diversos outros.
Sendo assim, não foque em inúmeros indicadores, apenas naqueles que são importantes. Cada escritório possui metas distintas e as métricas de cada um podem ser diferentes. Desse modo, não existe uma quantidade ideal de KPIs que devem ser monitorados.
Você pode começar com poucos itens para aprender a realizar essa análise e aumentar a quantidade conforme a necessidade e a experiência.
Para saber o que é importante, verifique os dados que você possui no escritório e o que você deseja melhorar. Assim, verifique se essas informações são relevantes para as suas metas e se os setores que precisam de melhoria são realmente essenciais para alcançar os objetivos estabelecidos.
Quais são as métricas mais importantes para medir?
As métricas na advocacia podem ser variadas. No entanto, é possível citar algumas que prevalecem e podem ser importantes para grande parte dos escritórios. Veja abaixo alguns KPIs que podem ser utilizados.
Número de processos ativos
Você sabe definir quantos processos seu escritório possui? Procure visualizar a quantidade que cada profissional possui para entender se todos estão tendo uma boa atuação ou possuem muito tempo livre.
Assim sendo, se há muitos processos e poucos profissionais, sua equipe pode estar sobrecarregada. Caso seja o oposto, o escritório pode estar deixando de lucrar.
Taxa de inadimplência
A inadimplência influencia diretamente o fluxo de caixa da advocacia, podendo ocasionar prejuízos financeiros.
Por isso, esse é um indicador importante para toda empresa. Aliás, quando bem monitorado, o advogado consegue realizar a cobrança dos honorários em tempo hábil e definir a melhor estratégia para sua realização.
Esse monitoramento pode ser fundamental também para saber o momento ideal de socorrer à empréstimos, por exemplo. Além disso, previne riscos e problemas financeiros que poderiam ter sido evitados.
Clientes lucrativos e não-lucrativos
Escritórios podem ter clientes com menor valor agregado e outros que dão lucros constantes. Cada um pode demandar um determinado tempo dos profissionais. Gerenciar isso possibilita os advogados de entender em quais eles devem investir seus esforços.
Trata-se de uma métrica importante, porque você pode lidar com clientes que lhe tomam muito do seu tempo e não dão um bom retorno financeiro.
Sendo assim, é possível focar nos que dão mais lucro e trabalhar com mais agilidade nos casos menos lucrativos, por exemplo.
Produtividade
Você sabe como medir a produtividade de um advogado? Saber onde sua equipe está utilizando o tempo é essencial para entender se os serviços estão sendo feitos de forma eficiente.
Assim, compreenda, por exemplo: quantidade de clientes atendidos, processos que possuem, o tempo médio que utilizam para realizar cada serviço, se atingiram as metas estabelecidas, dentre outros aspectos.
São diversas as métricas que você pode utilizar. Aqui foram citadas apenas algumas das que podem ser importantes.
Como medir esses indicadores?
Para utilizar as métricas de sucesso no seu escritório de advocacia, é preciso utilizar uma ferramenta de qualidade para obter bons resultados.
Com um software jurídico completo, você poderá verificar os dados de forma rápida e eficiente para poder tomar conclusões mais precisas sobre o seu negócio.
Com a utilização de um bom programa, como o da ADVBOX, seu escritório pode realizar a gestão do escritório, dos prazos processuais, da produtividade da sua equipe e muito mais.
Ele pode ser a solução mais completa para você analisar os indicadores de desempenho e alcançar os resultados desejados.
Agora você sabe o que são as métricas de sucesso e como avaliar um escritório de advocacia. Lembre-se que os KPIs são fundamentais para um negócio. Portanto, defina os mais importantes e conte com uma ferramenta completa que lhe possibilite realizar tudo isso com praticidade e agilidade em um único lugar!
Está em dúvida sobre o que um programa jurídico pode fazer? Confira os 5 recursos mais importantes que somente os melhores softwares possuem!