Ter um setor comercial em escritório de advocacia pode parecer estranho para alguns. Realmente, podem existir alguns negócios jurídicos que não possuem uma equipe específica para cuidar do planejamento comercial.
Desse modo, empresas dos mais variados ramos possuem um setor comercial na sua estrutura. Os escritórios de advocacia, de certo modo, também são empreendimentos. Não é porque não são vendidos produtos que se torna desnecessário realizar as ações pertinentes a esse departamento.
O fato de oferecer serviços e lidar com pessoas exige a preocupação com os mais variados âmbitos do negócio, como o financeiro, marketing, atendimento ao cliente e o comercial.
Por isso, acompanhe a leitura desse artigo e compreenda melhor a utilidade do setor comercial em escritórios de advocacia!
Qual a função do setor comercial?
A gestão comercial é fundamental para o sucesso e o funcionamento das empresas, independente do tamanho ou do nicho de atuação. Sendo assim, essa afirmação também se aplica aos escritórios de advocacia.
Quando conta com um bom planejamento e uma visão de negócios inovadora, o escritório pode oferecer uma experiência diferenciada e muito benéfica para os seus clientes.
Isso significa que o setor comercial em um escritório de advocacia serve para que a empresa se veja como um negócio capaz de ajudar as pessoas. Além disso, auxilia na fidelização e na conquista de novos clientes.
O setor comercial também contribui para as ações de marketing. Com o planejamento de personas e obtenção de dados sobre o público-alvo do escritório, é possível pensar em estratégias eficientes para atraí-lo ao seu negócio.
Quem faz parte do setor comercial?
Não importa se o seu escritório conta com uma equipe de advogados extremamente qualificados se estes não souberem vender os serviços que estão aptos a prestarem.
Por isso é muito importante contar com profissionais qualificados e com experiência para atuar no setor comercial do seu escritório e vender seus serviços de maneira adequada.
Dessa forma, o setor comercial é o que se encarrega dessa tarefa. Sendo assim, a equipe responsável deve contar com profissionais alinhados com o objetivo e o propósito do escritório, bem como ter as habilidades essenciais para sua execução.
Esse departamento também tem a função de entender e manejar as expectativas dos futuros clientes do escritório. Assim, poderá guiá-los pela jornada de compra de uma maneira proveitosa, oferecendo uma experiência positiva que não apenas atraia, mas fidelize esses clientes.
Veja abaixo o que o setor comercial pode fazer para o crescimento do escritório.
1. Atrai um público mais qualificado
O setor comercial trabalha muito com os dados de marketing, contribuindo para a aplicação de ações voltadas a isso. Não basta apenas pensar em estratégias para atrair interessados nos serviços prestados. É fundamental chamar a atenção de um público mais específico e qualificado.
Resumindo, é preciso atrair as pessoas certas, aquelas que realmente precisam e desejam os seus serviços. Esse trabalho se torna possível com um bom estudo da persona. Quanto mais informações obtiver, melhores e mais direcionadas podem ser as estratégias.
2. Ajuda a consolidar a marca no mercado
O setor comercial também auxilia na consolidação da marca de uma empresa no mercado. Seu escritório precisa ter uma marca forte. Sempre que as pessoas pensarem em algo que diz respeito à sua área de atuação, sua advocacia deve ser a primeira que vem à mente delas.
3. Mantém a equipe focada na experiência do cliente
O comercial auxilia os advogados e os outros setores a oferecerem uma experiência agradável e satisfatória ao cliente. Quando o experienciado é bom, a probabilidade do cliente voltar aumenta, mesmo que o profissional não tenha conseguido alcançar o êxito em uma causa, por exemplo.
4. Advogados não prestam serviços, mas oferecem soluções
O comercial auxilia os advogados a entenderem que eles não são meros prestadores de serviços, mas sim agentes de resolução de problemas que oferecem a melhor solução para um determinado caso. Além disso, ter profissionais experientes em vendas pode aumentar as chances de fechar negócios.
Como estruturar um setor?
Após entender a importância desse departamento e compreender as funções dele, é preciso realizar um planejamento para criar o setor comercial do escritório.
Por isso, veja abaixo algumas dicas simples para fazer isso!
1. Tenha uma boa equipe
O primeiro passo é ter colaboradores competentes, pois são eles que trarão os resultados almejados pelo escritório. Para isso, busque por profissionais qualificados, com experiência e conhecimento na área comercial.
Além de avaliar o currículo deles, procure por pessoas que demonstrem interesse em trabalhar no escritório. Elas precisam ter a curiosidade necessária para entender a rotina e os desafios desse modelo de empresa, que se difere muito das outras. Por isso, veja se o perfil do profissional combina com o seu negócio.
2. Estabeleça metas
A equipe do setor comercial precisa conhecer os objetivos, visão, missão e valores da empresa. Desse modo, eles compreenderão o propósito de trabalhar no escritório.
Além disso, é fundamental estabelecer metas para o departamento. Se não há essa definição, os colaboradores não saberão quais os resultados ideais a serem alcançados.
3. Faça o setor comercial entender bem o seu negócio
Os colaboradores deste departamento e o gestor comercial precisam compreender a fundo o seu negócio. Isso significa que, além de conhecer a rotina dos advogados, eles precisam saber a área de atuação, os serviços prestados, o tipo de cliente, dentre outras questões.
Quanto mais informações estiverem disponíveis, melhor será a comunicação com o cliente no momento de vender os serviços, por exemplo.
Como gerenciar o setor comercial?
Um software jurídico adequado é a ferramenta certa para auxiliar o escritório inteiro e pode melhorar o trabalho de todos os setores, não apenas do comercial.
Uma ferramenta completa, como o software da ADVBOX, permite que você avalie a produtividade dos colaboradores deste departamento. Assim, você saberá se eles estão tendo um bom desempenho e entregando os resultados definidos.
Além disso, ele facilita a análise e organização de dados. Muitas destas informações são importantes para o setor comercial, como os relacionados à carteira de clientes e ao perfil da persona.
Essa ferramenta é fundamental para realizar a gestão do escritório como um todo. Ela é indispensável para os que desejam ter um futuro promissor e escalar o negócio. Por isso, não deixe de escolher um programa eficiente, completo e que lhe proporcione essas vantagens!
O setor comercial em um escritório de advocacia tem um papel estratégico e fundamental para melhorar o posicionamento de mercado, aumentar as vendas e tornar o serviço prestado mais proveitoso para o cliente.
Portanto, se ainda não tem esse departamento na sua empresa, comece agora a entender mais sobre o assunto e planejá-lo o quanto antes!
Precisa atrair mais clientes, mas não sabe como? Então aprenda na prática a captar clientes na advocacia!