Administrar um escritório de advocacia exige atenção a pontos que vão além do conhecimento na área jurídica escolhida para o atendimento aos clientes.
Erros de gestão podem acontecer no processo – e é natural que eles ocorram – mas é importante ter clareza sobre como ajustá-los e, no melhor dos cenários, evitar para que esses problemas nem apareçam na rotina do seu escritório.
Sendo assim, nosso objetivo com esse conteúdo é ajudar que a sua empresa não cometa esses erros de gestão e consiga se manter saudável.
O primeiro passo você já está dando, que é a busca por conhecimentos específicos sobre o assunto. Ter atenção ao que é novidade na administração de escritórios e um olhar atento sobre como estão acontecendo os processos na sua empresa é determinante para compreender os erros e corrigi-los.
Por isso, continue a leitura desse conteúdo. Vamos juntos compreender como deixar os principais erros de gestão longe do seu escritório de advocacia.
Quais os principais erros das empresas?
Falta de foco com relação à área de atuação do escritório de advocacia. Entre os erros de gestão, este está entre os mais graves e, se você está passando por isso, considere corrigir o mais rápido possível.
Desta forma, quando não temos clareza sobre qual ou quais áreas a equipe de advogados tem conhecimento para atuar, erros graves com relação ao atendimento de clientes e o funcionamento do escritório podem acontecer.
Uma visão muito generalista dos profissionais pode ser decisiva para que as pessoas que contrataram o serviço não sejam clientes recorrentes. E, por falar nisso, outro erro que é recorrente na gestão é não conhecer o público-alvo do escritório.
Por isso, esses dois pontos estão relacionados: não há como determinar quem são as pessoas-chave que podem procurar o escritório sem ter a visão sobre a área de atendimento.
Considere realizar um estudo de personas e organizar um plano de marketing jurídico.
A propósito, esse é outro erro de gestão muito comum: muitos escritórios de advocacia não colocam na lista de prioridades definir as estratégias de marketing que vão aproximar a empresa de novos clientes.
Entender quais são os conteúdos mais atrativos para publicar no blog, redes sociais e newsletter do escritório é uma estratégia importante para atingir as pessoas que têm mais chances de contratar os serviços da equipe jurídica.
Contar com um software jurídico vai te ajudar em todo o processo de construção de personas e organização do plano de marketing. Isso porque com um sistema de CRM, como o disponível na ADVBOX, fica muito mais fácil ter relatórios sobre os perfis de clientes ativos no escritório e assim segmentar personas e determinar os perfis.
Análise financeira: quais os erros da empresa?
Questões ligadas ao financeiro da empresa são sensíveis e também estão sujeitas a erros de gestão. No caso de um escritório de advocacia, talvez um dos problemas mais comuns está na falta de organização e tempo para dedicar a essas questões.
Misturar dinheiro pessoal com o da empresa é um dos erros de gestão mais conhecidos. Mas a falta de acompanhamento dedicado ao financeiro leva à desinformação sobre contas a pagar, honorários pendentes, salários da equipe e gastos com a manutenção do escritório.
Ao contar com um software dedicado ao mundo jurídico que gerencie também as questões financeiras, o seu escritório de advocacia ganha tempo e conhecimento sobre o cenário atual da empresa. A ADVBOX, por exemplo, integrou à ferramenta uma área específica para realizar o acompanhamento em tempo real da saúde financeira do escritório, com relatórios e gráficos específicos.
Em um teste gratuito de 7 dias na ferramenta você poderá colocar em prática os benefícios de uma visão completa sobre o sistema financeiro da sua empresa e se proteger de muitos erros ocasionados pela falta de controle da área.
O que é gestão de erros?
De forma prática, o que é a gestão de erros? Agora que você já acompanhou no conteúdo os principais erros de empresas de advocacia e sabe como corrigi-los ou evitá-los, vamos entender como estrutura o processo de gestão de erros.
Para começar, é importante entender que erros vão acontecer e normalmente eles podem ser um aprendizado para que o seu escritório dê passos diferentes no caminho da inovação. Ou seja, leve os erros a sério e seja flexível para voltar atrás em algumas decisões.
Não tenha medo de errar, mas tenha consciência que, ao identificar o problema você precisará aprender com ele, documentar o que não aconteceu como esperado e apostar na solução.
Ter uma gestão data driven que leva em conta os dados para a tomada de decisões pode ser uma das estratégias para utilizar na gestão de erros do escritório.
Um acompanhamento detalhado e seguro das informações sobre o que acontece com os processos de cada cliente é decisivo para evitar ao máximo problemas.
Para isso, é indispensável implantar na empresa um software de advocacia que será responsável pela automação e insights sobre o que acontece no escritório.
Ao tornar alguns processos automatizados, funções tornam-se mais práticas e assertivas, economizando tempo e também garantindo mais produtividade às equipes de advogados.