Marketing jurídico em 2022
Marketing Jurídico Digital

Marketing Jurídico em 2022: 3 modelos para venda perpétua!

Esse artigo é a transcrição do vídeo sobre o Marketing Jurídico em 2022. Esse vídeo faz parte do conteúdo sobre Direito, Tecnologia e Gestão produzido pela ADVBOX e publicado no nosso canal de Youtube.

Você pode também conferir o vídeo no nosso Canal do Youtube.

É permitido marketing jurídico?

Caso siga as normas delimitadas pela OAB é possível praticar Marketing Jurídico sem que ocorram problemas na atuação do escritório.

É importante compreender que a eficiência do marketing jurídico em 2022 é medida pela quantidade de oportunidades de novos contratos criadas de forma regular e previsível.

O trabalho do marketing jurídico não é fechar contratos, mas sim colocar o cliente interessado em contato com quem vai negociar o contrato.

Para isso, existem dezenas de formas e de técnicas. No entanto, poucas conseguem trazer uma previsibilidade de contatos que garanta que os colaboradores fechadores de contratos não fiquem sem o que fazer.

Podemos citar três modelos que dão certo para criar um marketing jurídico em 2022 que propicie um modelo de venda perpétuo:

1. Sprint;

2. Rotina de pauta;

3. Planejamento Estratégico de Conteúdo.

Para que serve o sprint?

O Sprint é um modelo que vem do Scrum, presente no mundo dos programadores.

Corresponde a um esquema de pequenos projetos divididos em pequenas partes. A partir daí se distribuem as diferentes responsabilidades entre uma equipe.

Por exemplo, a equipe se reúne uma vez por mês em uma reunião que pode durar de 2 a 6 horas. Dessa forma, o time estipula o assunto que vai desenvolver no próximo mês e trabalha em cima dessa pauta como se fosse uma pequena campanha de 30 dias.

Além disso, a equipe pensa conjuntamente todas as ideias de conteúdo que pode criar a partir do plano conceitual e fragmenta em uma grande lista de tarefas já segmentadas pelos canais de comunicação que irá atuar.

Como exemplo desses canais podemos citar: Blog Jurídico, canal do Youtube, Instagram, Facebook, Linkedin e Twitter.

Para cada um desses canais, são listadas todas as tarefas que precisam ser realizadas.

Ademais, na reunião é definida a ordem das tarefas, quais são antecessoras e dependentes, priorizando as antecessoras com prazo para que as dependentes sejam feitas a tempo.

Ao final do Sprint, o líder do setor lança no sistema todas as tarefas para os responsáveis e os os colaboradores ficam dispensados de novas reuniões ao longo do mês, aproveitando todo o tempo para execução das tarefas.

Isso otimiza tanto os resultados quanto o tempo da equipe.

Marketing jurídico em 2022

Como aplicar Sprint?

É interessante realizar a reunião 10 dias antes do período que a Sprint comece a rodar para que tarefas, como a criação de copys, artes, ID visual e outras peças da campanha, sejam desenvolvidas com tempo.

Dessa forma, as postagens e anúncios em redes sociais, bem como a preparação de peças, não sofrem atraso.

O modelo de organização por Sprint é muito ágil, serve para equipes médias e grandes e consegue alinhar a comunicação em diversos canais diferentes para que ela seja unificada em todas as mídias.

Entretanto, é interessante que haja um ponto de origem para o conteúdo.

O produtor principal deve criar um conteúdo mais completo sobre o tema, sendo denso e de longa duração, como uma live, por exemplo.

A partir disso, a equipe fragmenta esse conteúdo em diversos pequenos pedaços para utilizar nas diferentes mídias e canais de comunicação.

automação de documentos

Como fazer um planejamento de pauta?

Por outro lado, o modelo de Rotina de Pautas é um sistema mais enxuto, excelente para equipes menores.

Para isso, o setor de marketing fixa de 2 a 4 temas e estipula por quanto tempo vai gerar conteúdo sobre esses.

Desse modo, as tarefas antecedentes podem ser pensadas e entregues sempre com uma semana de antecedência, sem muito tempo perdido em planejamento e reuniões.

Há uma liberdade maior para fluir as ideias, com prioridade em conversas informais para criação de conteúdos.

A rotina de pautas é fluída e previsível, permite que sejam reaproveitados conteúdos antigos sistematicamente, tornando o marketing mais barato e eficiente.

É recomendado um arquivo organizado de artes por pauta para repostagens, que se sirva para a rotatividade dos posts em blog jurídico, Youtube e outros canais de comunicação.

Como elaborar uma Estratégia de Conteúdo?

O terceiro modelo corresponde ao Planejamento Estratégico de Conteúdo.

Este modelo serve para cobrir uma grande quantidade de assuntos, gerando conteúdo em massa, mas de forma estruturada.

Há um trabalho de cerca de vários dias ou semanas para pesquisa.

A equipe de marketing precisa levantar quem é o público alvo para o produto e elaborar as personas detalhadamente, com seus gostos, hábitos e preferências.

Ademais, os colaboradores precisam pesquisar onde são os momentos e locais que podem encontrar a demanda pelo produto ou serviço.

Por exemplo: realizando uma pesquisa de palavras chave no Google com seu volume e concorrência.

Com a posse dessas informações, a equipe se reúne e planeja a elaboração do trabalho para um período de 3 a 12 meses, incluindo uma lista completa de conteúdos, eleição de redes sociais, peças, eventos e os tipos de publicidade externa que irá promover, se for o caso.

Desta grande reunião de planejamento os colaboradores saem com uma ideia concreta de tudo que irão fazer ao longo dos próximos meses.

Pequenas reuniões de alinhamento interno são realizadas mensalmente.

Ademais, é interessante realizar reuniões semanais ou quinzenais para acompanhar as métricas e entregas, garantindo o cumprimento dos prazos e a remoção de barreiras.

Como elaborar um projeto de marketing para uma empresa?

Vender todo santo dia não é tão fácil como parece em alguns cursos. Começar um projeto de marketing recorrente e perpétuo é uma decisão séria e que precisa ter foco ao médio e longo prazo.

O investimento em anúncios vai acelerar os resultados, mas só isso não é sustentável. O Direito brasileiro ainda tem vácuos imensos de conteúdo útil e atualizado para a população em geral.

Para essa nova geração de advogados é mais do que um Direito fazer marketing de conteúdo, é um dever.

Existem áreas como o Direito de Família, Consumidor, Empresarial, Criminal, Saúde, Eleitoral, Imobiliário, Trabalhista, Financeiro, Tributário, entre outros, nos quais o modelo perpétuo tem muito espaço para crescer.

Por isso, se você pensa em construir um escritório de advocacia grande, tenha o modelo perpétuo como o caminho para um escritório digital sólido e invista em marketing jurídico digital a longo prazo.

Os resultados irão demorar um pouco mais, mas serão seguros e consistentes!

Marketing Jurídico em 2022

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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