A busca pela atração de novos clientes passa pelo serviço de qualidade oferecido durante todo o desenvolvimento de um processo. Com isso, cada vez mais os escritórios têm investido na área de atendimento ao cliente, procurando uma relação mais próxima.
A partir do uso de tecnologias e uma vasta base de dados sobre os perfis de clientes torna-se mais fácil a atração, conversão e satisfação ao final de um caso. Portanto, conhecer o seu público é tão importante quanto oferecer bons serviços jurídicos.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre atendimento ao cliente. Para isso, confira o que é e a importância desse tema, além de 5 dicas de como se relacionar melhor com o público-alvo do escritório.
O que é o atendimento ao cliente?
De modo geral, o atendimento ao cliente pode ser entendido como todo o auxílio e relacionamento oferecido aos clientes durante um processo. Ou seja, tem relação desde a atração, conversão, avanços e finalização de um caso.
Portanto, o atendimento tem papel preponderante para o alcance dos melhores resultados para o escritório, através de um entendimento direto e claro entre todas as partes. Por isso, a comunicação transparente e eficaz é fundamental para o sucesso do tema.
Vale destacar que independentemente da área de atuação do escritório, além dos êxitos jurídicos, um dos objetivos é criar uma base de clientes. Para isso, o relacionamento empático e humanizado tende a proporcionar melhores resultados.
O que é um atendimento ao cliente de qualidade?
Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito do atendimento ao cliente, entender sua importância ficou mais fácil. Com isso, é preciso compreender que o atendimento ao cliente é fundamental para o desenvolvimento da imagem e reputação do escritório.
Afinal, é a partir de todo o suporte antes, durante e após cada processo que o cliente pode entender a capacidade de relacionamento e desenvoltura de um escritório.
Logo, auxilia na satisfação final, proporcionando até o marketing espontâneo, no qual os próprios usuários passam a divulgar os serviços e qualidade do advogado ou escritório.
Para isso, é essencial que os profissionais se mostrem sempre presentes e abertos a auxiliar em diferentes problemas ou dúvidas. Desse modo, é muito importante que o escritório ofereça uma variedade de canais de comunicação.
Além disso, o investimento em um atendimento de qualidade pode influenciar na diminuição de erros e possíveis gastos durante os processos. Afinal, os profissionais passam a ter informações mais detalhadas e atualizadas, assim como os clientes.
Por fim, a grande competitividade entre os escritórios de advocacia torna o processo de atendimento ao cliente fundamental. Isso porque, se destacar no mercado é essencial para desenvolver o escritório, atraindo mais clientes e novos talentos.
Quais os benefícios de um bom atendimento ao cliente?
Entre os principais benefícios do investimento no atendimento ao cliente podemos destacar a melhora na imagem e reputação do escritório.
Afinal, através de um bom serviço oferecido novos clientes tendem a conhecer e buscar o trabalho apresentado. Assim como, novos talentos passam a desejar trabalhar no escritório, atraindo os melhores profissionais da área.
Outro importante benefício é o aumento da fidelização de clientes, que tendem a buscar novamente os serviços jurídicos por conta da boa experiência. Com isso, o escritório pode alcançar novos honorários, receitas e obter cada vez mais resultados satisfatórios.
Como ter um atendimento ao cliente com excelência?
Para auxiliar no desenvolvimento do escritório de advocacia, confira agora 5 dicas essenciais para obter os melhores resultados e atrair novos casos.
- Atendimento empático;
- Diversificação de canais;
- Gestão tecnológica;
- Análise da satisfação do cliente;
- Capacitação de profissionais.
1. Atendimento empático
Certamente para atingir um bom nível de atendimento ao cliente, conhecer o público-alvo é essencial. Portanto, estudar os perfis dos clientes ideais para os serviços jurídicos oferecidos ajuda na melhora da comunicação antes e durante os casos.
Entretanto, principalmente no universo da advocacia, a empatia dos profissionais com os clientes é fundamental. Afinal, muitas das vezes entender as emoções e dúvidas do outro lado é essencial para desenvolver um serviço de qualidade e amenizar os prejuízos já sofridos.
Por isso, é muito importante que o escritório ou os profissionais envolvidos tenham conhecimento técnico e emocional para lidar com os desenrolares de cada caso. A partir disso, poder prestar o melhor suporte possível durante todas as etapas, garantindo a satisfação do cliente.
2. Diversificação de canais
Outro dica muito importante para a melhora no atendimento ao cliente é fazer com que o escritório esteja presente em diferentes canais de comunicação. Com isso, o cliente passa a ter uma boa variedade de alternativas para se relacionar e sanar dúvidas.
Entretanto, é muito importante que os diferentes canais ofereçam a mesma qualidade e preferencialmente com a máxima disponibilidade possível. Por isso, investir em marketing jurídico é essencial, auxiliando na comunicação direta e atrativa com o público-alvo.
3. Gestão tecnológica
Já a terceira dica tem relação com o funcionamento diário do escritório, criando uma gestão de qualidade, que garanta a produtividade de excelência. Para isso, é muito importante que o escritório procure se manter atualizado com as tecnologias disponíveis no mercado.
A partir disso, será possível proporcionar aos profissionais e clientes um fluxo de informações muito mais eficiente e transparente. Além de possibilitar uma maior segurança de dados, gestão de desempenho e acompanhamento das etapas e processos.
Para isso, a implementação do sistema Taskscore funciona como uma excelente alternativa, oferecendo ao gestor uma visão geral sobre todo o funcionamento do escritório. Ou seja, uma ferramenta que ajuda a diminuir erros, gastos e aumentar a eficiência geral.
4. Análise da satisfação do cliente
Para o excelente atendimento ao cliente é fundamental que o escritório tenha o costume de analisar a satisfação do mesmo. Para isso, é necessário investir em políticas de feedbacks, as quais os clientes tenham espaço aberto para apresentar sugestões e queixas.
A partir disso, o escritório pode utilizar as informações obtidas para o desenvolvimento dos serviços oferecidos nas mais diferentes áreas. Esse processo de análise pode ser feito através de pesquisas, notas e até reuniões após a conclusão dos casos.
5. Capacitação dos profissionais
Por fim, a quinta dica para melhorar o atendimento ao cliente é o investimento contínuo em treinamentos e capacitação de todos os profissionais envolvidos. Com isso, os colaboradores podem desenvolver os conhecimentos técnicos para suas funções, assim como, desenvolvimento profissional para lidar com diferentes perfis de clientes.
Portanto, é importante que os treinamentos oferecidos, sejam eles cursos, palestras ou outros, auxiliem no desenvolvimento profissional. Desse modo, tornar os colaboradores cada vez mais preparados, proporcionando a produtividade máxima do escritório.
Além disso, o investimento em capacitação deve ser destinado também ao desenvolvimento da capacidade de relacionamento interpessoal dos profissionais. Assim, auxiliar no crescimento do escritório quando o assunto é atendimento ao cliente.
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar: