Encontrar novos clientes para o escritório de advocacia pode ser desafiador. No entanto, criar estratégias de marketing jurídico para captação de clientes torna-se decisivo para aumentar o alcance e as oportunidades de fechamento de contratos para o negócio.
Escritórios jurídicos precisam respeitar uma série de indicações e normas da OAB com relação à captação de clientes. Essas determinações são feitas com o objetivo de evitar a mercantilização da profissão.
Mas é fato que, ao se respeitar as normas, o marketing jurídico para captação de clientes pode fazer com que o alcance de pessoas que podem se interessar pelos serviços jurídicos aumenta.
Estratégias de marketing conectadas ao time de vendas e fechamento de contratos permitem que o escritório de advocacia se torne referência na área. Um planejamento de marketing jurídico permite ações como:
- Oferecer conteúdos de qualidade para o público-alvo do escritório;
- Acompanhar a evolução de cada um dos possíveis clientes com visão de funil;
- Integrar áreas de marketing e vendas para um entendimento preciso a respeito das oportunidades de cada contato.
Para entender o passo a passo a respeito de como usar marketing jurídico para captação de clientes, continue a leitura deste conteúdo.
Vamos juntos?
Marketing jurídico e captação de clientes: como fazer?
As maneiras que as pessoas buscam referências a respeito de serviços estão em constante mudança. Por exemplo, ao precisar do serviço de um escritório de advocacia, muitos vão para serviços como o Google.
Com poucos cliques no buscador, abre-se uma infinidade de possibilidades de negócios jurídicos especializados em diferentes áreas. A relevância dos escritórios é construída a partir de estratégias de marketing jurídico.
Quanto mais relevante e mostrando confiabilidade, mais próximo o futuro cliente fica de buscar o escritório para auxiliá-lo com a sua demanda.
No entanto, essa confiabilidade faz parte de uma estratégia de produção de conteúdos. É essencial mostrar para os clientes em potencial que o seu escritório é especializado e está pronto para atender às suas demandas.
E os conteúdos podem ser os mais diversos. Um blog atualizado com conteúdos relevantes é uma das opções. Porém, a equipe de marketing jurídico pode apostar em séries de vídeos, podcasts, eBooks e outras ferramentas digitais.
Não é necessário ter todos os formatos de conteúdo em uma mesma estratégia. Aliás, o excesso de formatos pode até ser prejudicial, já que uma quantidade muito grande de produção consome muito mais tempo.
Por isso, o recomendado é escolher algumas opções de materiais e fazer testes. Essas análises vão auxiliar a equipe a entender quais conteúdos convertem mais clientes.
É por meio desses indicadores que se conecta o marketing jurídico e captação de clientes.
Como captar clientes na área jurídica?
Escritórios de advocacia que entendem a relevância da produção de conteúdos conectados ao marketing jurídico para captação de clientes dão um salto em competitividade.
As ações de marketing digital têm como objetivo impulsionar o nome do negócio. E essa captação de possíveis clientes pode acontecer também por meio das redes sociais.
Aliás, usar o LinkedIn, o Instagram, Facebook e até mesmo o TikTok pode auxiliar na distribuição dos conteúdos relevantes produzidos pelo escritório. Lembre-se de diversificar formatos para compreender quais os modelos que mais fazem sentido para o seu público.
Dependendo do perfil dos clientes e do seu comportamento online, a estratégia precisa ser revista e atualizada conforme os resultados.
No entanto, um ponto que não pode ser esquecido é o de organizar todas as informações para que nenhum integrante da equipe fique sem o repasse de conhecimento a respeito de determinado cliente no momento da captação deste contrato.
Como o advogado pode fazer captação de clientes?
Nesse sentido, o uso de recursos de marketing jurídico para captação de clientes não pode ficar restrita à produção de conteúdos e a sua distribuição.
A análise dos resultados e compartilhamento das informações com o time de vendas é o que faz o diferencial para que o trabalho aconteça de maneira organizada e eficiente.
Aliás, é neste cenário que entra a tecnologia. Contar com o suporte de uma ferramenta de CRM é o mais indicado para que as estratégias aconteçam conforme o planejado.
Em português, CRM significa Gestão de Relacionamento com o Cliente (em inglês, Customer Relationship Management). Um CRM reúne ferramentas que vão permitir um acompanhamento preciso dos clientes e futuros clientes de um escritório.
Cada fase que o cliente passa com o escritório precisa ser monitorada e analisada. Por exemplo, o CRM da ADVBOX divide em 7 etapas:
- Marketing
- Negociação
- Consultoria
- Administrativo
- Judicial
- Recursal
- Execução
Além dessas etapas, ainda há o quadro da área financeira e o de arquivamento. Ao utilizar todos esses recursos, todo o histórico do cliente está em um único ambiente.
Desde a etapa de marketing, quando a pessoa mostra os primeiros interesses – geralmente a respeito do conteúdo – até a fase de execução dos processos.
No entanto, em paralelo, toda a equipe do escritório jurídico ganha com as informações concentradas. O time responsável pelo financeiro tem uma visão completa a respeito de como estão os pagamentos de honorários.
Imagine que o time de vendas pode surpreender o cliente com um conteúdo exclusivo, pensado a partir das necessidades que aquela pessoa já demonstrou ter.
Todas essas análises são feitas com a ajuda da tecnologia, que permite um mapeamento detalhado dos interesses de cada potencial cliente.
Mais produtividade e assertividade para times jurídicos
É fato que o CRM auxilia diretamente no marketing jurídico e captação de clientes. Porém, escolher a ferramenta nem sempre é uma tarefa fácil. Isso porque há muitas opções no mercado.
No entanto, escritórios de advocacia têm características muito particulares que, em geral, só são atendidas por ferramentas desenvolvidas exclusivamente para o meio judicial.
Na ADVBOX os recursos do CRM estão disponíveis no Plano Elite. Com a ferramenta, os advogados conseguem:
- Fazer a automação do relacionamento com os clientes;
- Organizar todas as questões relacionadas aos contratos;
- Auxiliar o marketing jurídico com propostas de novos conteúdos.
A automação, por exemplo, pode ser estratégica para o time de vendas mostrar ao possível cliente o quanto o escritório está preparado e se antecipa às necessidades de cada caso.
Esse é um ponto importante, inclusive, para que os clientes façam a indicação do escritório para outras pessoas. Escritórios que mantêm os clientes atualizados de forma automatizada sobre as questões relacionadas aos processos são vistos com bons olhos.
Isso porque, ao fazer isso, os advogados garantem que os clientes estejam por dentro do que está sendo feito. O que demonstra cuidado e atenção a cada um dos casos atendidos.
Além da valorização por parte do cliente, os escritórios ganham tempo. Afinal, o advogado não precisa se preocupar em mandar cada uma das mensagens aos clientes informando andamentos dos processos.
Tudo isso é feito de maneira automatizada com o suporte do CRM adequado às necessidades do time jurídico.
Marketing jurídico e captação de clientes: agilidade é fundamental
Agora que já falamos a respeito de como o marketing jurídico e captação de clientes caminham com o mesmo objetivo, é importante ressaltar alguns pontos cruciais que vão além da produção dos materiais.
É essencial que o time de vendas e de marketing esteja alinhado a respeito de todas as ações que estão sendo propostas para o marketing jurídico e captação de clientes.
Por isso, se você faz parte da gestão do escritório, anote algumas dicas essenciais:
- Mantenha reuniões periódicas entre o time para análise de resultados;
- Oriente para que tanto marketing quanto vendas tenham uma comunicação semelhante, usando o mesmo tom e voz;
- Acompanhe resultados e estabeleça KPIs (Indicadores de Performance) que devam ser visualizados pelas duas equipes.
A integração é fundamental para que o plano de captação dos clientes seja efetivo. As mensagens devem ser compartilhadas e todo o comportamento dos prospects analisado pelos times.
Por essa razão que uma ferramenta única é tão importante. Ao incluir todos os dados no CRM, todas as análises e percepção se o caminho que está sendo percorrido é o adequado ganha muito mais confiabilidade e segurança.
Conte com a ADVBOX para captar mais clientes
Se o seu planejamento inclui fazer marketing jurídico e captação de clientes, a ADVBOX está pronta para permitir que essa operação aconteça de forma segura.
Todos os dados no CRM da ADVBOX ficam disponíveis em nuvem e podem ser acessados pelos gestores a partir de qualquer lugar do mundo.
Além do CRM, o escritório também ganha em acompanhamento de produtividade e organização. Todos os documentos dos clientes são digitalizados e colocados na ferramenta com o objetivo de centralizar e não correr o risco de perder nenhum dado.
É possível fazer o teste da ADVBOX durante 7 dias gratuitos. Comece agora mesmo a experimentar as possibilidades de uma verdadeira revolução no cuidado com os dados e informações dos clientes.
Mesmo antes do cliente fechar o contrato, use a ADVBOX para manter contato com as pessoas interessadas e ofereça conteúdos de valor que vão tornar o seu escritório referência para cada um dos futuros clientes.
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