Direito

Entenda o que são Súmulas e o qual o processo para publicá-las

Súmulas são resumos de decisões judiciais, que são usados para ajudar a interpretar a lei.

Elas são elaboradas pelos tribunais superiores para ajudar a guiar os tribunais inferiores na aplicação da lei. Súmulas também podem ser usadas para estabelecer precedentes legais, o que significa que as decisões judiciais anteriores devem ser seguidas em casos semelhantes.

O Supremo Tribunal Federal (STF) cria uma Súmula Vinculante a partir de um julgamento de um recurso extraordinário ou de uma ação direta de inconstitucionalidade. Leia aqui todas as súmulas do STF.

O julgamento deve ser unânime e a decisão deve ser aplicada a todos os casos similares.

A Súmula Vinculante é publicada no Diário Oficial da União e, para todos os demais juízes e desembargadores do Brasil, tem força de lei.

 

Qual o passo a passo para o STF publicar uma súmula vinculante e entrar em vigor?

 1. O STF julga um recurso extraordinário ou uma ação direta de inconstitucionalidade e decide por unanimidade que a decisão deve ser aplicada a todos os casos similares.

2. O STF publica a decisão no Diário Oficial da União, tornandoa uma Súmula Vinculante.

3. A Súmula Vinculante entra em vigor imediatamente após a publicação.

4. A Súmula Vinculante tem força de lei e deve ser aplicada a todos os casos similares.

5. As consequências da Súmula Vinculante são a obrigatoriedade de aplicação da decisão do STF a todos os casos similares, bem como a possibilidade de recurso ao STF para a revisão da decisão.

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas