Estratégias para atrair novos clientes: otimize seu escritório!
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Conheça estratégias para atrair novos clientes e alavancar o seu escritório

Utilizar algumas estratégias para atrair novos clientes é essencial para alavancar o seu negócio.

Afinal, aumentar a cartela de clientes é muito importante para o crescimento de qualquer empresa. Neste artigo, iremos apresentar algumas dicas para ajudar você nessa missão.

Primeiramente, é importante entender o que é a captação de novos clientes. “Atrair” ou “conquistar” novos clientes significa utilizar técnicas de atração para buscar interessados, ou possíveis interessados, em contratar o seu serviço.

Além disso, a captação é um processo que exige planejamento e direcionamento, entendendo seu público-alvo e as estratégias para abordá-los. Ou seja, essas duas questões são primordiais e devem vir antes de qualquer estratégia.

O que fazer para atrair novos clientes?

Confira a seguir as principais estratégias para atrair novos clientes!

1. Descubra quem é o seu cliente

Entender seu público-alvo é essencial para conseguir mais clientes.

O seu público e persona tem uma personalidade específica, hábitos comuns, preferências e descobrir isso é muito importante. Você deve responder à pergunta: “Qual é o perfil e o comportamento do meu potencial cliente?”

Assim, respondendo essa pergunta de forma inteligente e completa, você com que você conheça melhor o seu futuro cliente. Dessa forma, você poderá direcionar ações específicas e mais corretas para o alvo que você deseja, com uma mira mais precisa.

Em outras palavras, entender as dores e necessidades do seu público também é algo importante.

É fundamental saber aquilo que ele precisa e espera do seu produto/serviço. Com isso, você poderá criar todo o planejamento necessário para ser a melhor solução para aquilo que ele necessita.

2. Faça um bom planejamento

Uma importante estratégia para atrair novos clientes é o planejamento. A partir dos seus conhecimentos sobre seu público-alvo, você irá definir os fluxos e processos a serem adotados para captá-lo.

Um bom planejamento irá evitar sobrecargas e ações ineficientes. É importante planejar e definir boas estratégias de marketing. Para isso, é importante que você conheça o seu negócio, seu nicho e aquilo que você pode fazer.

Duas questões importante são: Tenho condição de trazer mais clientes para minha empresa? E vou conseguir atender os novos clientes com a qualidade atual?

E mais um questionamento primordial: Por que eu quero aumentar meu quadro de clientes?

Respondendo todas essas perguntas o planejamento é mais eficiente e você poderá entender tudo aquilo que é necessário fazer.  

setor comercial

3. Invista em marketing

A definição de estratégias de marketing também algo importante. Buscar o uso do inbound marketing para seu negócio, pode dar uma maior visibilidade para ele, e assim atrair novos clientes.

Estratégias de SEO em seu blog, um bom marketing de conteúdo, marketing digital e um bom uso das redes sociais, podem ser questões chaves para atrair mais clientes.

4. Utilize as redes sociais

Uma boa parte das estratégias de marketing hoje passam e usam as redes sociais. Esses diversos aplicativos e sites já deixaram de ser somente para diversão e agora são importantes ferramentas de negócios.

Facebook, LinkedIn, Instagram, TikTok e outros são muito usados pelos seus clientes e podem ser usados, também, por você. Criar um bom networking nessas redes, principalmente com seus clientes, é fundamental para sua reputação e credibilidade.

Estratégias para atrair novos clientes: otimize seu escritório!

5. Melhore sua reputação

Melhorar a reputação e credibilidade é muito eficiente na captação e atração de novos clientes. Estratégias de marketing de conteúdo são um ótimo investimento para isso, além do uso das redes sociais, como dissemos acima.

Tanto em um modo quanto no outro, o objetivo é a oferta de conteúdo relevante para seu público-alvo. Ou seja, oferecer um conteúdo gratuito no blog e nas redes sociais e assim se tornar referência em determinado assunto.

Assim seu cliente sempre irá lembrar de você quando for contratar determinado serviço.

6. Seja claro na sua proposta e invista em um bom atendimento

Outra estratégia importante é ser claro em sua proposta, mostrar de fato o que você pode oferecer, e claro, com um bom atendimento para isso. Um atendimento de qualidade é muito importante para atrair novos clientes, pois é um ponto crucial na decisão dele.

Em um atendimento de qualidade você trata o cliente com respeito e educação, e deve ser claro na proposta. Exemplifique as situações, explique da melhor, e mais clara, maneira possível o serviço que você tem a oferecer.

7. Examine a concorrência

Outra questão importante a ser analisada é: o que meu concorrente não tem, que eu posso ter? Descobrir as dores do seu público e entender o perfil do seu cliente é importante para saber o que você deve entregar a ele, porém o seu concorrente também fará o mesmo.

Devido a isso, é essencial saber o que o seu concorrente entrega para você criar um diferencial, e assim atrair cliente que gostam de abordagem diferentes e mais completas. Aquilo que o seu concorrente não tem é o que você deve ter. Para isso, você pode inovar.

8. Inove e atente-se as novidades

Aprimorar seu serviço e seu atendimento é uma boa estratégia para atrair novos clientes. Ficar atento às novidades e assim inovar o seu negócio é muito importante.

Esteja por dentro daquilo que há de novo no seu ramo, aplique ao seu negócio e assim traga diversas melhorias para o serviço que você tem a oferecer. É importante, também, fazer treinamentos com seus funcionários, para buscar melhorar seus atendimentos.

9. Construa parcerias

Uma outra estratégia importante é a construção de parcerias, seja com empresas e negócios locais ou influenciadores digitais. Os empreendimentos locais podem atrair clientes para a sua empresa, por uma indicação, por exemplo.

Já um influenciador digital pode dar visibilidade para seu negócio, divulgando ele nas redes, ou pode dar a opinião dele sobre e influenciar seus seguidores a conhecer seu serviço.

10. Participe de eventos ou congressos

Uma última estratégia que é recomendada é a participação em eventos. Inclusive, estes eventos podem ser feitos dentro do seu escritório para atrair potenciais clientes.

Além disso, você também pode participar de outros eventos, como um congresso que reúna pessoas interessantes e de sua área de atuação. Assim, você pode trazer mais conhecimento para seu negócio.

Além dessas estratégias existem outras como conectar sua empresa a uma marketplace, pedir indicação de seus atuais clientes, ampliar os canais de vendas, utilizar software de gestão empresarial, entre outros.

O mais importante é se planejar e entender quais estratégias você consegue ou deveria aplicar em seu negócio. Toda a questão de descobrir quem é seu cliente é fundamental por isso, além de também entender o que pode dar certo em seu nicho.

Como dito no início, a captação de novos clientes é essencial para o crescimento do seu escritório, mas o mais importante é conseguir os clientes certos e tentar mantê-los para futuras compras de produtos ou serviços novos.

E para isso, todo o planejamento inicial e o processo de conhecer o seu clientes deve estar bem feito. A partir daí, você consegue aplicar as outras estratégias para atrair novos clientes e então captá-los.  

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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