O Google é o maior buscador do mundo. Portanto, estratégias de marketing eficientes usam de suas ferramentas para gerar bons resultados. O Google Ads para advogados funciona como forma de atrair os clientes certos para fechar contratos.
Mas para tanto é preciso entender como usar a ferramenta de maneira eficiente.
Desde de 2021 a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) autoriza o uso da ferramenta para advogados. Portanto, profissionais da área só precisam se atentar às regras referentes à publicidade para a categoria. Para tanto, indica-se o uso do marketing jurídico, já que o mesmo opera a partir das regras criadas para o setor.
A ferramenta do Google cria campanhas a partir de palavras-chave. Essas têm como objetivo atrair leads qualificados. Isso significa trazer clientes que estejam em busca dos serviços ofertados por seu escritório de advocacia.
Para construir essas campanhas se faz um planejamento estratégico que usa as técnicas criadas para o marketing jurídico.
Como anunciar advocacia?
Mídias pagas como o Google Ads também estão inseridas nas normas de normatização de publicidade da OAB. Portanto, ao elaborar uma estratégia de marketing usando a ferramenta, é possível consultar o Código de Ética da OAB para garantir que as diretrizes lá estabelecidas estão sendo cumpridas.
O provimento 205/2021 autoriza legalmente o uso do marketing jurídico. Nele se definem os conceitos e limites para o mesmo. Dessa forma, escritórios de advocacia podem usar as ferramentas e conceitos do marketing para divulgar os seus serviços.
Portanto, não ocorre nenhuma violação de ética ao utilizar ferramentas como o Google Ads.
Basta que o advogado siga as orientações, as quais, dentre elas estão evitar conteúdos que promovam a mercantilização do exercício da profissão de advogado. O objetivo é respeitar os limites éticos da advocacia e sua prática.
Por isso é necessário se atentar a como o marketing é utilizado no meio jurídico. Já que não se deve criar chamadas para ação apelativas, nem promover captação de leads de maneira explícita por meio de anúncios. O marketing jurídico conta com abordagens específicas que levam em conta esses fatores.
Como fazer marketing digital na advocacia?
As estratégias do marketing jurídico podem ser adaptadas para o meio digital.
No entanto, é mais comum se aplicar o termo Marketing Jurídico Digitalnesse cenário. Isso porque as estratégias do meio digital podem ser bastante específicas e nem sempre podem ser reproduzidas em outras plataformas.
A tecnologia é capaz de proporcionar diversos caminhos para o marketing. Por isso, atualmente é muito raro que campanhas para promover qualquer tipo de marca, serviço ou produto não tenha uma estratégia digital. Assim, diversos escritórios de advocacia já usam desse meio para divulgar seu trabalho.
Através do marketing jurídico digital advogados podem levar seu conhecimento a mais pessoas. Educar assim a população acerca de seus direitos e quais serviços podem usufruir. Afinal é através dos meios digitais que muitos não apenas consomem informação mas também buscam ajuda.
Ao estabelecer uma presença digital o advogado demonstra domínio sobre sua área além de estabelecer autoridade diante do público. O Google Ads para advogados funciona como uma forma de promover esse trabalho e fazer com que chegue a um número maior de pessoas.
Como usar Google Ads para advogados?
O Google Ads para advogados funciona de forma efetiva se for usado de maneira correta. Para além do conhecimento em marketing digital é necessário também que haja investimentos em pesquisas e um orçamento. Confira a seguir algumas das principais estratégias para usar a ferramenta:
- Defina seu público-alvo;
- Encontre as palavras-chaves certas;
- Monitore seus resultados.
1. Defina seu público-alvo
Esse é um dos primeiros passos para quem quer anunciar no Google Ads. Para tanto é preciso ter como base a persona para o seu escritório de advocacia. Dessa forma, é possível atrair leads mais qualificados e assim ter maior chance de sucesso em suas estratégias de marketing digital jurídico.
A campanha precisa estar focada, por exemplo, nas especialidades do seu escritório de advocacia.
Assim, pessoas que buscam esse tipo de serviço irão chegar até você. É possível ainda especificar ainda mais o alvo da campanha, tendo como foco um grupo de pessoas que buscam um determinado serviço, por exemplo.
Em casos como esses, as campanhas podem ser direcionadas para cidades específicas onde esses serviços são requisitados. Essa estratégia garante maior chances de conversão, já que aumenta a chance de chegar até seu público alvo. É preciso ter sempre em mente o que essas pessoas estão buscando.
2. Encontre as palavras-chaves certas
É essencial para que a estratégia de marketing funcione que se utilize as palavras-chave certas. Por isso esse deve ser um dos primeiros passos para criar campanhas no Google Ads.
O ideal é evitar palavras muito genéricas.
É indicado usar termos que possam definir de forma eficiente o serviço jurídico que o seu escritório de advocacia oferece. Esse recorte permite que sejam maiores as chances da campanha chegar ao público desejado.
O próprio Google Ads conta com ferramentas que ajudam nessa tarefa. Com o Planejador de Keywords você pode encontrar a palavra-chave mais adequada. Existem ainda ferramentas externas como o Ubetsuggesy e o SEMrush.
A Otimização para Mecanismos de Busca, mais conhecido como Search Engine Optimization (SEO) é parte central dessa estratégia. Por isso é importante entender como esse recurso funciona e pode ser aplicado.
Para encontrar as palavras-chaves ideais, você pode usar o Planejador de Keywords do Google Ads, ou outras ferramentas como a Semrush e o Ubersuggest.
Para que as campanhas sejam mais efetivas, também é importante você estudar um pouco de Search Engine Optimization (SEO), cuja tradução seria Otimização para Mecanismos de Busca.
3. Monitore seus resultados
Em qualquer estratégia de marketing é sempre muito importante registrar e medir resultados.
O próprio Google Ads disponibiliza métricas de desempenho para suas campanhas. Você pode ainda usar outras ferramentas como o Google Analytics para monitorar seus resultados e entender com detalhes de onde surgiram suas visitas.
O marketing de conteúdo pode ser um ótimo meio de planejar suas estratégias. Entender quem visita seu site ou o seu blog corporativo pode ajudar a ter uma visão mais nítida de quem é seu público. Assim, por consequência, ser capaz de construir estratégias mais eficientes.
As estratégias devem mudar ao decorrer do tempo de acordo com as necessidades que surjam durante a campanha. Por isso, é tão importante monitorar todo o processo. É preciso registrar os resultados de acordo com métricas e objetivos pré-estabelecidos.
Como fazer Tráfego pago para advogados?
O Google Ads é uma ferramenta essencial para um plano de marketing. Além de gerar resultados ao trazer visibilidade para o seu escritório de advocacia, ainda pode converter esse engajamento em novos clientes. Afinal, o Google é o maior serviço de busca do mundo.
É importante, no entanto, se atentar a maneira correta de usar a ferramenta. Por isso, o investimento em marketing jurídico especializado é tão importante. O Google Ads para advogados funciona como forma de atrair potenciais clientes e educar as pessoas acerca de quais serviços podem usufruir.
Mas é sempre importante lembrar que para obter bons resultados é necessário planejamento e organização.
São nesses momentos de tomada de decisão que o seu escritório de advocacia pode contar com ferramentas como a ADVBOX, o software de gestão para o escritório digital que pode ajudar a elevar os seus resultados.
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