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Prospecção de clientes por telefone: estratégias eficazes para alavancar seus resultados

Antes de mais nada, é importante salientar que a prospecção de clientes é uma etapa essencial para o crescimento de qualquer negócio. E apesar de vivermos atualmente em mundo extremamente digital, o telefone ainda é uma poderosa ferramenta para esse fim. 

Ao realizar a prospecção por telefone, o seu escritório têm a oportunidade de estabelecer um contato mais pessoal e direto com potenciais clientes, o que pode levar a melhores resultados de fidelização e parceria com esses. 

Visto isso, neste artigo exploraremos as estratégias mais eficazes para a prospecção de clientes por telefone. Além disso, destacaremos diversas técnicas, sete dicas e as melhores práticas que podem ser aplicadas de maneira abrangente, principalmente pelos escritórios de advocacia.

Como fazer prospecção de clientes por telefone?

A prospecção de clientes por telefone nada mais é que encontrar um possível cliente e entrar em contato com ele sem mesmo terem conversado  anteriormente. 

Porém, esse processo é feito por meio de técnicas específicas para que o seu escritório não seja visto como inconveniente, ou seja, acabar invalidando a imagem do seu escritório no mercado.

Depois de entender essa definição, o próximo passo é responder a essa outra pergunta: como prospectar por ligação ?

Para você entender melhor como fazer a prospecção de clientes por telefone vale conhecer e seguir as 7 principais estratégias para se alcançar um bom resultado quando se trata deste assunto.

As principais estratégias são:

  • Preparação;
  • Definir o público-alvo;
  • Criar um roteiro;
  • Demonstrar empatia e escutar atentamente;
  • Ser conciso e objetivo;
  • Superar as objeções;
  • Fazer Follow-up.

1. Preparação é a chave

Antes de iniciar as ligações, é crucial estar bem preparado. 

Certifique-se de que sua equipe compreenda completamente o serviço oferecido pelo escritório de advocacia. 

Além disso, conhecer a proposta de valor e os benefícios que seu escritório oferece é fundamental para comunicar isso de forma clara e convincente ao cliente em potencial.

2. Defina seu público-alvo

Ter um público-alvo bem definido é crucial para a eficácia da prospecção por telefone. 

Imediatamente identifique o perfil ideal de cliente para o seu escritório de advocacia e direcione seus esforços para entrar em contato com indivíduos que se encaixem nesse perfil. 

Do mesmo modo, segmentar seus prospectos permitirá que você personalize suas abordagens e mensagens, tornando suas ligações mais relevantes.

3. Crie um roteiro

Após se preparar e ter um público alvo definido, a elaboração de um roteiro para as ligações é uma ótima maneira de garantir que todas as informações importantes sejam comunicadas de maneira clara e objetiva. 

Este deve incluir uma saudação amigável, uma breve apresentação do escritório de advocacia, os principais serviços oferecidos e os benefícios que o cliente pode obter ao contratar seus serviços. 

No entanto, é importante lembrar que o roteiro não deve ser seguido de forma rígida, mas sim como um guia para garantir que nenhum ponto importante seja esquecido.

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4. Demonstre empatia e escute atentamente

Ao fazer ligações de prospecção, é importante demonstrar empatia e ouvir atentamente o cliente em potencial. 

Entender suas necessidades e preocupações permite que você adapte sua oferta e argumentos de vendas de acordo. 

Além disso, a demonstração de empatia cria um ambiente mais propício para o cliente se sentir à vontade para compartilhar informações e expressar suas demandas.

5. Seja conciso e objetivo

O tempo do cliente é valioso, por isso é essencial ser conciso e objetivo durante a ligação. Evite conversas prolongadas ou divagações desnecessárias. 

Visto isso, a apresentação de seus argumentos de forma clara e objetiva, destacando os principais benefícios de contratar seu escritório de advocacia é muito importante.

Dessa forma, se o cliente demonstrar interesse, marque uma reunião presencial ou uma videoconferência para continuar a discussão de forma mais detalhada.

6. Supere as objeções

É comum que os clientes em potencial tenham objeções ou dúvidas durante a ligação. Portanto, prepare-se para enfrentar essas objeções com respostas convincentes e fundamentadas. 

Antecipadamente, identifique as principais objeções que podem surgir e desenvolva argumentos sólidos para superá-las, de maneira que ao abordar as objeções de forma proativa, você mostra ao cliente que está preparado e é confiável.

7. Faça Follow-up

Após a ligação inicial é essencial fazer follow-up com os clientes em potencial.

Frequentemente, envie e-mails, faça ligações de acompanhamento ou até mesmo agende uma visita presencial para continuar o relacionamento de forma que a persistência pode ser fundamental para transformar um lead em um cliente efetivo.

Conclui-se, portanto, que a prospecção de clientes por telefone é uma estratégia poderosa para o crescimento de escritórios de advocacia no geral.

Ao se preparar, ter conhecimento do público-alvo, empatia, escuta atenta e uma abordagem objetiva, você pode aumentar significativamente suas chances de sucesso nas ligações de prospecção.

Além disso, é importante salientar que o segredo para uma prospecção eficaz é focar no valor que seu escritório pode oferecer ao cliente e abordar as necessidades específicas de cada lead.

Dessa forma, a prospecção por telefone é uma habilidade que pode ser aprimorada com o tempo e a prática constante tendo dedicação e o uso adequado das estratégias apresentadas, você estará no caminho certo para alavancar seus resultados e conquistar novos clientes para o seu escritório de advocacia.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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