Como fazer a gestão financeira de escritórios de advocacia: dicas práticas
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Custo de captação de cliente: saiba o que é isso e aprenda a calcular o do seu escritório

Você, advogado ou representante de um escritório de advocacia, certamente já ouviu falar sobre o assunto ‘custo de captação de cliente”, ou Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como é formalmente conhecido esse conceito.

Mas, você sabe exatamente o que esse termo significa e como calcular o custo?

Sem mais delongas e rodeios, neste artigo, vamos explorar detalhadamente essa métrica, que, acredite ou não, é vital para o sucesso do seu escritório de advocacia.

Entender o CAC é o primeiro passo para otimizar sua estratégia de marketing jurídico e, claro, reduzir custos com o cuidado da sua imagem. Continue lendo!

O que é CAC e como calcular?

Em resumo, o Custo de Aquisição de Clientes é uma métrica que avalia o valor gasto para adquirir um novo cliente. Noutras palavras, ele representa o investimento financeiro necessário para conquistar um cliente para o seu escritório de advocacia. 

Como já foi dito, essa é uma medida crucial para determinar a eficácia de suas estratégias de marketing.

Para exemplificar esse conceito, imagine que você tenha investido R$ 5.000 em campanhas de marketing em determinado período e, como resultado, conquistou 10 novos clientes. Seu CAC, nesse caso, é de R$ 500 por cliente.

Se esse valor investido vai trazer resultados significativos ou não, é outra história. Inclusive, justamente por isso que é de fundamental importância saber o valor do CAC para, só então, medir a sua eficácia.

Afinal, não vale a pena investir em estratégias de marketing jurídico que não tragam resultados. Por outro lado, estratégias vencedoras precisam de novos investimentos para gerar ainda mais resultados.

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Qual a importância do CAC?

Conhecer o custo de captação de clientes é essencial por várias razões. Primeiramente, ele ajuda a tomar decisões informadas sobre quanto investir em marketing. 

Como dissemos no tópico imediatamente anterior, compreender o custo de adquirir um cliente permite que você aloque seus recursos de forma mais eficaz. Além disso, o CAC está diretamente relacionado ao retorno sobre investimento (ROI). 

Saber quanto você gasta para adquirir um cliente ajuda a avaliar se seus esforços de marketing estão gerando fechamentos ou apenas uma exposição pura e simples. Isso é particularmente importante para escritórios de advocacia, onde cada cliente pode representar um valor significativo.

Como calcular o Custo de Aquisição de Clientes?

Falando de forma bastante prática, para calcular o CAC, some todos os gastos relacionados ao marketing e à aquisição de clientes que o seu escritório teve num determinado período.

Em seguida, divida o valor do investimento pelo número de clientes conquistados nesse mesmo período. A fórmula é simples:

  • CAC = (investimento em marketing + investimento em aquisição de serviços) / número de novos clientes. 

Como você deve ter visto, em um dos tópicos anteriores usamos essa fórmula num exemplo prático. É uma forma de cálculo realmente bastante simples, porém, requer atenção para ser assertiva.

O que é CAC e LTV?

A esta altura do nosso artigo, é importante mencionar o Lifetime Value (LTV), que representa o valor total que um cliente traz ao longo de seu relacionamento com seu escritório. 

Embora o CAC meça o custo de captação de cliente, o LTV analisa o valor potencial desses clientes ao longo do tempo. Ou seja, são métricas interligadas!

A razão para mencionar essas duas métricas juntas é que o sucesso de sua estratégia de aquisição de clientes não deve ser analisado apenas em termos de custos iniciais.

Por isso, apesar de serem duas métricas diferentes, o CAC e o LTV são interdependentes e devem ser equilibradas para garantir um crescimento sustentável do seu estabelecimento jurídico.

O que fazer quando uma empresa está com um CAC alto?

Se o seu CAC está acima do desejado ou saindo do seu orçamento, não entre em pânico, pois existem várias maneiras de otimizar essa métrica. Veja algumas abaixo:

  • Segmentação de público: identifique seu público-alvo mais eficaz e concentre seus esforços nele. Com isso, os retornos do custo de captação de clientes serão mais altos;
  • Marketing de conteúdo: invista em conteúdo relevante e educativo para atrair clientes organicamente. Assim, poderá investir menos em propaganda paga;
  • Automação de marketing: utilize ferramentas de automação para otimizar processos e reduzir custos operacionais com agentes humanos;
  • Campanhas de retenção: fortaleça o relacionamento com clientes existentes, aumentando o LTV e, assim, diminuindo o CAC.

1. Existe um custo de captação de cliente ideal para escritórios de advocacia?

Não existe um valor único ideal de CAC que se aplique a todos os escritórios de advocacia. 

Na verdade, o que é considerado um custo de captação de cliente aceitável depende da área de atuação, localização e estratégia de negócios de cada escritório. 

Por isso, o importante é monitorar constantemente essa métrica e buscar otimizá-la de acordo com seus objetivos.

2. Quando é necessário investir mais no custo de captação de cliente?

Em geral, os escritórios de advocacia não precisam ter um custo de captação de clientes tão elevado. Porém, você deve considerar aumentar seu investimento em CAC quando:

  • Estiver buscando crescimento rápido;
  • Tiver identificado uma oportunidade de mercado valiosa;
  • Estiver lançando um novo serviço ou nicho;
  • Seu CAC atual estiver abaixo do LTV médio de seus clientes.

3. Qual a relação entre o CAC e os resultados obtidos?

A relação entre o CAC e os resultados de um escritório de advocacia é direta. E isso não é uma verdade apenas para o segmento jurídico, mas sim para todos aqueles que usam o marketing digital de alguma forma.

Um custo de captação de cliente alto pode significar margens de lucro reduzidas ou até mesmo prejuízo, enquanto um CAC baixo pode resultar em maior receita.

Então, repetimos: monitorar essa métrica de perto ajuda a ajustar suas estratégias para atingir metas financeiras e de crescimento aceitáveis.

4. É possível economizar no custo de captação de clientes e mesmo assim atrair pessoas para o escritório?

Sim, é possível economizar no CAC sem comprometer a aquisição de clientes. Isso envolve a implementação de estratégias inteligentes de marketing digital, como o uso de SEO, mídias sociais e marketing de conteúdo, por exemplo.

Além disso, o investimento em estratégias de fidelização de clientes já existentes pode ser uma fonte valiosa de novos negócios.

O custo de captação de clientes é peça fundamental da estratégia de marketing do seu escritório de advocacia!

Resumindo tudo o que falamos ao longo desse importante texto, compreender e otimizar o Custo de Captação de Cliente é essencial para o êxito de qualquer escritório de advocacia. 

Esse movimento não apenas impacta a saúde financeira, mas também a estratégia de marketing e a aquisição de novos clientes desses estabelecimentos. 

Portanto, certifique-se de monitorar regularmente essa métrica e ajustar suas estratégias de acordo.

E, claro, lembre-se de que aqui no blog da ADVBOX você encontra mais informações sobre marketing para advogados e outros assuntos comuns ao seu dia a dia no mundo jurídico. Acompanhe os nossos conteúdos!

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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