Lupa sobre um computador com gráficos para montar um setor comercial
Setor Comercial

Setor Comercial na advocacia: para que serve?

Conhecer as atividades do Setor Comercial é essencial para o crescimento de um escritório.

Afinal, em um mercado tão competitivo, não basta apenas oferecer produtos e serviços de qualidade, é preciso que o cliente se sinta valorizado. E, embora muitos não saibam, no mundo da advocacia o departamento comercial é muito necessário.

Continue a leitura para saber mais sobre esse tema!

Quais são as funções do setor comercial?

A finalidade de todo escritório é fechar negócios. Tal afirmação nos leva a crer que o setor comercial da organização é extremamente importante. Dessa forma, esse setor costuma ter um papel estratégico em uma banca.

É que essa repartição é responsável pelo relacionamento com os clientes, desde a prospecção de leads até pós-venda.

Por meio disso, é o departamento que fica encarregado por identificar e entender as necessidades dos próprios clientes.

Um escritório de advocacia, novo ou não, também se configura como um negócio já que oferece serviços à sociedade. Diante disso, o setor comercial também precisa estar presente na área jurídica para ajudar nas tomadas de decisões.

Além de cuidar do relacionamento com clientes, as atividades do setor comercial se estendem. Isso porque os funcionários do departamento em questão também são capazes de determinar bem como gerenciar as métricas de negócios.

Caso estas sejam positivas ou negativas, a repartição comercial é responsável por elaborar planos de negócios para, assim, obter melhores resultados.

Levando em consideração as atividades do setor comercial, pode-se dizer que, em um escritório de advocacia, esse departamento é fundamental.

Sem ele, os membros da equipe jurídica podem não apresentar boa produtividade e tampouco terão estratégias para alcançar melhor desempenho.

Sem o departamento comercial, o escritório pode não conseguir entregar o resultado esperado ao cliente. Ademais, o escritório pode ter uma queda de credibilidade e de competitividade no mercado.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

O que um setor comercial precisa ter?

Agora que você já sabe quais são as atividades do setor comercial bem como as funções dele, é importante saber o que tal departamento precisa ter.

Para que compreenda melhor, podemos dividir a repartição em algumas áreas, tais quais: o marketing, a pré-negociação e o fechamento.

Em um escritório de advocacia, a missão de prospectar clientes pode ser mais difícil do que em outras empresas.

Isso porque, de acordo com o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil, o profissional do direito não pode comercializar e nem fazer publicidade dos serviços jurídicos.  

Tendo isso em vista, o marketing jurídico, especialmente, dentro do mundo digital, costuma ser crucial.

Como o ideal é se tornar uma autoridade e mostrar aos clientes que pode solucionar tal problema, a área de marketing do setor comercial deve ser explorada na produção de conteúdo.

Após identificar o problema e compreender que determinado escritório pode ajudar a resolvê-lo, a pré-negociação passa a ser a próxima etapa.

Nesta fase, o pagamento de honorários e as condições de pagamento também são discutidas para que ambas as partes estejam satisfeitas.

Levando em consideração que o possível cliente e o escritório chegaram a bons acordos financeiros, há o fechamento do negócio.

Assim, o lead sai de possível cliente para cliente do escritório. Em todas estas etapas, as atividades do setor comercial se realçam e são essenciais.

No entanto, para que tudo aconteça conforme o esperado, é necessário contar com boa equipe. Além disso, outras iniciativas são cruciais para que o setor comercial do escritório se destaque.

Como se destacar no Setor Comercial?

Confira a seguir 6 dicas para conseguir destaque no Setor Comercial!

1. Contrate bons profissionais

As atividades do setor comercial em um escritório de advocacia vão além de profissionais do Direito.

Diante disso, é preciso contar com especialistas de diversas áreas, como de marketing, e que sejam, de fato, capazes de realizar o necessário para que o escritório cresça ainda mais.

Mais que contratar profissionais dos devidos ramos, o escritório deve incentivá-los sempre que puder.

Nesse caso, uma boa dica é oferecer cursos bem como materiais atualizados sobre o assunto. Assim, os funcionários do setor comercial estarão sempre em dia com as atividades.

2. Faça integração do setor comercial com outros departamentos

O setor comercial é um dos principais departamentos de um escritório de advocacia.

Para que haja alinhamento entre tal repartição e as outras, é preciso proporcionar uma certa integração dos funcionários para que os resultados sejam melhores.

3. Estude os serviços oferecidos

Todo escritório pode – e deve! – analisar o próprio desempenho em um certo período do mês ou do ano.

Sendo assim, caso os resultados não sejam o que de fato se esperava, é possível mudar a postura e elaborar novas iniciativas que resultem em bons indicadores.

Acontece que, para isso, duas das principais atividades do Setor Comercial são a análise e o estudo dos serviços que o próprio escritório oferece.

4. Defina metas e indicadores chaves

Assim como qualquer negócio que quer crescer no mercado, um escritório de advocacia também precisa traçar metas.

Ter um planejamento para tal é sinônimo de definir e organizar as estratégias e decisões que o escritório precisa fazer para chegar ao que interessa e deseja.

A fim de analisar essas metas, o escritório também necessita definir os indicadores chaves.

Estes, conhecidos como Key Perfomance Indicator, ou KPI’s, são essenciais para medir o desempenho da uma banca. É o que determina que tal processo é positivo para alcançar metas.

5. Elabore relatórios

Além das metas e dos indicadores chaves, na hora de avaliar o processo ou resultado de uma ação, elabore relatórios.

Hoje em dia, estes relatórios podem ser feitos de forma digital ou, caso goste, manual. Independente de como, é o que ajuda a analisar se a advocacia está gerando os resultados esperados.  

6. Automatize processos

Antigamente, a maioria das repartições comerciais de escritórios de advocacias eram entulhadas de papéis.

Devido à quantidade, nem sempre se conseguia avaliar todas as informações que eram necessárias. Para evitar, a automatização dos processos é um caminho.

Hoje em dia, já existem diversos softwares jurídicos à nossa disposição. Por meio deles, é possível economizar papéis, organizar o ambiente do setor comercial bem como analisar os dados de maneira mais simples e prática.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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