Gráfico em barras do desempenho dos colaboradores
Pontuação por Tarefas - Taskscore

Autogestão e taskscore: técnicas essenciais para aumentar sua produtividade

Empreender requer comportamentos diários e hábitos que podem auxiliar a aumentar a produtividade e a autogestão.

Primeiramente vamos falar sobre produtividade! Um dos principais significados de produtividade é sobre a capacidade de realizar um número de atividades em um determinado tempo.

Dessa forma, com o passar dos anos foram desenvolvidos métodos de controle de produtividade para auxiliar profissionais de diversas áreas.

Na advocacia, a autogestão é indispensável para alcançar objetivos. Em suma, podemos dizer que a estrutura de um escritório também determina como essa autogestão será aplicada.

Como fazer a autogestão?

Ao longo dos anos novas estruturas de escritórios de advocacia foram surgindo. Assim, além da autogestão do profissional, também foi necessário observar a mudança na maneira de gerir os clientes e como conciliar a resolução de tarefas.

Desse modo, como a rotina de um advogado é repleta de atividades que demandam um tempo extenso de pesquisa, análise e leituras, conhecer a autogestão vai ajudar a evitar um dia a dia desordenado onde não há tempo nem mesmo para se alimentar corretamente.

Claramente as técnicas de produtividade podem ajudar o advogado a autogerir suas obrigações diárias, porém, além de compreender as técnicas, a tecnologia é uma das principais aliadas do advogado nos tempos atuais.

alta produtividade na advocacia

O que é autogestão?

A autogestão é um comportamento individual que está presente tanto quando o profissional atua em equipe quanto sozinho.

Ainda assim, muitas vezes, mesmo conhecendo o conceito de autogestão, o advogado acaba não colocando em prática alguns métodos que facilitam o controle de produtividade e a organização do seu tempo de trabalho.

Desse modo, algumas atividades simples podem auxiliar o processo de construir uma gestão no seu escritório. Entre elas:

1. Primeiro passo da autogestão

Pode parecer algo pífio, contudo, sem construir uma rotina, não será possível ter uma autogestão eficiente.

Ou seja, o advogado não deve pensar em construir uma autogestão apenas para conquistar maiores honorários, aumentar a carteira de clientes e ganhar casos. 

Isso porque a autogestão implica também na confiança, na autoestima e nas relações profissionais que são desenvolvidas ao longo da carreira em advocacia.

Alguns hábitos diários ajudam você a construir uma rotina saudável pessoal e profissionalmente.

Definir horários para se alimentar, encontrar tempo para se exercitar, se dedicar a leituras e pesquisas, estipular horários de início e encerramento de atividades, tudo isso vai compor um profissional capaz de fazer uma autogestão inteligente.

2. Gerenciamento produtivo do tempo

Na autogestão, o gerenciamento de tempo é fator primordial para trabalhar com maior produtividade.

Ou seja, sem gerir o tempo que você leva para completar atividades, ou sem saber como priorizá-las, fica muito mais difícil aumentar a produtividade individual e de equipes.

Além disso, um bom gerenciamento de tempo é baseado em dados. Assim, é por meio dos dados que você pode começar a fazer sua autogestão.

Por exemplo, definindo o tipo de ação mais importante para seu escritório, você consegue elencar as ações que geram mais lucros, quais demandam mais tempo de análise judicial e quais necessitam de uma equipe maior.

3. Cultura de autogestão

Outro ponto muito importante e que vai ajudar você a construir uma boa autogestão é a compreensão dos prazos que envolvem a rotina do advogado.

Pensando nisso, a ADVBOX utiliza um sistema completo que reúne dados inteligentes e precisos. Com esses dados, a autogestão do advogado empreendedor pode ser construída de maneira altamente eficaz.

Consequentemente, um profissional que tem uma boa autogestão se torna líder e consegue regular seus negócios com exatidão, alta produtividade e segurança.

E com isso, podemos dizer que a construção de uma boa autogestão vai refletir não só no aumento da produtividade do seu escritório. Mas também no seu modo de construir relações profissionais, na sua capacidade de gerir equipes e no

Quais os benefícios da gestão baseada em dados?

Há muitos benefícios trazidos pela gestão baseada em dados, contudo, os três principais são:

  1. Aumentar o número de clientes na sua carteira, e ampliar o índice de satisfação de cada um deles;
  2. Controlar a produtividade de maneira assertiva, obtendo êxito nas tarefas em tempo de produção inteligente;
  3. Alcançar alto nível de produtividade individual e de equipe.

É importante ter em mente que uma autogestão eficiente também necessita de um controle de produtividade, que possa ser analisado individualmente e em equipe.

Um sistema de gestão baseado em pontuação por tarefas permite que você gerencie a produtividade sem perder a autonomia da execução de tarefas, ganhando liberdade e flexibilidade no horário.

No sistema taskscore a pontuação é previamente oferecida a cada tarefa. Geralmente, os pontos vão de 0 a 200 e as tarefas mais valiosas são aquelas que possuem maior complexidade.

O que é taskscore?

Com a rotina de horários e atividades pessoais definidas por cada profissional, temos o primeiro passo da autogestão.

Agora, para que estes hábitos se transformem em um alto nível de produtividade, a Pontuação por Tarefas é algo que pode ser adotado integralmente no seu escritório.

Com isso queremos dizer que com a Pontuação por Tarefas não há a necessidade de controlar horários individuais de entrada e saída dos funcionários e colaboradores, por exemplo.

Promovendo a liberdade e a autonomia, você vai notar que a autogestão e o sistema taskscore vão promover maior motivação, aumento de rendimentos e de produtividade em seu escritório.

O sistema taskscore é a solução para você que tem sentido que:

  • Está sobrecarregado com tarefas do escritório sem saber como delegar ou priorizar cada uma delas;
  • Sua  equipe está desmotivada e não atingindo os resultados que precisa;
  • Precisa aumentar sua capacidade produtiva no escritório.

Como fazer um controle de produtividade?

Simultaneamente aos bons resultados, o taskscore atua de maneira não invasiva, você pode adotar integralmente em seu escritório e evitar que seus colaboradores sejam expostos e fiquem desmotivados.

Quando aumentamos o estoque de processos, a geração de demandas e tarefas também cresce e a autogestão e um sistema de controle de produtividade serão cruciais para que haja êxito em cada uma delas.

Desse modo, podemos dizer de maneira resumida que as maiores vantagens de adotar a Pontuação por Tarefas, são:

  • Aumento significativo da Produtividade do escritório;
  • Total Autonomia e Autogestão de cada profissionali;
  • Aumento da Motivação das equipes;
  • Flexibilidade de Horários e liberdade de escolha;
  • Gerenciamento Adequado ao Trabalho Remoto e ao Home Office em conformidade com as leis trabalhistas;
  • Aumento da Receita do Escritório;
  • Possibilidade de Recompensar melhor quem entrega mais trabalho;
  • Ter controle e supervisão total sem o gestor ser invasivo.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas