A facilidade das conexões e as novas tecnologias têm permitido que cada vez mais profissionais possam trabalhar a partir de qualquer lugar. Por esse motivo, o home office para advogados é uma realidade.
Aliás, muito tem se falado a respeito de pequenos e grandes escritórios de advocacia que oferecem vagas para advogados atuarem a distância. Esse é um diferencial competitivo que permite aos negócios na área do Direito conseguirem encontrar pessoas estratégicas que, talvez, não vivam na mesma cidade das sedes.
Até mesmo para as perspectivas de carreira, a possibilidade de home office para advogados é muito atrativa. Esse é, muitas vezes, um critério que profissionais colocam como essencial para aceitar, ou não, uma vaga.
Por outro lado, também estão os advogados autônomos que já vivem a experiência de trabalhar em casa mesmo antes da pandemia de Covid-19.
Pensando nas diferentes possibilidades que o home office para advogados oferece, é importante destacar o quanto trabalhar de casa pode ser desafiador e exigir ainda mais organização por parte dos profissionais.
Por isso que a ADVBOX reuniu nesse conteúdo algumas dicas para que o trabalho a partir de qualquer lugar do mundo aconteça de maneira organizada.
Afinal, saber separar os momentos em que a casa virou o escritório e vice-versa é essencial para que a autonomia do home office não se torne um problema.
Quer descobrir mais sobre o assunto?
Continue a leitura!
Home office para advogados: como se organizar
O grande desafio do home office para advogados pode vir da organização do tempo. Aliás, a falta de uma divisão consciente sobre o tempo em que se está trabalhando com o tempo que se deve descansar e aproveitar a família pode ser a causa de problemas muito sérios.
Por isso, se você é advogado e vai trabalhar em casa comece com uma medida muito prática: organize sua agenda.
Uma boa técnica é dividir o seu tempo em blocos. Estabeleça os horários em que você vai estar concentrado no trabalho, os horários para a família, para as atividades físicas, para descansar e estudar.
Quando você consegue enxergar essa divisão fica mais fácil entender se há um equilíbrio para cada uma das partes. O home office para advogados pode se tornar uma armadilha se você não souber dosar o tempo de trabalho.
Afinal, a sua casa virou o seu ambiente de negócios. E você pode cair na tentação de sempre tentar resolver uma demanda a mais do trabalho mesmo depois de já ter trabalhado por muitas horas seguidas.
Atente-se aos prazos
Agora que você já deu o primeiro passo organizando a agenda, vamos a mais uma etapa no desafio de tornar o home office para advogados mais produtivo.
Um dos grandes riscos da profissão está em perder prazos importantes. Uma falha nessa etapa dos processos pode resultar em problemas muito graves que vão refletir na satisfação dos seus clientes.
É por isso que você precisa contar com o suporte da tecnologia para lembrar de todos os prazos fatais. Aliás, ter um software jurídico é decisivo para que o home office para advogados seja bem sucedido.
Vamos usar como exemplo a questão dos prazos. Se você recebe alertas sobre um prazo que está se aproximando, você organiza a sua agenda para atender àquela demanda importante.
Clientes que utilizam a ADVBOX, por exemplo, contam com uma metodologia específica para o controle de prazos e acompanhamento de produtividade na advocacia.
Com a Taskscore, o advogado tem uma visão completa sobre todas as atividades que estão sob sua responsabilidade. Aliás, mais do que conhecer as tarefas, o profissional sabe quais são as prioritárias, porque elas são relacionadas a partir de pontos conforme sua importância.
Para advogados que atuam em home office essa informação é essencial. Afinal de contas, sabendo o que é mais importante fica muito mais fácil dividir o tempo da agenda para atender a tudo que precisa ser feito.
Como advogar em home office?
Outro pilar importante no home office para advogados está no alinhamento da comunicação. Imagine a realidade de um escritório que conta com profissionais trabalhando a partir de diferentes cidades ou estados.
Este pode se tornar um desafio de comunicação quando os processos para isso não estão alinhados. Aliás, a falta de cumprimento de processos internos pode ser um problema no home office para advogados.
É por isso que, para que essa medida funcione, estabeleça quais os meios de comunicação que serão utilizados internamente e também com os clientes do escritório.
Por exemplo: evite que alguns profissionais usem o WhatsApp, enquanto outros utilizam apenas o chat interno do escritório para enviar as informações.
Quanto mais canais diferentes forem usados, maiores as chances de informações importantes serem perdidas. Por essa razão que tudo deve ser documentado no software jurídico que o escritório contratar.
E se você é líder de um escritório de advocacia e tem medo que informações podem ser perdidas com advogados trabalhando em home office, entenda que a tecnologia está preparada para te ajudar.
Ao contar com um software jurídico, todas as informações sobre o que acontece no escritório são registradas e acompanhadas em tempo real.
É possível verificar se todos os advogados estão atualizando suas tarefas, se há prazos por cumprir e, até mesmo, ter uma visão sobre as razões para a perda de processos.
A partir de relatórios detalhados, como líder, você pode tomar decisões para mudar processos e eliminar erros frequentes.
Comunicação com clientes
Sobre a comunicação, o mesmo vale para os clientes. Se as reuniões serão feitas por meio de vídeo-chamadas, estabeleça qual a ferramenta será utilizada e dissemine essa informação entre todas as pessoas.
Aliás, se for necessário, realize treinamentos para a melhor utilização dos recursos digitais. Dessa maneira você se certifica que a informação será compreendida por todos da melhor forma.
Ainda sobre a comunicação com os clientes, é importante ter em conta que muitas reuniões podem atrapalhar o processo de acompanhamento dos casos.
Para otimizar o tempo dos advogados que estão em home office, utilize o software jurídico para automatizar o envio de mensagens para os clientes a respeito do andamento dos processos.
Essa atividade pode poupar horas de atividades dos advogados que poderão fazer reuniões quando realmente for necessário.
Digitalização dos documentos
Quando se imagina o home office para advogados logo aparece uma questão: e as milhares de pilhas de papéis que normalmente estão nos escritórios físicos? Como permitir que os profissionais tenham acesso a todas essas informações?
Mais uma vez a tecnologia entra em cena para garantir que os advogados tenham seus dias mais produtivos e organizados. Um software jurídico que foi pensado exclusivamente para a área jurídica oferece esse recurso.
Os clientes da ADVBOX podem fazer a digitalização de todos os documentos relacionados aos processos dos clientes. Ao realizar essa atividade – que pode ser coordenada pela controladoria jurídica – os ganhos são imensuráveis.
Ao digitalizar e organizar as informações de cada cliente em pastas, estas ficam disponíveis on-line e podem ser acessadas com segurança a partir de qualquer lugar do mundo.
Essa atividade poupa muito tempo de consulta tanto no home office para advogados quanto para os profissionais que vão para os escritórios trabalhar.
Aliás, a digitalização dos documentos derruba um grande preconceito que muitos profissionais têm com relação ao home office. Isso porque, muitos advogados ainda relutam ao fato de poder trabalhar a partir de suas casas por receio de não ter em mãos as informações que mais precisam.
Ao colocar todos os documentos na nuvem, o acesso é facilitado e, no caso da ADVBOX, há garantia de segurança de que todos os dados estão protegidos e somente serão acessados pelas pessoas autorizadas pelo administrador do sistema.
Pode ter escritório de advocacia em casa?
Essa é uma dúvida muito comum a respeito do home office para advogados. E sim, é possível ter o escritório a partir da sua casa.
E uma vantagem de trabalhar a partir da sua casa contando com a tecnologia é que, com a ajuda de softwares jurídicos como a ADVBOX, você consegue configurar alertas para uma gestão de processos muito mais inteligente.
Por meio dos recursos de inteligência artificial da ADVBOX, os robôs da nossa ferramenta rastreiam as atualizações em tribunais e outros órgãos que você configurar para receber os dados.
Ou seja, toda a movimentação dos processos chegará para você em qualquer lugar do mundo. Com segurança, praticidade e garantindo a sua agilidade no atendimento aos clientes.
Você pode testar os recursos da ADVBOX durante 7 dias para entender como o nosso software jurídico pode impulsionar o home office para advogados que fazem parte do seu escritório.
Desfrute do tempo livre
Por fim, precisamos falar sobre tempo livre. Ao contrário do que muitos imaginam, ele não é sinônimo de ócio.
Aliás, o trabalho home office para advogados permite uma melhor gestão de tempo. E, ao utilizar esse tempo de maneira inteligente, você pode empregá-lo em atividades que podem te levar ainda mais longe na profissão.
Por exemplo, aproveitar para fazer atualização ou ampliação de estudo na área do direito. Ou até mesmo na produção de conteúdos sobre a sua área e fazer prospecção de clientes.
Beneficie-se dos inúmeros cursos disponibilizados por instituições de ensino. A ADVBOX, por exemplo, oferece educação a distância de qualidade para advogados. Conheça o nosso curso de formação de controller.