Tributação como Advogado Autônomo
Advocacia

Advogado Online e Escritório Virtual: como se tornar um excelente profissional na internet?

Atualmente são diversos os profissionais que buscam se atualizar para se manter profissionalmente alinhados com a mercado. Entre as estratégias mais utilizadas estão as de advogado online e escritório virtual.

Mas, por onde começar? Com uma página em rede social, home page, site jurídico ou escritório virtual? A inserção do advogado online ou escritório virtual de advocacia pode ter níveis menores ou maiores.

Primeiro, é necessário entender que a autoridade intelectual é a grande chave do sucesso do advogado online. Uma vez que estamos falando de um profissional que as pessoas vão encontrar apenas na internet, o que fará com que elas confiem um processo em suas mãos?

A resposta está na reputação que você construiu digitalmente através do domínio sobre sua área de atuação. Mas, para isso, é fundamental se planejar.

Se o seu desejo é ter uma advocacia digital, veio ao artigo certo! Continue lendo o texto e aprenda nas próximas linhas como ser um bom advogado online e ter um escritório virtual promissor!

Como ser um advogado online?

O advogado online é aquele que utiliza a internet e as novas tecnologias para atender clientes totalmente pela internet.

Veja bem, não estamos falando de extinguir o escritório físico. Na verdade, o advogado online é aquele que consegue desenvolver na internet o mesmo trabalho que desenvolve presencialmente.

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Ou seja, não há a necessidade de anular seu trabalho convencional.

Os recursos digitais e o escritório virtual têm como objetivo criar uma nova alternativa para atender bem e mais, sem excluir nenhuma possibilidade atual. Contudo, se você deseja se tornar um advogado que atue totalmente na internet, saiba que essa possibilidade existe!

As dicas do artigo serão úteis tanto para os profissionais que almejam ter um escritório virtual como um complemento para o físico quanto para aquele que prefere ter uma atuação 100% virtual.

Como advogar na era digital?

A internet não é um impeditivo para o advogado ter uma atuação plena. Pelo contrário, devese vê-la como uma ferramenta que facilita o trabalho desse profissional.

Veja abaixo o que o advogado online pode oferecer no meio virtual. 

1. Consultorias

Um serviço que advogados que atuam na internet podem fazer é prestar consultorias.

Esse trabalho, que também é feito pelos profissionais que atuam presencialmente, pode ser oferecido com um grande diferencial: sem a necessidade do cliente se deslocar até o seu escritório.

Essa vantagem pode atrair muitas pessoas que não desejam enfrentar trânsito e reorganizar a rotina para visitar um advogado.

Existe um grande público que ficaria feliz em ter um profissional que atende dessa maneira, principalmente os que não dispõem de tempo e os que realmente preferem resolver seus problemas virtualmente.

2. Atuação em processo judiciais

O advogado que atua à distância também pode trabalhar com processos judiciais.

Quem trabalha no contencioso tende a acreditar que o profissional precisa trabalhar presencialmente. Isso porque, nesse tipo de atuação, existem audiências e outros compromissos que necessitam a presença física de um advogado.

Se pode resolver esses trabalhos que exigem atuação presencial com parcerias entre colegas ou contratação de correspondentes. 

3. Atuação em demandas extrajudiciais

O advogado também pode realizar pela internet as demandas administrativas e extrajudiciais. Inclusive, existem diversas delas que não demandam que o advogado e o cliente estejam fisicamente em um determinado lugar.

Esses são apenas alguns trabalhos que o advogado online pode fazer. O profissional pode atuar em todas as atividades que realiza presencialmente. No entanto, em certos casos, será preciso adaptação e uma rede de colegas para atender presencialmente, se for o caso.

Contudo, o advogado pode realizar algumas demandas totalmente de forma remota. Isso significa que o advogado pode optar por prestar serviços que não precisam da sua presença física para a realização de algum ato.

O que o advogado pode fazer na internet?

O advogado ode realizar pela praticamente todas as atividades que já realiza presencialmente. Em outras palavras, atuar pela internet tende a trazer muitas vantagens para o profissional jurídico.

Existem muitas vantagens em ser um advogado online ou ter uma forte presença na internet. Veja abaixo algumas considerações. 

1. Aumenta a exposição do escritório ou do profissional

Ter um bom site, um blog e perfil nas principais redes sociais, bem como entregar conteúdo de qualidade para os usuários contribuem para aumentar sua exposição.

Isso significa que você pode se tornar conhecido e conseguir ser notado por muito mais pessoas do que se fizesse ações de marketing tradicional. 

2. Possibilita a atuação em todo o Brasil ou no exterior

Um advogado na internet não precisa estar restrito a trabalhar apenas em sua cidade ou região. O meio virtual permite que o profissional preste serviços em todo o território nacional, inclusive para clientes no exterior.

Desse modo, suas possibilidades de fechar negócios aumentam, bem como a sua carteira de clientes

3. Aumenta a percepção de autoridade

Uma boa estratégia de marketing de conteúdo é fundamental para que se faça seu site ser encontrado nos mecanismos de busca e, principalmente, aumentar a percepção de autoridade. 

Isso significa que entregar conteúdos de qualidade auxilia na construção da imagem que seu público terá de você. 

4. Possibilita a redução de gastos

Para montar um escritório virtual, serão necessários alguns investimentos. Alguns deles são: site de qualidade, blog, produção de conteúdo, ferramentas, aplicativos e um software jurídico, conforme o negócio for crescendo.

De início, o investimento pode ser mais de tempo do que de dinheiro. Contudo, o valor que se investe não se compara com o dinheiro que se utiliza na construção de um escritório físico. Ou seja, escritórios virtuais são muito mais baratos do que manter uma estrutura física.

5. Aumenta a produtividade

Não precisar se deslocar, ter gastos com gasolina, ser interrompido e desperdiçar tempo evita estresses no dia a dia e contribui para uma maior produtividade do profissional.

Desse modo, ele poderá organizar sua rotina e focar no que precisa fazer sem ter esses percalços que profissionais que atuam presencialmente possuem.

É muito mais cômodo para o profissional que, ainda por cima, pode se sentir ainda melhor trabalhando em casa. Além disso, é mais fácil para o cliente que não precisa passar por esses entraves para ser atendido por você. 

É possível advogar a distância?

Para se destacar na internet, o advogado pode seguir algumas simples dicas. Veja a seguir como ser visto e atrair clientes no meio virtual!

1. Tenha uma especialização

O primeiro passo é se especializar. Isso significa escolher uma área de atuação.

Evite ser generalista na sua apresentação, pois isso apenas dificulta e prejudica as estratégias de marketing para você ser notado na internet.

Mesmo que você queira ser generalista e atender em diversos ramos, escolha apenas um para se posicionar como um especialista.

2. Defina uma estratégia

Defina uma estratégia para conseguir ter uma boa exposição e estrutura na internet. Pense nas ações que deseja tomar. Elas podem ser, por exemplo, produzir conteúdo para o blog e algumas redes sociais, realizar anúncios e dar entrevistas para jornais, dentre outras.

Pense também nos 4 P’s do marketing: produto, preço, praça e promoção.

Depois de definir uma área de especialização, defina os serviços que deseja oferecer. Deve-se definir o seu preço considerando seu conhecimento, experiência e estudos, dentre outros critérios.

A praça diz respeito ao local onde serão prestados os serviços, que pode ser no país inteiro, se assim preferir. Por fim, a promoção é o modo como serão divulgados seus serviços e o que você fará para ser notado na internet.

3. Boa estrutura online

Preocupe-se em ter uma estrutura online eficiente para atrair clientes. Além de um site profissional e responsivo, tenha um blog com bons conteúdos e perfil nas redes sociais que seu público utiliza. 

Além disso, você pode criar uma isca digital para atrair visitantes do seu site para uma lista de e-mail marketing, fazer um grupo em aplicativos de mensagens, produzir vídeos para o YouTube, dentre outras técnicas.

O mais importante é sempre mantê-las atualizadas e fomentá-las com conteúdos.

4. Marketing de conteúdo

Por mais que você deseje fazer anúncios online no Google Ads, por exemplo, não deixe de entregar conteúdo para os usuários.

Aliás, ocê pode ver os benefícios desse tipo de marketing de conteúdo jurídico em outro artigo de nosso blog.

Essa ainda é uma das estratégias mais eficientes e considerada por muitos especialistas como a moeda de troca do século XXI.

Ela pode demorar para trazer resultados. Contudo, é essencial ter persistência para que ela não seja iniciada em vão.

Como criar um escritório virtual?

Diante de tanta informação, você deve estar em dúvida sobre como começar, não é mesmo? Felizmente, é possível seguir uma ordem pra realizar todas essas estratégias.

Você pode iniciar suas primeiras ações de presença online nas redes sociais ou endereço cadastrado no Google Meu Negócio. Criar um site para ser sua home page também deve ser um dos primeiros investimentos.

É possível pagar barato por uma página estática com o básico: “quem somos”, “áreas de atuação”, “contato” e “endereço”. Mas, isso é apenas parte da inserção digital.

Essa página básica não proporciona nenhuma interação com o cliente, não atrai visitantes e não passa muita credibilidade. Portanto, é apenas o ponto de partida.

Um site profissional útil deve vir acompanhado de conteúdo permanente, conforme você verificou. Algo que explique os principais produtos oferecidos pela banca (tipos de ações, requisitos, situações mais comuns) e serviços.

Não há como pensar em um site jurídico sem produção de conteúdo informativo. Os profissionais devem reservar um tempo para isso e estarem dispostos a tirar alguns dias de trabalho para escrever.

O ideal é que esses conteúdos possam ser editados, pois as mudanças legislativas são constantes. Ou seja, seu blog precisa ser visto como um investimento prioritário também.

1. Conteúdo para aumentar sua autoridade

Embora pareça algo muito ultrapassado para algumas pessoas, o uso de blog ainda é muito poderoso para aprofundar o visitante em algum tema.

Quando as pessoas compreendem com profundidade os direitos que você aborda, maiores são as suas chances de conseguir clientes.

Além disso, o blog é uma das formas mais eficazes de desenvolver o marketing jurídico digital no seu escritório. Através do marketing jurídico digital, você pode acelerar seu sucesso exponencialmente.

Se o advogado tiver condições de contar com um profissional qualificado de comunicação – jornalista, publicitário ou relações públicas – para editar o texto, viabilizando a linguagem para o leitor leigo, melhor ainda.

Isso eleva o nível do escritório, diferenciando o advogado dos demais, que falam sem que o seu público possa compreender.

Lembre-se: é de suma importância que você fale uma linguagem que o seu público entenda.

Sempre tenha em mente que você não está falando com outros advogados, mas sim com pessoas que, normalmente, são leigas aos termos técnicos da profissão.

Por isso, evite o juridiquês!

Além disso, é importante estar ciente de que esse conteúdo é que vai construir sua autoridade na internet.

2. Evolução para Escritório Virtual

Evoluir para o que chamamos de escritório virtual é um passo ainda maior.

Ele deve ser encarado como uma filial do escritório físico que tenha atendimento digital permanente por e-mail, áreas de consultoria self-service, cadastramento de clientes para a o recebimento de material ou textos sobre assuntos de interesse e produção permanente de conteúdo informativo.

Em um futuro breve, o escritório virtual pode vir a se tornar o escritório principal, interrompendo o atendimento presencial.

Para implementá-lo, deve haver um advogado para atender as consultas dentro de um prazo razoável, uma secretária para atender os clientes online, remessa e conferência de documentos pelo correio, etc.

Além disso, é importante pensar em maneiras de atrair visitantes ao site. Ninguém digitará o endereço do site se não houver divulgação, o que é permitido pelo provimento 94/2000 da OAB, desde que siga os parâmetros éticos de publicidade na advocacia.

3. Advogado Online e Escritório Virtual: Por onde começar?

A tendência digital está alcançando também o meio jurídico. Considerar a possibilidade de ser um advogado online ou de ter um escritório virtual é uma boa medida para quem quer se antecipar no mercado.

Possuir um site equivalente a um cartão de visita digital não será suficiente. Investir na criação de um blog com conteúdo informativo publicado com frequência fixa lhe dará autoridade sobre o tema que você desenvolve e facilita o relacionamento com o cliente.

Para auxiliar na divulgação do seu conteúdo, páginas em redes sociais trazem ótimos resultados com pouco investimento. Portanto, comece a seguir as dicas do artigo e aplicá-las na prática!

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advogado online e escritório virtual

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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