Brand awareness na advocacia: entenda a importância

Brand awareness na advocacia: entenda a importância

Pouco se fala em brand awareness na advocacia. Este termo tão conhecido por especialistas em marketing e divulgação de marcas precisa ser estudado por todo advogado que deseja sucesso na carreira.

Isso porque pensar na marca, em posicionamento e em maneiras de torná-la respeitada é fundamental no mercado, independente da área. O profissional que não pensa nisso corre o risco de comprometer a sua carreira e o seu negócio.

Por isso, você precisa ler esse artigo. Continue a leitura, entenda o que é o brand awareness e veja como isso é importante para a sua advocacia!

O que é brand awareness?

Brand awareness é um termo em inglês que pode ser traduzido como reconhecimento de marca. Trata-se de um conceito que determina e mede o nível de conhecimento e familiaridade dos clientes em relação a uma marca. 

O conceito também engloba a presença de uma marca ou empresa na vida dos consumidores, demonstrando também o quanto eles se identificam com os valores, o nome, produtos ou serviços da companhia. 

Muito utilizado em diversas empresas, o brand awareness pode ser usado também na advocacia para entender o nível de conhecimento dos clientes em relação a um escritório ou advogado.

Qual é a importância disso?

Quando se pensa em grandes empresas, é possível verificar que, quando possuem uma marca conhecida e fortalecida no mercado, conseguem atrair a atenção e a admiração do público. 

Grandes marcas do mercado, como Coca-Cola, Nike, Apple, dentre outras, por terem investido nesse aspecto, conseguiram se tornar referência em seus nichos. 

Da mesma maneira, os escritórios de advocacia também podem investir em estratégias de consciência de marca para serem reconhecidos como autoridades e principalmente, serem lembrados pelo público quando se pensa na área de atuação do escritório. 

Sendo assim, ao pensar em estratégias de marketing, é interessante avaliar também o que pode ser feito para criar o brand awareness do escritório, bem como elaborar estratégias para aumentar ainda mais a visibilidade dele. 

Quais são os benefícios de pensar no brand awareness?

Iniciar uma estratégia de marketing com o objetivo de aumentar o brand awareness do seu escritório pode beneficiar o seu negócio de diversas maneiras. Veja abaixo algumas considerações! 

Aumenta as vendas 

De modo geral, quando um consumidor busca por algum produto ou serviço, ele pode lembrar de diversas empresas. Assim, ele pode consumir daquela que mais se lembra ou com a qual mais se identifica. 

Marcas mais recordadas tendem a ter resultados de vendas melhores do que as outras menos conhecidas e lembradas. 

Isso também contribui para a autoridade no mercado. Ser considerado uma referência faz com que o público confie mais na qualidade do produto ou serviço. 

No ramo da advocacia, isso também acontece. Escritórios que investem em reconhecimento de marca costumam ser mais lembrados pelo público, fazendo com que aumentem a carteira de clientes

Aumenta o alcance da marca

O brand awareness tem como intuito tornar a marca de um negócio, independente do ramo, mais conhecida. Desse modo, o alcance da marca, isto é, a sua visibilidade na sociedade, também aumenta. 

Os advogados autônomos e os escritórios de advocacia precisam pensar em maneiras de expor a sua marca, de modo a torná-la presente na vida do público-alvo de forma constante. 

Para isso, pensar em uma estratégia de marketing eficiente é fundamental. No ramo jurídico, existem diversos escritórios que utilizam estratégias para serem vistos como referência, seja na sua cidade ou região ou até em nível nacional. 

Contribui para o marketing do escritório

O nível de consciência da marca de um escritório de advocacia pode ser utilizado como base para pensar no marketing a ser feito para atrair mais clientes. 

Quando um escritório já é conhecido, é possível pensar em estratégias que o mantenham presente na vida do público-alvo e principalmente, que aumentem essa visibilidade.

Por outro lado, quando o escritório é novo e pouco conhecido, é preciso pensar em estratégias mais voltadas para iniciar e melhorar a exposição do negócio ao público.

Qual é a relação entre o brand awareness e o marketing digital?

Ao utilizar o marketing jurídico digital, os escritórios e advogados autônomos possuem total autonomia para criar conteúdos que tenham a ver com o mercado e gerem conexão com o persona, bem como campanhas personalizadas para atraí-la. 

Desse modo, é possível se aproximar do público, estabelecendo um diálogo mais direto, gerando admiração e conquistando a confiança das pessoas. 

Outro aspecto positivo do marketing digital é que é possível estabelecer métricas e medir os resultados obtidos com as estratégias aplicadas. 

Com os resultados obtidos dessas análises, o escritório poderá trabalhar o brand awareness, verificando como está a visibilidade e reconhecimento do negócio por meio do comportamento do usuário. 

Na prática, algumas métricas que podem ser acompanhadas para analisar o nível de consciência do público em relação ao escritório são:

  • Novos usuários no site;
  • Usuários recorrentes no site;
  • Engajamento nos posts das redes sociais (curtidas, compartilhamentos, salvamentos, dentre outros);
  • Alcance das postagens;
  • Volume de buscas pelo nome do escritório nos mecanismos de busca.

O brand awareness, na sociedade atual, precisa de marketing digital para ser iniciado e potencializado. Toda empresa, independente do ramo, que deseja ser reconhecida, atrair mais clientes e ser vista como autoridade no mercado precisa investir nas estratégias de marketing e focá-las para criar e aumentar a visibilidade da sua marca.

Está gostando do artigo até agora? Veja abaixo outros posts que podem contribuir para o seu conhecimento e lhe ajudar a construir o brand awareness do seu escritório, caso você ainda não invista em marketing digital:

Lista com com as possibilidades de análise do brand awareness
Brand awareness na advocacia: entenda a importância

Existe possibilidade de medir a consciência de uma marca? 

Ao contrário de muitas estratégias de marketing, em que é possível metrificar e extrair insights importantes para um negócio, medir o brand awareness pode não ser tão simples. 

Isso porque você poderá ter que utilizar diversas métricas e observar várias estratégias que aplicou para conseguir chegar a uma conclusão.

Felizmente, o meio digital facilita isso. Como visto no tópico anterior, existem diversas maneiras de tentar entender o nível de reconhecimento da marca do seu escritório.  Desse modo, você pode avaliar a visibilidade do negócio pelas métricas que achar melhor. 

O principal aspecto que deve observar é: quando se fala em uma determinada área do direito, serviço ou solução, o quão lembrado é o seu escritório? Sempre tente verificar a resposta para essa pergunta.

Além do mencionado, existem outras formas de verificar o brand awareness do escritório. Uma delas é utilizar questionários para entender como os clientes chegam até você, como ficam sabendo da existência do escritório, dentre outros aspectos. 

Você pode também realizar essas perguntas nas suas redes sociais para entender o nível de consciência do público em relação ao escritório.

Quais são os níveis de brand awareness?

De acordo com o professor de marketing da Universidade da Califórnia, David Aaker, existem quatro níveis de brand awareness. Ele os estabeleceu em sua obra “Managing Brand Equity”. Confira abaixo quais são! 

Unaware of brand 

O primeiro estágio é justamente o desconhecimento da marca. Aqui, o consumidor não consegue lembrar de nenhuma marca de um determinado segmento. Logo, significa que não há awareness

Brand recognition

Aqui, existe o reconhecimento de marca. Neste nível, o público já reconhece uma ou mais marcas de um determinado segmento do mercado, seja vendo a sua embalagem, logotipo, produto, site, postagem nas redes sociais, dentre outras. 

Brand recall

Aqui, o consumidor recorda de uma marca. Ou seja, ao ser questionado sobre as empresas de um setor do mercado, o indivíduo recorda de uma ou mais, demonstrando que existe vínculo entre ele e a companhia e entre esta última e o mercado no qual atua. 

Top of mind

Aqui, fala-se na marca mais lembrada. O último estágio do brand awareness ocorre quando uma determinada marca é a primeira que vem à mente do consumidor, sendo a principal opção de escolha quando possui uma demanda específica. 

Na prática, poucos escritórios são reconhecidos como top of mind. Ao perguntar a algum público específico sobre algum escritório de advocacia que atende às suas demandas, talvez somente uma pequena parcela lembrará de um advogado ou escritório. 

Isso demonstra que o brand awareness não é muito trabalhado por grande parte do setor jurídico. 

Como aumentar o brand awareness do seu escritório de advocacia?

Se você já investe em marketing, já está construindo o brand awareness do escritório. Por outro lado, se ainda não realiza estratégias de marketing, é essencial iniciar o quanto antes para não ser apagado pela concorrência.

Veja abaixo algumas estratégias que você pode fazer para iniciar ou então, aumentar o brand awareness do seu escritório de advocacia!

Crie uma personalidade para o escritório

Evite ser o “mais do mesmo”. Muitos escritórios já possuem blogs e entregam artigos para o público. Embora isso seja fundamental, você precisa se diferenciar.

Uma maneira de se destacar é criando uma personalidade para o seu escritório. Ela deve ser demonstrada nos artigos do blog, no site e nas postagens das redes sociais, dentre outras mídias. 

E como fazer isso? É possível se diferenciar, por exemplo, utilizando uma linguagem diferenciada, imagens únicas, investir em um bom design para as postagens, dentre outras maneiras.

Entretanto, lembre-se que é fundamental entender a fundo a persona do escritório para criar conteúdos direcionados para ela, de modo a gerar conexão e atraí-la para o escritório!

Invista em marketing de conteúdo

Ao longo desse artigo, você deve ter percebido que não tem como aumentar o brand awareness do escritório sem investir em marketing digital.

Dentre as estratégias existentes, o marketing de conteúdo é a mais utilizada e uma das mais eficientes para esse propósito. Diversos escritórios já investem muito nisso e conseguem resultados. 

Basicamente, você precisa criar conteúdos em relação à sua área e que tenha a ver com as dores e desejos do seu público. Desse modo, ao pesquisar sobre algum assunto referente ao seu nicho, os usuários podem encontrar o seu conteúdo, conhecer a sua marca, segui-la e assim, criar uma relação, passando a confiar nela.

Os advogados podem divulgar conteúdos educativos e informativos nos mais diversos formatos: texto, no blog ou no JusBrasil, postagens nas redes sociais, vídeos no YouTube, dentre outros. 

Aproveite e veja abaixo um vídeo que lhe ajuda a entender a importância de ter um blog jurídico!

Participe de eventos

Embora advogados não possam se promover da mesma forma que outros profissionais e empresas, é possível participar de eventos e fazer com que isso aumente o brand awareness do escritório.

A participação em congressos, workshops e outros eventos voltados para a sua área de atuação ou para a advocacia, de modo geral, pode lhe ajudar a se tornar conhecido entre outros colegas. 

O reconhecimento da sua marca pode e deve ser feito também entre profissionais do seu meio. Isso porque, ao fazer isso, você pode ser convidado para parcerias, outros eventos e ser lembrado por colegas que não atuam na mesma área que a sua, lhe indicando para conhecidos e clientes.

Além disso, não é vedado que você participe de eventos que interessem ao seu público alvo para que eles lhe conheçam. Embora não possa entregar panfletos, por exemplo, pode dar palestras sobre algum tema de sua expertise. 

4 Cases de sucesso de brand awareness no mercado

Existem diversos negócios conhecidos porque souberam trabalhar o reconhecimento de marca no mercado e principalmente, no nicho em que atuam. 

Confira abaixo alguns casos, inclusive na advocacia!

1.Coca-Cola

Quando se pensa em refrigerante, a Coca-Cola é a marca mais lembrada pelos consumidores. Além de trabalhar muito bem as propagandas, a empresa conseguiu deixar os seus produtos disponíveis em diversos estabelecimentos. Desse modo, as pessoas foram se familiarizando com o rótulo do refrigerante.

2. McDonald’s

Ao ver as cores vermelho e amarelo e o M, não é necessário dizer que se trata de um estabelecimento do McDonald ‘s.  A marca se tornou referência quando se pensa em hambúrgueres e fast food, por exemplo. 

Para não perder prestígio e sempre ficar na cabeça dos consumidores, a empresa investe em propagandas criativas, tanto nos meios convencionais, como televisão, quanto nos meios digitais.

3. Nubank

A Nubank é uma empresa brasileira que soube trabalhar a sua marca desde o início. O banco digital conseguiu se tornar referência no ramo pela forte presença nas redes sociais e um blog, com artigos direcionados para o público certo, dentre outros motivos.

4. Ingrácio Advocacia

A Ingrácio Advocacia é um exemplo bem sucedido de escritório que soube utilizar muito bem o marketing de conteúdo para aumentar o brand awareness. Para isso, investiram muito na produção de conteúdo para o blog, YouTube e redes sociais. 

Desse modo, conseguiram se tornar referência na área previdenciária e principalmente, entre advogados e escritórios de todo o Brasil, que já enxergam a Ingrácio como autoridade no nicho em que atuam. 

O brand awareness é fundamental para todo e qualquer negócio, inclusive na advocacia. Mesmo quem não pensa na marca ou em maneiras de torná-la conhecida, acaba fazendo isso indiretamente quando investe em marketing jurídico. 

Contudo, lembre-se que é importante pensar nas estratégias de marketing de modo que elas contribuam para aumentar a visibilidade do seu escritório. 

Gostou desse artigo? Continue aprendendo mais sobre marketing! Veja agora se fazer vídeos para o YouTube vale a pena para os advogados! 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.