A captação de clientes no escritório tem se mostrado um assunto importante entre os advogados e escritórios de advocacia.
No atual mercado de advocacia, concluir o curso de Direito, obter o diploma e registro na OAB não é mais suficiente para estar inserido no setor de trabalho. Após esses objetivos, a captação de clientes se torna uma parte fundamental da inserção profissional.
Então, para ajudá-lo nisso, vou te dar 8 dicas estratégicas para captar clientes no escritório!
O que é considerado captação de clientes pela OAB?
Antes, vamos recapitular que a OAB tem leis quanto à captação de clientes para advogados.
Uma dessas leis está registrada no Código de Ética e Disciplina da OAB, no capítulo IV, Art.28.
“Art.28. O advogado pode anunciar os seus serviços profissionais, individual ou coletivamente, com discrição e moderação, para finalidade exclusivamente informativa, vedada a divulgação em conjunto com outra atividade.”
Conforme o artigo citado, os advogados podem anunciar seus serviços profissionais, desde que seja de modo informativo. Sendo assim, os advogados devem evitar propagandas que pareçam mercantilistas ou agressivas, que incentivem ações dos clientes.
Tendo assim, compreendido isso, é hora de adotar algumas estratégias essenciais para captação de clientes no escritório.
1. Tenha um site profissional para seu escritório
Ter um site profissional como vitrine é uma das estratégias mais importantes para captação de clientes no escritório.
Sobretudo, pode-se dizer que a transformação digital revolucionou o mundo dos negócios, tornando mais possível a sua empresa ser encontrada na internet.
Sabemos que a maioria das pessoas pesquisa por uma empresa online antes de procurá-la pessoalmente. Portanto, o seu site pode ser a porta de entrada do cliente diretamente para o seu escritório.
Bem como, um bom site profissional proporcionará informações relevantes sobre os seus serviços prestados ao possível cliente. Além disso, motivará o primeiro contato com a sua empresa.
Esteja atento para fornecer suporte no atendimento e ter bons conteúdos para o seu público.
2. Investir em marketing de conteúdo
O marketing de conteúdo é uma estratégia-chave para captação de clientes no escritório, sendo ela a criação de conteúdos que sejam relevantes para o seu público.
Quando se vê a palavra marketing algumas pessoas podem pensar estar indo contra as regras da OAB, mas nesse caso não é bem assim.
Esse tipo de Marketing se trata de levar conhecimento ao leitor que esta buscando alguma informação, atraindo ele de forma sutil e educativa.
O método não se trata de fazer propagandas sensacionalistas, o seu objetivo é oferecer informações úteis. É por isso que essa estratégia é uma das melhores formas de marketing usado para captação de clientes no escritório para os advogados.
Alinhado a isso, temos outras dicas:
Esteja presente nas redes sociais:
Assim como falamos anteriormente sobre as mudanças dos negócios com a internet, reforçamos a importância de utilizá-la também de outras formas.
As redes sociais possuem um público abrangente. Se você entende bem qual seu público alvo e já escolheu sua rede social a ser usada, esteja presente nela. Você pode fazer isso para estabelecer uma conexão mais profunda com potenciais clientes e promover seu escritório.
Lembre-se de compartilhar assuntos relevantes, responder dúvidas e falar sobre mudanças importantes no âmbito jurídico.
No entanto, certifique-se de se ater ao profissionalismo e evitar assuntos pessoais que possam ser desagradáveis para o público. Isso pode ter um efeito contrário ao esperado no marketing, além de colocar em risco o seu registro OAB.
Ofereça conteúdos gratuitos:
Uma grande parcela de pessoas busca por informações sem recorrer diretamente a um advogado, e isso pode ser um fator a seu favor.
Você pode, por exemplo, oferecer materiais informativos de qualidade para o público. Se você escolheu o seu segmento, tem a oportunidade de demonstrar o seu conhecimento e experiência no assunto.
Portanto, deixe à disposição em seu site materiais como e-books, videoaulas, cursos online, infográficos, webinars, entre outras opções que estejam ao alcance de produção no seu escritório.
Utilize técnicas de SEO:
Se você já tem um site e tem publicado conteúdo nele, saiba que isso é muito relevante para a captação de clientes no escritório. Porém, para aumentar ainda mais a visibilidade desses conteúdos na internet, existe uma técnica conhecida como SEO.
Essa técnica pode ajudar a levar seus conteúdos para melhores posições em motores de busca, como o Google. Você pode adquirir conhecimento sobre ela por meio de cursos e pesquisas na internet, outra opção seria contratar alguém especializado para realizar o trabalho.
Com a técnica aplicada corretamente, você aumenta as chances de aparecer para mais pessoas na internet e, consequentemente, também pode gerar mais clientes para seu escritório também.
3. Seja um especialista
O público de um advogado é bastante amplo, mas nem todas as pessoas precisam de todos os serviços.
É mais difícil alcançar um público quando se está oferecendo tudo para todos, por isso, digo: seja um especialista.
Quando se trata de captar clientes para o escritório, é importante ter um público-alvo específico para o serviço que você oferece. O âmbito jurídico tem uma ampla variedade de setores, mas você não precisa trabalhar neles todos.
Portanto, escolher qual setor você tem mais afinidade e propriedade para trabalhar pode ser decisivo para o sucesso do seu escritório.
O mais importante para alcançar um público específico é especificar o serviço. Além disso, você pode buscar ser o melhor do seu setor e buscar diferenciais na sua prestação de serviço.
Uma abordagem específica para o cliente aumentará as chances de contratação e fidelização do mesmo.
4. Demonstre interesse
Pode parecer uma dica simples, mas é bastante valiosa na hora do cliente fechar um contrato. Nem sempre um potencial cliente procura apenas um escritório. Antes de fechar, é normal que o contato busque informações e orçamento com mais de um advogado.
Estar em contato direto com alguém que já está interessado é uma grande oportunidade de fechar um negócio. E o que pode aumentar suas chances é a sua disposição em atender o contato, já que isso vai refletir na decisão do mesmo.
Para demonstrar o interesse do seu escritório na captação do cliente, é preciso ser paciente, tirar dúvidas de forma esclarecedora e deixar todas as informações necessárias de forma clara.
Juntamente com isso, não deixe também de retornar suas ligações ou até mesmo procurar o cliente após o primeiro contato. Estabelecer na rotina do seu escritório o contato com os possíveis clientes é um grande diferencial, considerando que o mesmo tem maiores chances de fechar um negócio onde tiver um melhor acolhimento.
5. Preste um atendimento excepcional ao cliente
O trabalho de captação de clientes no escritório é válido com algumas estratégias trabalhadas em conjunto. Uma delas é prestar um atendimento de qualidade ao cliente ou até mesmo para aquela pessoa que ainda não fechou.
É de comum acordo que todas as pessoas gostam de bom atendimento, mas justamente por parecer óbvio, às vezes o assunto não é tratado dentro de escritórios.
Como prestar um atendimento diferenciado:
- Um atendimento diferenciado está além de responder aquele “olá, bom dia”. Para dar um up no seu atendimento, busque ter uma comunicação clara e transparente, explicando os processos de forma simplificada e tirando dúvidas;
- Esteja disponível para atender o cliente, sendo prestativo, respondendo rapidamente a mensagens ou e-mails. Além disso, esteja aberto para agendar reuniões, mostrando que o cliente é uma prioridade do seu escritório;
- Demonstre empatia pelo cliente, compreendendo as preocupações dele e não o tratando como leigo. Isso eleva o seu atendimento. Faça isso de modo genuíno para construir um relacionamento mais forte e duradouro com o cliente;
- Cada cliente é único, então não crie um modelo de atendimento padrão. Faça os atendimentos de acordo com a demanda individual. Busque conhecer o cliente e suas necessidades específicas;
- Faça o acompanhamento do cliente de maneira constante para mantê-lo informado. É normal que, durante alguns processos mais longos, o cliente se mostre ansioso por informações. Com isso, você pode fortalecer o relacionamento entre as partes, incluindo em sua rotina informar o cliente sobre possíveis resultados ou prazos. Isso mostrará que o advogado está engajado e preocupado com o caso;
- Outra dica super importante é conversar com os clientes evitando tantos termos jurídicos. Explique tudo de forma que ele entenda o assunto tratado, não dificulte para ele.
Dessa forma, podemos dizer que um atendimento diferenciado é necessário desde o primeiro contato, com aqueles que ainda não fecharam e com aquele que já são seus clientes.
Em consequência disso, o seu escritório será ainda mais bem reconhecido e aumentará as chances de receber as indicações.
6. Atendimento Online
Já falamos sobre atendimento de qualidade e as mudanças nos negócios com o uso da internet. Ao unir essas duas estratégias, o atendimento online vem como uma forma de se adaptar às novas demandas do mercado.
Embora alguns advogados possam ter receio com esse método de atendimento, ele oferece muitos benefícios para ambas as partes. Adicionalmente, também é um ponto-chave na captação de clientes no escritório.
O atendimento online aumenta as chances de atrair novas pessoas de mais lugares, ampliando a base de possíveis clientes.
Além disso, nem todas as pessoas têm disponibilidade ou condições de se deslocar até seu escritório físico. Consequentemente, se o seu escritório disponibiliza o atendimento de maneira online, poderá alcançar um público maior, graças a essa flexibilidade.
Outro fator relevante é que, para os advogados que estão começando, nem sempre é possível ter um escritório físico. Nesse sentido, acaba sendo uma vantagem para o mesmo a possibilidade de começar a atender de forma online.
É essencial enfatizar que o atendimento online deve ser tão eficiente, empático e de qualidade quanto o atendimento presencial. Em outras palavras, o advogado deve oferecer o mesmo nível de entrega para o cliente, independentemente da modalidade escolhida.
Entretanto, esse atendimento requer cuidados com a segurança e a privacidade das informações trocadas entre o advogado e o cliente. Use meios confiáveis para que essa comunicação aconteça de maneira segura, protegendo tanto o escritório quanto o cliente.
7. Oferecer uma consulta inicial gratuita
Oferecer uma primeira consulta gratuita pode ser um diferencial competitivo, especialmente em um mercado tão concorrido.
Seja para quem está começando ou para negócios estabelecidos. Se o foco é atrair clientes, essa abordagem pode funcionar muito bem.
Algumas pessoas pensam nos custos honorários ao procurar advogados, mas uma empresa que forneça essa primeira consulta gratuita pode ser um atrativo para elas.
Mas antes de começar, é preciso pensar estrategicamente.
Seu escritório não precisa e nem deve dispor horas de trabalho em uma consulta. Se tiver uma equipe, treine-a para usar um determinado tempo nessas consultas. Além disso, é preciso ser cauteloso para não sobrecarregar ninguém.
Então, seja estratégico para definir o tempo ou quantidade de informações e também a quantidade de pessoas que farão isso no escritório.
Quando surgir o contato, aproveite a oportunidade da melhor forma. É uma chance ótima para a captação de clientes no escritório.
Para levar o cliente a fechar um negócio, use de outros métodos que já citamos, como um atendimento excelente.
Tire suas dúvidas, responda rapidamente, demonstre interesse e sabedoria no que fala. Demonstre total empatia com a situação, se o cliente tem uma dúvida tem algum problema ali.
Aproveite o momento também para oferecer seus conteúdos informativos. Conteúdos são uma forma muito eficiente para tirar algumas dúvidas também. Além disso, estará reforçando a confiança e credibilidade da sua empresa.
É muito importante também reforçar que o serviço todo não é gratuito, e sim apenas a consulta inicial.
Por fim, como advogado valorize seu tempo e conhecimento, oferecendo a consulta inicial gratuita de forma estratégica e consciente. Isso o ajudará a garantir que a iniciativa traga os resultados positivos que você espera.
8. Peça Feedback dos clientes
Pode não parecer óbvio, mas o feedback faz parte da captação de clientes no escritório, desde que o método esteja alinhado a mudanças estratégicas.
O uso dessa ferramenta pode auxiliar positivamente o escritório a identificar seus pontos fortes e fracos. O seu escritório pode realizar isso de algumas formas.
Primeiramente, selecione seus clientes ideais para essa pesquisa. Isso fará com que a pesquisa não seja feita com aqueles clientes que você não deseja continuar atraindo.
A pesquisa com o cliente pode ser feita por formulários, que podem ser enviados por e-mail, correio, telefone, WhatsApp ou da forma como funcionar melhor para ambos.
Com a pesquisa em mãos, é importante estar aberto para ouvir as críticas e sugestões, e ao mesmo tempo manter uma postura correta. Através da mesma o escritório consegue avaliar pontos que podem melhorar e manter aquilo que já é feito corretamente.
Dessa forma, as melhorias no escritório fará com que novos clientes melhorem sempre mais os seus feedbacks. Isso fortalecerá o reconhecimento do seu negócio e melhorará as chances de indicações.
Além dessa função estratégica, os feedbacks por escrito podem ser um grande atrativo para novos clientes quando exposto em suas redes sociais e no site do escritório.
Conclusão
Em conclusão, a captação de clientes no escritório é um processo contínuo e estratégico que envolve diversas etapas.
Neste artigo, foram apresentadas 8 dicas que são muito relevantes se colocadas em prática em conjunto.
Considere desenvolver uma abordagem eficiente e diferenciada para seu escritório, levando em conta suas particularidades, necessidades e objetivos.
Assim, elas irão funcionar para atrair e fidelizar clientes no escritório de advocacia.
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar: