A partir do desenvolvimento do mercado da advocacia a competitividade entre os escritórios tem se tornado mais evidente. Com isso, entender como deixar cada vez mais seus clientes satisfeitos é fundamental para melhorar os resultados e se destacar dos demais.
Entretanto, o crescimento de tecnologias e principalmente do ambiente virtual, tornou a possibilidade de atração e conversão muito mais ampla. Desse modo, existem diferentes maneiras de conhecer, abordar e cativar novos e fiéis clientes.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre como tornar os clientes satisfeitos. Para isso, entenda a importância da fidelização de clientes, conheça 5 dicas para melhorar os resultados do seu escritório e os benefícios de ter os clientes satisfeitos.
O que é fidelização do cliente e qual a importância?
De modo geral, em todas as áreas de atuação ter os clientes satisfeitos é o reflexo do bom trabalho desempenhado dentro do escritório. Com isso, o processo de fidelização é fundamental para manter uma base de receitas e consolidar o escritório no mercado.
Portanto, para alcançar os níveis de satisfação desejados é importante entender por completo o público-alvo e as personas do seu escritório. Sendo assim, com informações mais precisas, desenvolver conteúdos e abordagens mais atrativas e coerentes.
A partir disso, o relacionamento entre escritório e clientes se torna muito mais amistosa, prática e transparente, facilitando o trabalho diário e melhorando resultados. Ou seja, o conhecimento é a chave para o sucesso de um escritório.
Qual a chave da fidelização do cliente?
O processo para satisfação do cliente é longo e tem como base um estudo constante sobre seu perfil e alinhamento com as tecnologias disponíveis. Por isso, o resultado alcançado está atrelado com o empenho e investimento, principalmente, em marketing jurídico.
Sendo assim, o tema tem relação com a maneira como o escritório deve se comunicar com seus clientes, antes, durante e após cada processo. As 5 dicas, ou passos, para tornar os clientes satisfeitos são:
- Conheça muito bem seus clientes;
- Invista em tecnologias.
- Ofereça um atendimento de qualidade;
- Política de feedback;
- Entregue os melhores resultados.
1. Conheça muito bem seus clientes
O primeiro passo para alcançar criar uma base de clientes satisfeitos no escritório é entender muito bem quem você deseja atrair. Desse modo, além de ter definido uma área de atuação é fundamental conhecer o perfil dos clientes mais atrativos.
Para isso, é muito importante desenvolver uma análise profunda sobre diferentes informações como idade, profissão, desejos, gostos e muito mais. A partir disso, é possível compreender as melhores maneiras de se comunicar, atrair e converter os clientes.
Além disso, esse conhecimento auxilia no desenvolvimento do próprio escritório, criando um ambiente adequado para a satisfação do cliente, seja virtual ou presencialmente. Afinal, existem clientes que desejam ambientes mais formais ou informais.
Portanto, o processo de satisfação do cliente está relacionado ao conhecimento pleno dos objetivos do escritório e principalmente do perfil do cliente.
2. Invista em tecnologias
A segunda dica para criar clientes satisfeitos é alinhar o seu escritório com as tecnologias do momento. A partir desse investimento é possível oferecer uma maior capacidade de gestão, comunicação e consequentemente de resultados obtidos.
Com isso, ao implementar o sistema Taskscore voltado para a gestão de equipes o funcionamento diário fica muito mais prático. Afinal, os profissionais passam a ter uma visão em tempo real e virtual sobre dados, processos, etapas e desempenho.
Além disso, o investimento em uma comunicação virtual é fundamental, apresentando o escritório de maneira sólida nos mais diferentes canais. Desse modo, é possível alcançar e atrair um número maior de possíveis novos clientes.
Para isso, é muito importante ter um bom desenvolvimento do primeiro passo, facilitando na criação de sites, redes e outros canais voltados para a atração do público-alvo.
3. Ofereça um atendimento de qualidade e deixe os clientes satisfeitos
De modo geral, são várias as possibilidades para tornar os clientes satisfeitos, mas todas elas em algum momento vão passar pelo bom serviço de atendimento. Assim, é muito importante que o escritório se faça presente a cada cliente.
Para isso, é essencial que os profissionais procurem entender os problemas e as dúvidas, buscando tornar cada processo o mais transparente e prático possível. Assim, é importante que os clientes tenham fácil acesso aos profissionais, através de diferentes canais.
Outro ponto importante é o oferecimento de atualizações constantes sobre os processos, mantendo o cliente sempre a par de todos os passos dados.
4. Política de feedback
O quarto passo para tornar os clientes satisfeitos é entender o mais rápido possível as necessidades de melhorias dentro do escritório. Por isso, conhecer defeitos no atendimento, gestão e comunicação é fundamental para oferecer os melhores resultados.
Assim, é muito importante que o escritório tenha o hábito de buscar sugestões e feedbacks dos clientes durante e após cada caso. Além disso, o escritório pode também investir em pesquisas de satisfação, desenvolvendo perguntas básicas como:
- Você indicaria o serviço do escritório para um conhecido?
- O atendimento atingiu as suas expectativas?
- Qual nota você dá para o resultado obtido?
Tais perguntas podem ser essenciais para encontrar possíveis falhas durante o desenvolvimento do relacionamento entre escritório e cliente. Assim, auxilia na maior satisfação do mesmo, oferecendo um serviço jurídico cada vez melhor e atraente.
5. Entregue os melhores resultados
Por fim, o quinto passo para tornar os clientes satisfeitos é focar nos melhores resultados possíveis em todos os serviços jurídicos que o escritório se propõe a fazer. Com isso, é muito importante que o escritório se cerque de bons profissionais e tenha uma cultura organizacional bem definida.
Além disso, para a satisfação total dos clientes é fundamental que prazos e acordos sejam cumpridos, apresentando sempre possíveis entraves e próximos passos dos processos. Ou seja, resultado eficiente alinhado com produtividade máxima e transparência.
Quais as vantagens de fidelizar clientes?
Agora que você já conhece 5 passos para tornar os clientes satisfeitos, vamos conhecer os benefícios desse longo trabalho. De modo geral, são 3 os principais benefícios: fidelização de clientes, aumento da rentabilidade e melhora na imagem do escritório.
A partir de um trabalho bem desenvolvido diariamente, os clientes passam a se tornar fiéis e até mesmo a divulgar os serviços do escritório para pessoas próximas. Desse modo, é possível criar uma base de clientes, dando estabilidade de serviços ao escritório.
Consequentemente, seguindo um ciclo virtuoso, com uma base de clientes estabelecida é possível que o escritório incremente seus resultados e receitas. Assim, pode ter ativos para investir em novas melhorias, tornando o escritório cada vez mais reconhecido e eficiente.
Com isso, um dos principais benefícios de ter clientes satisfeitos é poder destacar o escritório perante o mercado competitivo. Portanto, a imagem e reputação de qualidade tendem a serem reconhecidos, atraindo e retendo os melhores talentos e novos clientes.
Agora que você já sabe tudo sobre como tornar e as vantagens de ter clientes satisfeitos, coloque essas ideias em prática e colha os frutos no seu escritório. A partir disso, você poderá desenvolver seu trabalho, atraindo novos clientes e aumentando os serviços jurídicos oferecidos.
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