PETIÇÃO ADVBOX
Gestão de Equipes e Liderança

Você sabe como motivar advogados a produzirem mais?

A ADVBOX lançou uma série de vídeos com dicas especiais do CEO Eduardo Koetz, para fazer a equipe dos escritórios de advocacia produzir mais.

Todos os métodos sugeridos por ele, já foram testados e aprovados por advogados de todo o Brasil!

Como produzir mais na advocacia?

1 – É preciso medir o desempenho para motivar e fazer a equipe produzir mais!

A série começa com o vídeo – ‘Como Motivar advogados a produzir mais’!

Motivar as equipes jurídicas é uma missão fundamental e pouco explorada pela maioria dos escritórios. O gestor que conhece esse segredo, consegue multiplicar os seus resultados em menos tempo.

Por isso, vamos revelar algumas dicas de ouro capazes de aumentar o desempenho da equipe através da motivação!

Após anos de experiência concluímos que a motivação passa por 4 requisitos básicos

  • Humor;
  • Conquistas;
  • Saúde;
  • Energização Positiva.

Esses são itens subjetivos, difíceis de serem medidos, no entanto, é possível medir tudo isso, levando em conta a produtividade de cada colaborador.

É normal que o gestor tenha receio no início em fazer esse cálculo temendo constranger a equipe. No entanto, ao medir o desempenho do colaborador é possível apresentar para ele, o quanto produz. E esse número o motiva a produzir mais!

2 – Metas e recompensas motivam e deixam o trabalho claro para todos!

Ao ter uma meta diária de desempenho fica claro para o colaborador o que o gestor espera que ele produza, para que o escritório possa crescer e proporcionar condições de trabalho ainda melhores para toda a equipe.

Ao mesmo tempo, fica fácil para o gestor medir de forma objetiva o que cada trabalhador vem produzindo e o resultado efetivo que cada um traz para o escritório.

Pontuação por Tarefas

A partir dessa visualização o gestor pode estipular recompensas para os colaboradores baseadas na produtividade, recompensando o colaborador que vem a produzir mais.

As gratificações motivam a equipe a produzir mais e melhor, pela certeza de que todo o esforço será recompensado de forma objetiva.

3 – Ninguém fica sobrecarregado

Quando o gestor mede o desempenho de cada colaborador, ele percebe de forma visual quem está com acúmulo de tarefas.

Dessa forma, é possível fazer um remanejamento na equipe e descolocar aquela pessoa que está mais livre para ajudar aquele que está sobrecarregado.

Produzir mais

Assim, o fluxo de trabalho no escritório flui melhor, as tarefas são realizadas dentro dos prazos esperados e ninguém fica com excesso de trabalho.

Essa ação ainda motiva o colaborador que estava sobrecarregado, pois ele sente que faz parte de uma equipe e que vai poder contar com os colegas de trabalho quando necessário.

Consequentemente estará pronto para ajudar sempre que alguém precisar.

4 – Como estipular a meta correta?

Na hora de estipular as metas o primeiro passo é entender que elas precisam ser alcançáveis, o gestor não pode estipular uma meta que não pode ser cumprida dentro do período estipulado. Isso desmotiva a equipe, que passa a desconfiar do sistema adotado.

Por outro lado, as metas devem ser desafiadoras, estipular uma meta mensal que pode ser batida em uma semana vai desmotivar a equipe, pois os colaboradores vão perceber que não precisam dar o seu melhor para estarem naquele escritório, o que gera acomodação.

O mais importante de tudo é que as metas sejam objetivas e mensuráveis, ou seja, algo que possa ser medido e visualizado por todos.

Por exemplo, o gestor não pode colocar como meta que os colaboradores trabalhem menos estressados, porque é impossível medir o nível de estresse de cada um.

Para medir o desempenho de forma eficaz é preciso ter um sistema de metrificação eficiente, simples de ser visualizado e compreendido por todos. Difícil de encontrar um sistema com essas características, correto?

Você já conhece o Sistema Taskscore?

Esse pensamento estaria correto, há 2 anos antes, no entanto, hoje existe o Taskscore: Alta produtividade na advocacia, que possui todos os recursos necessários para medir a produtividade da equipe de forma eficaz, simples e objetiva!

produzir mais

Imagine uma forma de gestão de equipes que permita você gerenciar sua equipe com total controle e supervisão.

Imagine também que este mesmo sistema permita você e seu pessoal terem mais autonomia, liberdade, aumento de rendimentos e flexibilidade de horários.

Simultaneamente, imagine também que tudo isso aconteça sem ser invasivo, aumentando o controle sem que a equipe ache que você exagerou na supervisão.

Em suma, isso existe! E se chama Sistema Taskscore, uma metodologia de gestão de equipes baseada em produtividade (pontuação por tarefas), perfeita para advocacia.

Vantagens do Sistema Taskscore

Com o sistema taskscore (pontuação por tarefas) é possível que o seu colaborador venha a produzir mais, apresentando ao gestor e todos os membros da equipe jurídica um resultado em tempo real sobre as tarefas desenvolvidas por todos.

Simultaneamente, o sistema mostra qual a meta de produtividade que o escritório espera do colaborador e o que ele produziu até o momento, através de uma pontuação.

pontuação é dada previamente a cada tarefa, em geral, de 0 a 200 pontos, considerando uma pontuação maior para tarefas mais complexas e demoradas, e uma pontuação menor para tarefas simples e rápidas.

A consequência da adoção integral deste sistema em substituição do controle de horários de entrada e saída dos funcionários e colaboradores é  bastante impactante.

As principais vantagens da Pontuação por Tarefas são:

  • Aumento impressionante da Produtividade;
  • Maior Autonomia e Autogestão de cada pessoa;
  • Aumento da Motivação;
  • Flexibilidade de Horários;
  • Gerenciamento Adequado ao Trabalho Remoto em conformidade com as leis trabalhistas;
  • Aumento da Receita do Escritório;
  • Possibilidade de Recompensar melhor quem entrega mais trabalho;
  • Ter controle e supervisão total sem o gestor ser invasivo.

Taskscore no Trabalho Jurídico dos Advogados

Você sente que não consegue adquirir uma alta produtividade na sua advocacia?

Não tem conseguido que a equipe do seu escritório atinja os resultados que gostaria?

Está sobrecarregado em função de muitas tarefas e sente colegas de trabalho sem demanda?

Se você respondeu sim para alguma destas questões ou para todas, continue a leitura deste artigo.

Segundo a Lei de Pareto, 80% das causas geram 20% dos resultados. Isso também acontece nas equipes jurídicas.

Há uma tendência natural que as tarefas se concentrem em cerca de 20% da equipe, e o sistema taskscore consegue evitar isso, ou pelo menos amenizar e melhorar muito.

Enquanto a equipe comercial atua na prospecção e no atendimento, vai gerando inúmeras tarefas realizadas.

Desde a conversa com os clientes, os fechamentos de contrato, a elaboração da procurações e contratos de honorários e sua assinatura.

Entretanto, surgem volumosas tarefas da relação com o juiz, e ainda mais volumosas tarefas das relações entre a própria equipe.

Em estudo realizado pela ADVBOX, verificou-se que em média, um processo judicial demanda entre 30 e 70 tarefas.

Em um estoque de 1000 processos ativos, é possível planejar exatamente quanto é o recurso de pessoal necessário, e quando ele será demandado.

1000 processos terão em média entre 4000 e 6000 tarefas ao longo das fases de prospecção, produção e execução. Sabendo os dados da rotina do seu escritório, o gerenciamento fica muito mais fácil.

Clique no botão abaixo e faça um teste grátis da ADVBOX, conheça o Sistema Taskscore e muito mais!

trial
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas