O primeiro conselho sobre gestão financeira para um advogado que quer segurança e sucesso no futuro do seu escritório.
Sou Dr Manoel Oliveira… só eu acho que essas duas ou letrinhas “Dr” causam uma distância nada social?
Aqui não teremos Doutores ou Doutoras, somente nós, despojados de toda a formalidade, preocupados e focados em um único objetivo: Aprender!
Uma comunicação explícita, direta, dinâmica, sem floreios, sem palavras complicadas ou introdução teórica exacerbada.
Estou ciente que você tem o conhecimento jurídico da sua atuação profissional, afinal são cinco anos de faculdade, mais alguns de pós-graduação, titulações, estágio e experiências, em trabalhos e na própria vida, o que nos auxilia bastante nas situações que vivemos na nossa profissão com clientes, colaboradores e parceiros.
Mas aqui quero conversar sobre uma vertente de conhecimento tão importante para o seu atual ou futuro escritório de advocacia quanto as matérias jurídicas: Gestão.
Vamos partir do pressuposto que todos temos a consciência que o escritório de advocacia é uma empresa, e não apenas um mantenedor de vontades do advogado ou advogada quem compõem o quadro societário. O que isso significa?
Como primeira lição, significa que você não pode meter a mão no caixa! Isso é roub… é furto: “Art. 155 – Subtrair, para si ou para outrem, coisa alheia móvel: Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa”. Sim, coisa alheia, porque por enquanto, este dinheiro não é seu.
Em outras palavras, o pontapé da gestão financeira está na separação de conta pessoal e conta empresarial.
Se você já possui um CNPJ ou pelo menos uma organização de trabalho, seu escritório faz jus os pagamentos, não o(s) proprietário(s).
Estes recebem posteriormente pró-labore ou divisão de lucro.
Então quer dizer que após o esforço extremo do incansável trabalhador que caminha de sol a sol debaixo do seu terno ou sobre seu salto, temos os merecidos e honrosos honorários, sejam contratuais ou sucumbenciais, que após recebidos, serão divididos igualmente com meu sócio, minha parceira, meu fechamento, meu ombro sustentador, minha companhia, “meu amigo de fé, meu irmão camarada, amigo de tantos caminhos e tantas jornadas” (Carlos, Roberto. Carlos, Erasmo – 1977), e isso é muito justo. Correto? Não. Sua empresa também precisa de dinheiro para viver e para crescer.
Como eu estava dizendo, o escritório é uma empresa, e não um mantenedor de vontades.
Percebeu a diferença? Como falei acima, garanto que isso é 0,001% do muito que temos a aprender sobre gestão financeira em escritório de advocacia. Trabalhar sem preparo não dá bons resultados.
Você confiaria em qualquer pessoa sem formação e conhecimento específico para fazer uma cirurgia em seus olhos? Para construir sua casa?
Para dar aulas ao seu filho de um conteúdo que nunca estudou?
Entraria em um ônibus com destino à Argentina com um jovem ao volante sem carteira de motorista?
E por que confiar a gestão financeira da sua empresa a uma pessoa que provavelmente não teve a preparação devida para a função?
Ler rapidamente na internet e uns poucos vídeos não garante êxito em nenhuma das atividades acima. Quando o assunto é perícia ao que está sendo feito, não há diferença entre nós e eles, e a falta de conhecimento pode causar uma catástrofe anunciada.
Preocupe-se em aprender sobre gestão financeira diariamente, tenha na sua organização de tempo a leitura contínua sobre a matéria, pois ir na direção certa mesmo que devagar é mais importante que a velocidade no caminho errado.
Se você tem um escritório de advocacia ou deseja ter em breve, comece a pensar como um empreendedor.
Tenha atitudes empreendedoras, estude sobre, mude o modo de agir.
Não seja insistente em tomar o mesmo caminho sempre e achar que seu destino será um lugar diverso do que chega rotineiramente.
Mudar as atitudes é o primeiro passo para melhorar os resultados, e aplicar técnicas e ferramentas de gestão automatizadas no seu escritório de advocacia pode ser um grande diferencial.
Onde aprender? Basta acompanhar os demais artigos que vamos disponibilizar junto com a nossa parceira ADVBOX. Como dizia o gênio Albert Eistein – Insanidade é fazer a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
Fale conosco e saiba mais!