Todo advogado sabe que não é fácil fazer um bom banco de modelos de petições, que atenda as especificidades dos diferentes processos no dia a dia do trabalho jurídico.
Isso exige muito tempo gasto com a pesquisa de petições, organização dos arquivos e também com a atualização das peças conforme mudanças de jurisprudência regional ou alterações em entendimentos de tribunais superiores.:
Porém, com a plataforma certa para advocacia digital, é possível economizar todo esse tempo gasto. Basta um único membro da equipe atualizar ou alterar algum modelo de peça processual no sistema para atualizar para todos usuários da plataforma!
Dessa forma é possível acelerar a produtividade do trabalho jurídico de maneira bem relevante, além de potencializar ainda mais o crescimento do seu escritório com os vários outros recursos das ferramentas de advocacia digital. Clique abaixo e saiba mais!
CONTRATO DE LOCAÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA
CONTRATO DE LOCAÇÃO DE QUADRA POLIESPORTIVA
Os abaixo-assinados e que doravante se designam, de um lado como LOCADORA, (nome), pessoa jurídica de direito privado, sediada à Rua XX, nº XX, bairro XX, Município/UF, inscrita no CNPJ/MF sob o nº XX, neste ato representada por seu sócio, Sr. (nome), portador do RG nº XX – SSP/SP e do CPF nº XX, residente e domiciliado à Rua XX, nº XX, bairro XX, Município/UF, OU, XX por sua Administradora e bastante procuradora XX; e do outro lado como LOCATÁRIA, (nome), inscrita no CNPJ/MF sob o nº XX, sediada à Rua nº XX, bairro XX, Município/UF, neste ato representada pelo seu diretor, Sr. (nome), portador do RG nº XX – SSP/SP e do CPF nº XX, residente e domiciliado à Rua XX, nº XX, bairro XX, Município/UF; declaram-se justos e contratados na locação de uma quadra poliesportiva, com dimensão de XXm² , localizada no Clube Acadêmico de Atletismo, sendo a quadra, objeto do presente, situada no piso superior frontal com entrada pela Rua XX, nº XX, bairro XX, Município/UF, possuindo 5 (cinco) WC, e 1 (uma) cozinha em perfeitas condições de uso, conservação e higiene, e já vistoriado pela LOCATÁRIA, em especial as instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, locação esta contratada mediante as especificações, termos e condições a seguir:
CLÁUSULA 1ª. FINALIDADE DA LOCAÇÃO
Fins não residenciais nos termos do art. 56 da Lei 8.285/91, fazendo parte integrante do presente Contrato o Regimento Interno do Clube Acadêmico de Atletismo do qual a LOCATÁRIA tem conhecimento e aceita em todo o seu teor, obedecendo todas as regras de utilização e propaganda dentro do complexo, anexa ao presente Contrato.
CLÁUSULA 2ª. O aluguel mensal livremente convencionado nesta data será no mínimo de R$ XX (reais) OU XX% (XX por cento) do faturamento bruto, que será pago todo dia XX de cada mês.
PARÁGRAFO PRIMEIRO. No caso do valor obtido no faturamento bruto for maior do que o aluguel mínimo, este será desprezado. A LOCATÁRIA desde já dá ampla liberdade a LOCADORA para verificar o movimento do caixa, por auditoria, em qualquer tempo, independente do relatório semanal do faturamento bruto que a LOCATÁRIA deverá entregar a LOCADORA até às 18h00min da sexta-feira, sob pena de infração contratual.
PARÁGRAFO SEGUNDO. As contas de água e de luz serão pagas, correspondendo a 1/20 (um e vinte avos) da conta total do Clube. O IPTU será cobrado na fração 1/40 (um e quarenta avos).
CLÁUSULA 3ª. Em caso de atraso no pagamento do aluguel e encargos convencionais, serão cobrados juros de mora de 1% (um por cento) ao mês e multa de 10% (dez por cento) sobre a importância devida, além de correção monetária com base no índice – IGPM/FGV, e na falta deste, o índice governamental em vigor para correção monetária diária dos débitos para com a Receita Federal ou aquele utilizado para a Caderneta de Poupança, na proporção dos dias em atraso.
CLÁUSULA 4ª. PRAZO DE VIGÊNCIA
O prazo da presente locação é de XX meses, iniciando-se em (data) e terminando em (data).
CLÁUSULA 5ª. A LOCATÁRIA se obriga a pagar o aluguel, mensalmente, nas datas convencionadas, diretamente no endereço da Administradora supra citada, ou onde e a quem esta indicar.
CLÁUSULA 6ª. Decorrido cada período de 12 (doze) meses, o aluguel mensal fixo mencionado na Cláusula 2ª deste Contrato, será reajustado de acordo com a variação do (indicar o indexador escolhido), e na falta deste, o índice governamental em vigor, ou aquele utilizado para a caderneta de poupança. Se em virtude de lei superveniente, vier a ser admitido o reajuste do aluguel em periodicidade inferior à prevista na legislação vigente à época de sua celebração, concordam as partes, desde já, em caráter irrevogável, que o reajuste do aluguel será pelo indexador ora escolhido, e pelo menor prazo que for permitido pela lei posterior.
CLÁUSULA 7ª. Pelos benefícios proporcionados à LOCATÁRIA pelo direito de utilização das melhorias e participação no Clube Acadêmico de Atletismo, a LOCATÁRIA se obriga a pagar, além do aluguel referido na Cláusula 2ª, a quantia de R$ XX (reais), a título de Publicidade Comprovada das atividades concernentes à quadra alugada, que será paga nas seguintes condições:
(DESCREVER)
PARÁGRAFO ÚNICO. A Publicidade Comprovada será cobrada desde que a LOCATÁRIA requeira os serviços de publicidades, onde serão incluídas no Recibo de Aluguel mensal.
CLÁUSULA 8ª. Finda a locação, a LOCATÁRIA se obriga a devolver a LOCADORA a Quadra Poliesportiva objeto deste Contrato, em perfeito estado de conservação e limpeza.
CLÁUSULA 9ª. A LOCATÁRIA se obriga a manter a Quadra Poliesportiva locada em perfeito estado de conservação e higiene, bem como todas as instalações sanitárias, pisos e outros acessórios descritos no Recibo de Entrega das Chaves e Vistoria.
CLÁUSULA 10ª. Nenhuma modificação na estrutura da Quadra será feita pela LOCATÁRIA, salvo consentimento prévio e por escrito da LOCADORA.
CLÁUSULA 11ª. É vedada a transferência deste Contrato, no todo ou em parte, bem como a sublocação ou empréstimo da Quadra, sem prévio consentimento por escrito da LOCADORA, a LOCATÁRIA obriga-se a usar a Quadra exclusivamente para os fins já estipulados.
CLÁUSULA 12ª. Todas as exigências das autoridades federais, estaduais e municipais, inclusive Departamento de Saúde e Higiene do Trabalho, de Posto Médico, equipamentos médicos (oxigênio, desfibrilador, medicamentos), serão satisfeitas pela LOCATÁRIA às suas próprias custas e responsabilidade.
CLÁUSULA 13ª. A LOCATÁRIA declara ter pleno conhecimento de que o resgate de recibos posteriores, não significa e nem representa quitação de débitos anteriores, nem de outras obrigações decorrentes deste contrato, que não foram cobrados por quaisquer circunstâncias, em qualquer época.
CLÁUSULA 14ª. Consertos, reformas e melhoramentos efetuados pela LOCATÁRIA na Quadra Poliesportiva, ainda que necessários, correrão por sua própria conta e passarão a incorporar a Quadra Poliesportiva, automaticamente, sem direito de reembolso, indenização ou retenção.
CLÁUSULA 15ª. A LOCATÁRIA dará ciência imediata a LOCADORA de todo e qualquer dano ocorrido na Quadra Poliesportiva, assim como nos Wcs; Cozinha, instalações elétricas e hidráulicas, que impliquem em consertos em sua estrutura, como rachaduras, destelhamentos, vazamentos, enchentes, incêndios, etc.
CLÁUSULA 16ª. No caso de desapropriação do Clube Acadêmico de Atletismo, ou interdição por caso-fortuito ou força maior, por terremoto, tromba d’água, inundações, relâmpagos, explosões, incêndios, e outros sinistros congêneres, ficará a LOCADORA e LOCATÁRIA desobrigados por todas as Cláusulas deste Contrato, ficando a presente locação rescindida.
PARÁGRAFO ÚNICO. Após quaisquer sinistros, querendo a LOCATÁRIA retornar às atividades a LOCADORA dará um abatimento proporcional do aluguel pelos dias parados, ressalvado a LOCATÁRIA o direito de haver da Seguradora (Cláusula 34ª) ou do Poder Público a indenização cabível.
CLÁUSULA 17ª. No caso de interdição total ou parcial da Quadra Poliesportiva alugada, por negligência, imprudência ou imperícia do Clube Acadêmico de Atletismo, a LOCATÁRIA poderá rescindir o presente Contrato, sem pagar o último aluguel, ou esperar a abertura novamente do Clube, ficando desobrigada de pagar o aluguel do período de interdição, abrindo a mão de quaisquer outros tipos de indenização.
CLÁUSULA 18ª. Em caso de acidente que obrigue a reconstrução do Clube Acadêmico de Atletismo ou da Quadra Poliesportiva ora locada, operar-se-á automaticamente a rescisão do presente Contrato, sem prejuízo da responsabilidade da LOCATÁRIA, se o fato lhe for imputável.
CLÁUSULA 19ª. A LOCATÁRIA se obriga a fazer chegar às mãos da LOCADORA, todo tipo de aviso ou comunicação, que diga respeito à Quadra locada, sob pena de responder pelas perdas e danos que causar com sua omissão.
CLÁUSULA 20ª. O valor de todo e qualquer débito existente até o dia em que a LOCATÁRIA devolver as chaves da entrada do Clube e da Quadra, dos Wcs e cozinha, livres e desocupados de pessoas e coisas, será corrigido diariamente de acordo com a variação do índice: IGPM/FGV e, na falta deste, será adotada a mesma regra alternativa citada na Cláusula 3ª deste Contrato.
CLÁUSULA 21ª. A falta de pagamentos nas épocas supra determinadas, dos aluguéis e encargos, por si só constituirá a LOCATÁRIA em mora, independentemente de qualquer notificação ou interpelação judicial ou extrajudicial.
CLÁUSULA 22ª. Tudo quanto for devido, em razão deste Contrato, notadamente os aluguéis mensais e seus acessórios, será cobrado por ação judicial, no Foro e Comarca desta cidade, da situação do Clube Acadêmico de Atletismo (…), para que nele se exercitem.
PARÁGRAFO ÚNICO. Se cumpram todos os direitos e obrigações decorrentes do presente instrumento. Todo e qualquer comunicado, notificação, e/ou citação judicial ou extrajudicial, será recebido pela LOCATÁRIA no endereço do Clube no qual é locada a Quadra Poliesportiva. Em nenhuma hipótese poderá pleitear que tal citação/notificação seja feita por carta Precatória, em outro endereço. As citações/notificações poderão ser feitas via postal, por telex ou fac-símile.
CLÁUSULA 23ª. Em qualquer procedimento judicial a que a LOCATÁRIA der causa, correrão por sua conta, além do principal, todas as custas e despesas oriundas dessa medida, além dos honorários de advogado à razão de 20% (vinte por cento). Esta porcentagem será reduzida para 10% (dez por cento) se os valores reclamados forem liquidados imediatamente após o ajuizamento da ação, mas antes da citação, no departamento jurídico da Administradora ou de seus mandatários.
CLÁUSULA 24ª. Fica estipulada a multa de 3 (três) vezes o valor do aluguel estabelecido na Cláusula 2ª, de R$ XX (reais), vigente na época do ocorrido, que será corrigida pelos índices da Caderneta de Poupança, na qual incorrerá a parte que infringir qualquer Cláusula do presente Contrato, com a faculdade para a parte inocente de considerar simultaneamente rescindida a locação, independente de qualquer notificação. A multa será devida e paga integralmente, seja qual for o tempo decorrido do presente Contrato e tantas vezes quantas forem as violações.
CLÁUSULA 25ª. Se o aluguel e demais encargos forem pagos através de cheque, sua quitação ficará condicionada à compensação do mesmo.
CLÁUSULA 26ª. Fica a LOCADORA assegurado o direito de recusar o recebimento do aluguel sem o cumprimento dos encargos do parágrafo único da Cláusula 2ª.
CLÁUSULA 27ª. No caso de devolução das chaves, será emitido o respectivo recibo com ressalvas, obrigando-se a LOCATÁRIA pelo pagamento dos locativos, até que a Quadra, Wcs e cozinha, estejam em perfeitas condições de uso (elétrica, hidráulica, e paredes pintadas com tinta-acrílica cor areia nº AM6886 da Suvinil, de acordo com os padrões adotados nas Normas do Clube Acadêmico de Atletismo.
CLÁUSULA 28ª. Será rescindido o presente Contrato no caso de violação de quaisquer Cláusulas deste, bem como das normas inseridas no Regimento Interno do Clube Acadêmico de Atletismo mencionada na Cláusula 1ª.
CLÁUSULA 29ª. A LOCATÁRIA permitirá a realização de vistorias na Quadra, em dia e hora a serem combinados, a fim de serem averiguados o funcionamento de todas as instalações, acessórios e equipamentos de segurança. Se constatado algum vício que possa afetar a estrutura física da Quadra, Wcs e cozinha, a Locatária ficará compelida a realizar o conserto, no prazo de XX dias. Não ocorrendo o conserto, a LOCADORA poderá rescindir o presente Contrato, sem prejuízo do recebimento do valor necessário à execução dos reparos.
CLÁUSULA 30ª. No término do presente Contrato, a qualquer tempo, a LOCADORA poderá retomar a Quadra Poliesportiva para uso próprio ou para locação de outros interessados, podendo, também, renovar o mesmo à LOCATÁRIA por mais um período.
CLÁUSULA 31ª. A garantia para a presente locação é a Caução em Dinheiro de 10 (dez) locativos, que serão aplicados na Caderneta de Poupança e devolvidos no final da locação, desde que não seja necessário utilizá-la em relação a débitos de toda natureza que envolve a presente locação.
CLÁUSULA 32ª. A LOCATÁRIA se obriga a respeitar e cumprir integralmente o Regulamento Interno do Clube Acadêmico de Atletismo, bem como as determinações emanadas das Assembléias Gerais. O não atendimento desta disposição acarretará rescisão automática deste Contrato e sujeição à multa da Cláusula 24ª.
CLÁUSULA 33ª. A LOCATÁRIA se obriga a respeitar o direito de vizinhança, conforme diretrizes do Regimento Interno do Clube Acadêmico de Atletismo, bem como o que dispõe a respeito na legislação municipal.
CLÁUSULA 34ª. A quadra poliesportiva, objeto deste contrato, será segurada contra incêndio, danos por vandalismo, inundação, trombas d’água e outros sinistros, emitindo-se a apólice em nome da LOCADORA, ficando a cargo da LOCATÁRIA o pagamento do respectivo prêmio.
Após leitura, discussão, entendimento e aprovação sem qualquer restrição de todos os dizeres, termos, condições e Cláusulas deste Contrato de Locação, em especial as Cláusulas de praxe, as partes assinam suas 2 (duas) vias de igual teor, juntamente com 2 (duas) testemunhas, obrigando-se ao fiel cumprimento.
[[Cidade do cliente]], [[Dia atual]], [[Mês atual]], [[Ano atual]].
LOCADOR –
LOCATÁRIA –
DIRETOR DO CLUBE ACADÊMICO DE ATLETISMO –
TESTEMUNHA 1 –
TESTEMUNHA 2 –