O DRE de escritório de advocacia é essencial para uma gestão profissional. DRE significa: Demonstrativo de Resultado de Exercício e se baseia na competência. Entenda mais.
O que é o Demonstrativo de Resultado de Exercício – DRE de escritório?
O Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE) é um relatório contábil e financeiro adotado em todo o mundo, e extremamente útil para gestores. Introduzido no Brasil pelo art. 187, Lei 6404/76.
É possível dizer que o DRE é o relatório mais seguro para visualizar se um negócio está dando lucro ou prejuízo em determinado período.
O DRE é gerado com base na Apuração de Resultado por Competência. Por isso se baseia na competência de cada receita e despesa, independente do pagamento ter sido realizado em dia, em atraso ou sequer ter ainda se realizado.
Para entender o DRE é preciso ter em mente, antes de tudo, que o que importa é a obrigação de pagar ou receber, e não o pagamento realizado.
A obrigação do cliente em pagar honorários ou a obrigação do escritório em pagar uma despesa ou quitar um imposto são exemplos disso.
Como realizar corretamento os lançamentos da Apuração de Resultados e DRE?
Ao gerar o DRE, assim como ao gerar a Apuração de Resultado, é preciso ter em mente apenas a obrigação, ignorando completamente a data do pagamento. Isso fica mais claro em algumas situações. Vamos listar:
- Pagamento de salários: a folha de pagamento de 10/2019 corresponderá à competência 10/2019, porém, será paga somente na primeira semana de novembro, mas aqui isto é irrelevante;
- Honorários parcelados: Quando o escritório firma um contrato de R$ 10.000,00 em 10/2019 e cobra honorários em 5 parcelas, o registro no DRE (e na apuração de resultados) será de 10 mil na competência 10/2019, sendo totalmente ignorada a data dos futuros pagamentos;
- Recolhimento de INSS: A contribuição previdenciária tem seu fato gerador na mesma competência da folha de pagamento. Logo, o INSS sobre a folha de 10/2019 também terá a competência de 10/2019, mesmo que tenha vencimento somente em 20/11/2019;
- Parcelamento de Tributos: Os tributos não pagos podem, via de regra, ser parcelados em até 60 vezes junto ao fisco. Para lançar esse parcelamento, a forma correta é marcar todos os tributos vencidos e não pagos como “Registro Interno” e nas anotações escrever que “o valor foi consolidado em parcelamento tributário nº xxxx”;
- Após realizar estas anotações, criar um novo lançamento para cada parcela mês a mês, com o valor da parcela e a anotação do nº do parcelamento tributário. Recomendamos criar a categoria “Parcelamento Previdenciário” no menu “Configurações -> Categorias Financeiras (Grupo Tributos)” e fazer nesta categoria os lançamentos, para não confundir com a contribuição previdenciária normal.
Os demais tributos e impostos parcelados podem seguir a mesma lógica.
Como montar o DRE de Escritório de Advocacia?
Existem inúmeras variações de Demonstrativo de Resultado de Exercício.
Vamos explicar como montar um DRE da área de Serviços (e não de comércio), pois é como os escritórios de advocacia devem fazer. Ressaltamos que estamos baseando a explicação na ADVBOX.
Primeiro é preciso realizar todos os lançamentos financeiros com o registro da competência do mês que se deseja emitir. Ao concluir o DRE anual, é preciso ter todos o lançamentos do ano anterior realizados com a competência correta, como foi explicado acima.
Segundo lugar, é emitir a Apuração de Resultado por Competência, o que você faz em poucos cliques na ADVBOX, como está explicado no link acima.
Em terceiro lugar, é preciso gerar a sua Planilha de DRE própria. Se ainda não possuir, sugerimos fazer o download da nossa Planilha de Demonstrativo de Resultado de Exercício Anual para Escritórios de Advocacia.
A seguir, o quarto passo será copiar as Receitas da Apuração de Resultados por Competência:
O quinto passo será realizar a mesma ação para colacionar as despesas no DRE, que constam na Apuração:
Como finalizar a apresentação do DRE para os sócios do escritório?
Por fim, o quinto passo é seguir realizando o mesmo procedimento após o último dia de cada mês para manter o DRE atualizado.
Ao concluir o ano, o DRE ficará apresentável da seguinte forma (veja exemplo abaixo):
O Demonstrativo de Resultado de Exercício fica nitidamente claro e de fácil entendimento pelos sócios, mesmo que não sejam expert em gestão financeira.
Assim, as decisões do escritório podem ser tomadas com muito mais precisão e a assertividade das decisões fica bem mais clara. Especialmente acerca de:
- Distribuição de Lucros e Participações;
- Planejamento de gastos e investimentos futuros;
- Previsão de lucros futuros e receitas a serem realizadas;
- Ações acerca de inadimplência e perdas de receita;
- Possibilidade de contratação de colaboradores e ampliação da equipe.
Porque fazer a Folha de Pagamento e o DRE no mesmo arquivo de Excel?
Uma sugestão da ADVBOX para os Escritórios de Advocacia é manter o arquivo da Folha de Pagamento no mesmo arquivo do DRE.
Isso porque a Folha de Pagamento tem um peso enorme na contabilidade do escritório, e especialmente a sua organização é por competência, assim como a DRE e a Apuração de Resultados.
Desta forma, nossa Planilha DRE modelo que você pode baixar gratuitamente, inclui a DRE e também um arquivo modelo de Folha de Pagamento para você montar a sua. Nela, algumas especificidades dos escritórios atuais estão bem articuladas, como a separação entre empregados CLT, Profissionais pagos como contribuintes individuais (advogados associados, freelancers e autônomos) e os sócios.
Gostou do artigo? Esperamos sempre ajudar de alguma forma na gestão financeira de escritórios através do nosso conteúdo.
Experimente a plataforma ADVBOX para criar relatórios e análises financeiras com qualidade, de maneira simples e rápida!