Cada vez mais o desenvolvimento de um melhor serviço jurídico é essencial para alcançar melhores resultados. A partir de uma gestão de qualidade e produtividade é possível atrair novos clientes para o escritório, aumentando progressivamente o número de casos ganhos.
Desse modo, a alta produtividade na advocacia está diretamente ligada à possibilidade de melhor capacidade de gestão. Assim, os processos internos devem ser bem detalhados e entendidos por todos os membros, evitando maiores problemas de execução.
Pensando nisso, preparamos o conteúdo a seguir com tudo o que você precisa saber sobre gestão de qualidade e produtividade. Para isso, conheça um pouco mais sobre esse conceito, as principais vantagens e os pilares dessa ferramenta.
Qual a relação entre a qualidade e a produtividade?
De modo geral, uma gestão de qualidade e produtividade visa aprimorar a visão que todos os membros do escritório têm sobre os diversos processos. Assim, se torna uma ferramenta extremamente eficaz e fundamental para obter resultados positivos.
Com isso, a gestão tem o objetivo de controlar processos, desde as finanças até a gestão de dados e contratos dentro de um escritório. Portanto, visa auxiliar os colaboradores a terem acesso rápido e claro de todas as informações necessárias para cada ação.
Vale destacar que a qualidade e produtividade de um escritório podem ser medidas de maneira individual e coletiva. Logo, os variados processos de gestão podem englobar ações e processos para analisar o desempenho em curto e longo prazo de cada membro.
Quais as 4 etapas da Gestão da Qualidade?
Agora que você já sabe o que é uma gestão de qualidade e produtividade, vamos conhecer um pouco mais sobre as 4 etapas dessa ferramenta. A partir desse conhecimento, será mais fácil entender a sua importância para o desenvolvimento do escritório.
1. Foco no cliente
Certamente um dos grandes pilares da gestão de qualidade e produtividade é o foco no cliente. Sendo assim, os escritórios devem ter como meta, além de alcançar os objetivos traçados, superá-los, para assim melhorar a entrega e o êxito do serviço prestado.
Para isso, é muito importante que os advogados tenham a capacidade de analisar as necessidades de cada cliente, buscando atendê-los com a máxima eficiência. A partir disso, será possível estabelecer um plano de ação, determinando processos e iniciativas.
2. Liderança proativa
Para garantir uma boa gestão de qualidade e produtividade é muito importante que o escritório tenha desenvolvido uma boa cultura organizacional. Ou seja, que o ambiente de trabalho seja atraente, buscando extrair ao máximo de cada colaborador.
Desse modo, os advogados e outros trabalhadores podem trabalhar diariamente mais motivados e em sintonia com as lideranças, em torno de um objetivo comum. Com isso, um bom líder é capaz de antever problemas, estimular seus liderados e alcançar bons resultados.
3. Melhoria contínua
Outro pilar importante para a gestão de qualidade e produtividade é a busca pela melhoria contínua. Por isso, o investimento em processos otimizados e eficazes é essencial, como por exemplo, o sistema Taskscore.
A partir do sistema taskscore, também chamado de pontuação por tarefas, é possível ter uma visão ampla sobre a melhora contínua de produtividade dentro do escritório. Assim, o corpo jurídico tem acesso, em tempo real, às tarefas realizadas por todos.
Com isso, o investimento em tecnologias modernas e acessíveis torna o ambiente de trabalho muito mais eficiente e produtivo, criando maiores êxitos e resultados. Afinal, é cada vez mais importante utilizar a tecnologia para aperfeiçoar o trabalho, independente da área de atuação.
4. Visão sistêmica
Além disso, o quarto pilar tem relação com o conhecimento pleno de todos os processos e tomadas de decisão dentro de um escritório. Por isso, é fundamental que os líderes, a partir de ferramentas e dados, tenham acesso a todo o desempenho do escritório.
A partir disso, a gestão passa a ser mais coesa, direcionando cada etapa e processo para o caminho necessário para se obter os resultados esperados. Desse modo, garantir que a reputação e satisfação dos clientes seja atendida.
Quais os 3 benefícios da gestão da qualidade?
Depois de conhecer alguns dos principais pilares da gestão de qualidade e produtividade, vamos conhecer alguns dos grandes benefícios de sua implementação:
- Melhor desempenho;
- Satisfação do cliente;
- Melhora da comunicação interna.
1. Melhor desempenho do escritório
Certamente um dos grandes benefícios da gestão de qualidade e produtividade é a melhora no desempenho de curto e longo prazo dentro do escritório. Afinal, todos os membros da equipe jurídica passam a ter tarefas e processos bem determinados.
A partir disso, é possível ter uma visão mais ampla sobre cada ação, garantindo ao escritório uma maior probabilidade de casos ganhos. Desse modo, impacta diretamente nos resultados obtidos e no aumento da rentabilidade individual e coletiva.
2. Satisfação do cliente
Diretamente ligado ao primeiro benefício, a melhora na satisfação do cliente é uma das grandes vantagens da gestão de qualidade. Portanto, ao ter um conhecimento claro sobre as demandas e com melhores resultados, os clientes se tornam mais satisfeitos.
Sendo assim, um ciclo virtuoso que desenvolve para o escritório uma onda de processos bem realizados, atraindo mais e novos clientes. Por isso, a implementação de uma gestão de qualidade e produtividade cria um ambiente propício para o fechamento de novos serviços jurídicos.
3. Melhora na comunicação interna
Outro benefício muito importante a ser destacado é a possibilidade de, através dos resultados satisfatórios, estimular ainda mais a equipe jurídica. Assim, os profissionais se mostram mais engajados e motivados para exercer melhor suas funções.
Com isso, a probabilidade de desenvolver uma equipe mais unida e interativa aumenta, facilitando a comunicação interna e consequentemente a reputação do escritório.
Conclusão
Com todas as informações apresentadas no texto fica evidente a importância de uma gestão de qualidade e produtividade dentro de um escritório. Afinal, ela é capaz de proporcionar taradas e processos bem determinados.
Sendo assim, uma maneira eficaz de organizar as demandas de cada membro da equipe jurísica e capaz de estimular e extrair o máximo de cada um. Para isso, é muito importante o investimento em tecnologia.
Com isso, a implementação de sistemas, como o Taskscore, pode ser fundamental para proporcionar aos líderes uma gestão mais ampla e eficiente. Desse modo, passam a ter uma visão ampla de cada tarefa e membros da equipe.
Mais conhecimento para você!
Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar: