Isca digital advogado
Marketing Jurídico Digital

Isca digital para advocacia: como ser referência e captar mais clientes online

Acredite: os seus futuros clientes estão online. Cada vez mais a busca por serviços como o de escritórios jurídicos acontecem por meio de pesquisas em sites como o Google. Por essa razão você como advogado autônomo ou escritório não pode deixar de pensar em como ter uma isca digital na advocacia. 

Se você ainda não se familiarizou com os conceitos de isca digital na advocacia e não sabe como aplicá-los, não se preocupe! Esse conteúdo foi produzido pensando exatamente em atender a essas questões e te ajudar a ser referência no seu segmento. 

No entanto, antes de falar sobre o que é uma isca digital para advocacia, precisamos falar sobre estratégias de marketing digital em negócios jurídicos. 

Como mencionamos no começo deste texto, o seu futuro cliente está online e ele vai buscar referências a respeito do seu serviço de forma digital. Ou seja, mesmo que você não queira, é possível que existam informações a respeito do seu escritório na rede. 

Por isso, começar um planejamento completo de marketing digital é tão importante. Com uma visão detalhada a respeito do perfil de público que quer atingir, quais seus comportamentos na rede e os serviços jurídicos que mais são relevantes, o caminho começa a ser traçado. 

Apesar das inúmeras regras apontadas pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) com relação ao uso das técnicas de marketing para advogados e escritórios jurídicos, existem muitas opções que podem ser feitas. 

E o marketing de conteúdo é uma delas. E é exatamente sobre ele que vamos abordar neste conteúdo. 

Continue lendo para descobrir!

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

A isca digital na advocacia está completamente ligada a um bom marketing de conteúdo. Afinal, iscas são qualquer tipo de formato de materiais que você vai entregar para as pessoas que podem se tornar clientes do escritório no futuro. 

Veja alguns modelos de isca digital para advocacia:

  • eBooks;
  • Infográficos;
  • Quiz;
  • Calculadoras;
  • Planilhas;
  • Cursos digitais;
  • Podcasts;
  • Webinars. 

Cada uma dessas opções citadas acima oferece algum tipo de valor para as pessoas interessadas no serviço do escritório. 

Trata-se de uma oferta de conteúdo muito mais rica, que aposta nos detalhes e em uma produção mais elaborada quando comparada com um post simples no blog ou um compartilhamento de informações em redes sociais. 

Esses materiais ricos têm como foco a oferta de valor. E, quando falamos em oferecer valor para esse futuro contato da nossa base de leads, precisamos pensar que se trata de uma relação de ganha-ganha. 

Ou seja, a pessoa vai ganhar ao receber um material muito específico que vai agregar em conhecimento para ela. Em troca, ela precisa compartilhar alguma informação relevante para a estratégia do escritório. 

É aqui que está a isca digital na advocacia. O escritório oferece o conhecimento e, em troca, ganha o contato daquela pessoa. 

Essa é uma das premissas do inbound marketing, conceito que se popularizou nos últimos anos e tem como objetivo:

  • Atrair os contatos;
  • Converter em clientes;
  • Encantar os clientes que estão na base. 

Trabalhar com iscas digitais na advocacia é uma metodologia interessante, principalmente quando levamos em consideração as regras da OAB que não permitem a mercantilização da profissão. 

Com as restrições com relação à divulgação dos serviços, a criação de estratégias de marketing de conteúdo torna-se a saída mais efetiva para encontrar pessoas qualificadas que poderão se tornar clientes no futuro. 

Como captar clientes online advocacia?

Ao produzir uma isca digital, o escritório coloca na rede um material de valor muito importante. Afinal, essas produções precisam ser mais elaboradas para que o cliente enxergue o valor delas a ponto de deixar seus contatos para o escritório.

Lembre-se: é imprescindível que esses materiais sejam exclusivos e muito bem produzidos. Por essa razão, o time de marketing jurídico deve se debruçar para estudar quais os conteúdos que podem ser transformados em uma isca digital para advocacia. 

Por exemplo, não é possível afirmar que para o seu escritório o melhor formato será o de eBooks. Talvez este seja o mais comum dentro das estratégias de inbound marketing e iscas digitais. 

No entanto, com o tempo é possível perceber quais formatos de isca digital na advocacia funcionam melhor para o seu modelo de negócio. 

Porém, para chegar a esse nível de detalhamento, é essencial conhecer o comportamento das pessoas que já tem contato com a sua base. Se o seu escritório tem um software jurídico, boa parte deste caminho foi percorrido. 

A partir dos dados oferecidos pela tecnologia, é possível mapear quais formatos de conteúdo costumam ser mais aceitos pelo perfil de personas que são o alvo do negócio. 

Infográficos, por exemplo, podem ser utilizados para atingir públicos que desejam conteúdos aprofundados, mas de consumo mais rápido. E eles podem estar conectados a outras estratégias de conteúdos ricos, como um webinar gravado. 

Aliás, gravar aulas com especialistas do seu escritório com o objetivo de sanar dúvidas pode ser uma excelente estratégia para atrair futuros clientes. Afinal, com os vídeos você apresenta os profissionais e cria uma relação entre eles e o público. 

Tenha calma ao estabelecer as iscas digitais

Se o seu time de marketing ainda não está acostumado a oferecer uma isca digital para a advocacia, lembre-se que não é sustentável iniciar com muitos testes em diferentes formatos. 

Por se tratar de um conteúdo muito mais denso e trabalhoso, o mais indicado é ter calma e apostar em uma ação por vez. No inbound marketing os testes e suas análises valem ouro! 

Sabendo disso, é essencial que a equipe conheça o perfil do público. Se for necessário, um estudo de personas pode auxiliar na tomada de decisões com relação aos formatos de isca digital para advocacia. 

Por exemplo, dependendo do tipo de persona, é possível que ela prefira consumir um eBook no lugar de reservar um tempo na agenda para assistir a um webinar ao vivo. Por outro lado, cada vez mais têm sido tendência o compartilhamento de conteúdos em áudio, no formato de podcasts.  

Com o conteúdo em mãos, chegou a hora de fazer a distribuição dele. E como você já sabe: agora entra em cena a relação de ganha-ganha. 

Por isso, para que o conteúdo seja recebido pelo contato, ele vai precisar deixar informações que serão valiosas para o escritório em um futuro próximo. Veja alguns dados que podem ser solicitados:

  • Nome;
  • E-mail;
  • Cargo;
  • Telefone.

Ao pedir essas informações do seu contato, você começa a estabelecer uma conexão com a pessoa. Normalmente essa isca digital é disponibilizada em uma landing page (em português, página de destino – ou seja, o lugar em que o conteúdo será baixado). 

O texto da landing page precisa ser escrito com cuidado, com foco em mostrar o valor daquele conteúdo rico para que não reste dúvidas ao contato que ele precisa do material para absorver mais informações a respeito de determinado tema. 

Como divulgar serviços de advocacia?

Pronto! Agora que você já sabe que precisa criar a isca digital na advocacia e que esta deve ser disponibilizada em uma landing page produzida com atenção às chamadas de ação. Ou seja, botões com textos como “Baixe agora o material” que vão estimular a conversão. 

No entanto, essa é a primeira parte da jornada de troca com os contatos que acabaram de receber os seus materiais. A partir de agora o time de marketing em contato com o comercial do escritório deve estabelecer um plano para manter essa pessoa em contato com o negócio. 

O objetivo, afinal, é que o escritório continue sendo lembrado por esse contato até o momento que ele decida que precisa de serviços jurídicos e considere os seus profissionais como os ideais para o atendimento de determinado caso. 

Para que isso aconteça, é importante que as iscas continuem ativas e se estendam para as etapas do funil de vendas. Crie fluxos de nutrição que vão evoluindo de acordo com as etapas de conhecimento de cada público. 

Neste momento, lembre-se também de entender quais os interesses da base de contatos e ofereça cada vez mais conteúdos qualificados que vão manter essas pessoas interessadas mesmo antes de fecharem um contrato com o escritório. 

Aliás, em parceria com o comercial, é importante que o time de marketing revise constantemente a qualidade desses contatos gerado para entender se as pessoas que estão chegando na base correspondem ao público de interesse do negócio. 

Conte com o suporte da tecnologia

Todas as etapas de criação de isca digital para advocacia podem se tornar ainda mais eficientes quando se tem o apoio da tecnologia. 

Verificar quais conteúdos engajam melhor, formatos e propostas de e-mails de nutrição devem fazer parte do dia a dia de uma equipe de marketing jurídico que está focada em gerar valor para os clientes e entregar contatos de qualidade para o time de vendas. 

A ADVBOX está pronta para tornar a estratégia de marketing do seu escritório de advocacia ainda mais efetiva, apoiando no conhecimento da base e na comunicação de forma geral. 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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