AUTOR: IDEAL MARKETING.
Marcar presença no ambiente digital é importante para diversas áreas, inclusive para setores que antes tinham mais limitações para a divulgação do negócio, como é o caso das áreas da saúde e do direito. Isto posto, cada vez mais os advogados consideram o marketing de conteúdo jurídico para desenvolver seu escritório e oferecer serviços à sociedade.
Afinal, o conteúdo tornou-se uma valiosa moeda de troca na internet e a forma como os profissionais se posicionam neste ambiente pode ajudar a alavancar o atendimento jurídico.
Deste modo, investir em boas estratégias e criar materiais de qualidade é o jeito de atrair novos clientes.
Aliás, um ponto importante ao investir em estratégias de divulgação para o escritório é que as ações devem respeitar as regras e exigências de publicidade impostas pelo Código de Ética da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).
Com algumas restrições estabelecidas pelos órgãos, os profissionais podem se questionar sobre “como destacar o escritório de advocacia conforme as leis?”.
É neste cenário que o marketing conteúdo pode ser uma excelente ferramenta para conquistar novos clientes, fidelizar os antigos, além de ajudar na visibilidade do negócio de forma ética.
Sendo assim, entender o conceito, como implementá-lo no segmento de advocacia e os seus benefícios são formas de se destacar no segmento e realizar estratégias mais adequadas e efetivas.
O que é marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo é um conjunto de técnicas focadas na criação e no compartilhamento de conteúdos relevantes na internet.
Assim, a estratégia se baseia na ideia de que, a partir do momento em que uma pessoa entra em contato com algum conteúdo de valor do negócio e se identifica com ele, mais confiança na empresa e maior potencial de conversão serão conquistados.
Ou seja, o material ajuda a sanar dúvidas e necessidades da pessoa, que acaba se identificando com a empresa e passa a interagir mais com ela, até que recorra a um atendimento e a contratação do serviço.
A identificação ajuda muito nos negócios, tornando a sua empresa uma referência na área de atuação, ajudando na visibilidade e colocando o seu negócio em contato com os leads (potenciais clientes).
O conteúdo relevante é composto por informações que ajudam a criar um relacionamento com os leads e abordam especificidades do setor jurídico, trazendo esclarecimento sobre a área.
Por isso, os materiais podem ser criados em formatos distintos e divulgados em diferentes canais, como:
- E-books;
- Videoaulas;
- Podcasts;
- Postagens em blog e mídias sociais;
- Infográficos;
- Vídeos.
Estes são apenas alguns exemplos de formatos de conteúdos que podem ser elaborados e distribuídos em blogs próprios e parceiros e nas redes sociais, principalmente.
Importância de investir em marketing de conteúdo jurídico para o escritório
Quando as pessoas estão em busca de produtos ou serviços, é comum o processo de pesquisas no Google a respeito dos melhores profissionais e como resolver o problema antes de fechar um negócio.
Essa regra também vale para a área de advocacia. Dessa forma, é importante que os escritórios e profissionais do segmento marquem presença na internet, aumentando as chances de ter novos clientes.
Disponibilizar conteúdos de qualidade para os leads e investir em bons relacionamentos são formas de ficar sempre ao alcance do seu público-alvo.
Como colocar o marketing de conteúdo jurídico em prática?
Com algumas dicas simples é possível implementar o marketing de conteúdo no seu escritório ou perfil profissional e ter excelentes resultados. As principais ações nesse sentido são:
Aposte em materiais educativos
Muitas pessoas têm dúvidas sobre questões legais, processos e outros assuntos relacionados ao ramo jurídico. E como elas solucionam as dúvidas? Buscando conteúdos na internet.
Sendo assim, uma estratégia de conteúdo eficiente é uma maneira de educar o público-alvo, sanando as dúvidas no dia a dia.
Ao criar conteúdos sobre as principais dúvidas e assuntos que interessam aos leads, os profissionais ganham credibilidade e se tornam uma referência na área.
Esteja por dentro das tendências de mercado
No direito, algumas áreas estão em crescimento e não são todos que sabem disso.
Se o seu escritório presta serviços em áreas pouco conhecidas, como direito ambiental, desportivo ou digital, os seus clientes devem saber desta novidade.
Os profissionais podem explicar os motivos da área ser importante e estar expandindo ou mesmo o motivo de ser interessante investir nela.
Deste modo, os leads podem se informar sobre as tendências na área jurídica e você pode deixar os serviços do escritório à disposição.
Dedique-se a traduzir o ‘juridiquês’
Os conteúdos e materiais de direito possuem uma linguagem mais complexa e técnica, o famoso juridiquês. Contudo, muitos termos não são conhecidos do grande público e dificultam a compreensão dos direitos e deveres em cada situação.
Ou seja, o uso de expressões do universo jurídico impede que as pessoas entendam as questões jurídicas.
Isto posto, desenvolver materiais com uma linguagem mais acessível, traduzindo o juridiquês e usando uma linguagem mais simples é o modo de todos compreenderem os conteúdos e a empresa conquistar mais clientes.
Divulgação dos conteúdos
O compartilhamento dos conteúdos produzidos é uma das dicas mais importantes. Em outras palavras, sem distribuí-los, ninguém terá conhecimento sobre os materiais ou da existência (e importância) do escritório.
Um bom trabalho de divulgação permite que os conteúdos cheguem em muitas pessoas.
Sendo assim, divulgar nas redes sociais, utilizar anúncios pagos, enviar newsletter para clientes cadastrados e usar plataformas especializadas em direito são maneiras de fazer uma excelente divulgação.
Conclusão
Investir no marketing de conteúdo jurídico para o seu escritório é o caminho para ter novos clientes. Portanto, também é fundamental para se tornar referência na área, ter mais credibilidade e muito sucesso nos serviços jurídicos.
Por isso, investir tempo e capital para se aperfeiçoar nessa área ou contar com profissionais especializados é crucial para ter ações mais qualificadas e obter os benefícios mencionados de forma estratégica e a longo prazo.