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Marketing Jurídico Digital

Marketing Jurídico Digital OAB: regras e como fazer

O desenvolvimento do mercado de advocacia está diretamente ligado com a crescente do ambiente virtual. Com isso, o debate acerca do marketing jurídico digital OAB está se tornando cada vez mais importante. 

Por isso, entender como se relacionar e converter os clientes de maneira digital é fundamental para obter melhores resultados dentro do escritório. Assim, estudar e conhecer as regras e possibilidades de relacionamento é essencial. 

Para isso, preparamos um conteúdo completo sobre tudo o que você precisa saber sobre marketing jurídico digital OAB. Portanto, confira o que é, quais as regras determinadas pela OAB e como fazer um marketing jurídico de sucesso. 

É permitido marketing jurídico?

De modo geral, o marketing jurídico digital OAB está relacionado às estratégias de comunicação que os profissionais e escritórios do setor utilizam no ambiente digital para promover seus serviços jurídicos 

Desse modo, é capaz de possibilitar a construção de uma marca mais forte, alcançar novos clientes e criar uma aproximação com o público-alvo. Afinal,  com o avanço da tecnologia e o crescente uso da internet, muitas pessoas buscam informações e serviços jurídicos online. 

Por isso, o marketing jurídico digital OAB é fundamental para que o escritório e profissionais possam desenvolver e apresentar seus serviços. Entretanto, existem algumas maneiras e regras de trabalhar nesse meio. 

Para isso, é essencial que os profissionais se atentem a produção de conteúdos de qualidade e relevantes. Ou seja, desenvolvimento de blogs, artigos e outras publicações que respondam às dúvidas dos clientes. 

Além disso, para o sucesso do marketing jurídico digital OAB é muito importante a atenção para o e-mail marketing e o SEO (Search Engine Optimization). A partir disso, o site do escritório pode conquistar melhores posições nos buscadores, o que pode desencadear novos clientes e processos. 

1. Gestão e produtividade

Vale destacar que o marketing jurídico digital OAB também muito importante para possibilitar uma maior produtividade das equipes. Desse modo, é essencial uma boa interação entre os setores, principalmente de marketing com os gestores. 

A partir disso, é possível estabelecer um bom plano estratégico com objetivos traçados para o alcance de novos clientes, novos processos e melhores resultados.

Para isso, é fundamental uma gestão de qualidade, proporcionando um trabalho cada vez mais eficaz para todos os profissionais, obtendo cada vez mais êxito diário.

Com isso, para obter um maior controle de todas as tarefas desempenhadas pelos profissionais do escritório, o sistema Taskscore é excelente. Afinal, ele possibilita uma visão ampla de todos os processos, informações e empenho de cada colaborador. 

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Como fazer marketing digital na advocacia?

Assim como em todas as áreas, o marketing jurídico digital requer diretrizes para que os escritórios possam atuar em igualdade e conformidade. Com isso, a OAB criou algumas normas que devem ser seguidas por estes profissionais. 

1. Pode fazer

  • Criação e a divulgação de conteúdo de qualidade e com caráter informativo;
  • Seguir as normas do Código de Ética e Disciplina e Provimento 205/2021 para atuação em redes sociais por profissionais e escritórios;
  • Impulsionamento em redes sociais é permitido, desde que não se trate de publicidade contendo oferta de serviços jurídicos;
  • O uso de chatbot é permitido para facilitar a comunicação ou melhorar a prestação de serviços jurídicos. 

2. Não pode fazer

  • Não é permitida a produção de publicações com objetivos mercadológicas, ou seja, com divulgação de promoções, brindes e sorteios;
  • Não é permitida a divulgação de lista de clientes do escritório com fins publicitários;
  • Não é permitido a compra de matérias em veículos de comunicação para divulgação do escritório ou advogado.

Quem pode fazer marketing jurídico?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o conceito, a importância e as regras que envolvem o marketing jurídico digital OAB, que tal conhecer seu desenvolvimento? Confira agora alguns passos principais para alcançar o crescimento do seu escritório.

1. Estude seus clientes

O primeiro passo para um marketing jurídico digital OAB de sucesso é desenvolver um conhecimento profundo sobre os clientes que desejam ser alcançados. Com isso, é possível entender o tipos de conteúdos e as melhores estratégias para criar um relacionamento ainda mais assertivo. 

Por isso, comece buscando entender que são os clientes e o público-alvo do escritório, compreendendo suas necessidades e dúvidas. Para isso, é interessante realizar pesquisas de mercado, análise de persona e outras ferramentas de estudos. 

De modo geral, ao saber detalhadamente o perfil dos clientes, como faixa etária, cargos, interesses e outras informações menos complexo se torna o processo produtivo. Ou seja, os conteúdos podem alcançar e responder as dúvidas de seus possíveis novos clientes. 

Portanto, esse processo é o passo inicial, que é fundamental para o sucesso de todo o plano estratégico desenvolvido pelo escritório e equipe de comunicação. Logo, facilitar a produção de conteúdos de melhor qualidade, autoridade e assertividade.

2. Crie um site

Certamente um dos primeiros passos para o desenvolvimento do marketing jurídico digital OAB é a criação de um bom site. Por isso, é muito importante que ele tenha uma boa estrutura e esteja otimizado de acordo com estratégias de SEO. 

A partir disso, é possível tornar o site a principal vitrine dos serviços jurídicos do escritório. Desse modo, é um local onde os clientes podem ter acesso tanto a conteúdos de qualidade como informações gerais sobre os profissionais, endereço e áreas de atuação. 

Portanto, é muito importante que o site e os conteúdos, como blogs, passem por manutenção e abastecimento constante. Com isso, é possível fazer com que o site crie e apresente relevância tanto para os clientes quanto para os navegadores de busca, alcançando cada vez mais clientes e autoridade.

3. Desenvolva conteúdos de qualidade

Como citado anteriormente o desenvolvimento de conteúdos de qualidade é um dos focos do marketing jurídico digital OAB. Por isso, é muito importante que as publicações nos mais variados canais consiga se relacionar com o público. 

Desse modo, é essencial que os assuntos abordados pelo escritório forneçam um bom entendimento por parte dos leitores e usuários. Portanto, a contratação ou desenvolvimento de conteúdos claros e de fácil absorção é fundamental. 

Além disso, é muito importante que cada conteúdo esteja otimizado para a rede social em questão. Afinal, cada canal requer uma linguagem ou diagramação especial, o que facilita a entrega e principalmente o entendimento do usuário. 

4. Esteja presente em diferentes canais e redes sociais

Por fim, para o sucesso do seu escritório no marketing jurídico digital OAB é fundamental que o escritório esteja presente em diferentes canais. Isso porque os clientes podem estar em diferentes redes sociais, o que requer uma atenção às necessidades de cada canal.

Portanto, é importante que o escritório crie perfis de qualidade em canais como Instagram e Youtube, mas também desenvolva um bom trabalho de e-mail marketing. 

5. Invista em marketing jurídico digital OAB e desenvolva seu escritório

Agora que você já sabe tudo sobre o marketing jurídico digital OAB é possível entender a importância desse debate, certo? Logo, fica evidente a necessidade de fazer o seu escritório cada vez mais presente no ambiente virtual. 

Com isso, procure se cercar de profissionais de alto gabarito e desenvolver regularmente conteúdos de qualidade para seus clientes e público-alvo. A partir disso, será possível alcançar melhores resultados, proporcionando mais autoridade e serviços jurídicos ao seu escritório. 

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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