Advocacia

Planejamento estratégico na advocacia: qual a importância e como funciona?

Entre reuniões, audiências e prazos apertados, é difícil parar para pensar no futuro. Porém, o planejamento estratégico na advocacia é essencial para o sucesso a longo prazo.

Sabemos que o dia a dia no escritório pode ser corrido e desafiador, por isso, é importante estabelecer metas e objetivos com o auxílio de tecnologias.

Desse modo, um software jurídico pode ser um grande aliado, pois os escritórios que não se planejam estão mais propensos a ficar para trás.

O que é advocacia estratégica?

Segundo o Michaelis, Dicionário Brasileiro de Lingua Portuguesa, estratégia é:  

“Arte de utilizar planejadamente os recursos de que se dispõe ou de explorar de maneira vantajosa a situação ou as condições favoráveis de que porventura se desfrute, de modo a atingir determinados objetivos”.

Essa definição ajuda a entender que a advocacia estratégica transcende a prática jurídica diária, pois envolve uma abordagem proativa e orientada para o futuro.

Sendo assim, os profissionais do Direito moderno não apenas reagem a eventos legais, mas também antecipam mudanças, reduzem riscos e identificam oportunidades. 

Em outras palavras, isso lembra um jogo de xadrez, onde cada movimento no tabuleiro é pensado com antecedência, mas a tecnologia torna isso mais fácil.

O que colocar no planejamento estratégico?

Um plano estratégico bem-sucedido na advocacia deve ser abrangente e considerar todos os aspectos do escritório, desde as áreas jurídicas até a gestão interna.

Ao focar no uso de tecnologias, como um software jurídico, os escritórios de advocacia podem melhorar sua eficiência, produtividade e ampliar a clientela. 

Isso pode ajudar os escritórios a alcançar seus objetivos estratégicos e crescer seu negócio. Confira alguns elementos que podem ser incluídos no planejamento:

  • Visão: declaração clara e concisa do que o escritório deseja alcançar no longo prazo, incluindo como a tecnologia será usada para alcançar esse objetivo;
  • Missão: descrição do propósito do escritório e dos valores que ele defende, incluindo como a tecnologia é alinhada com esses valores;
  • Objetivos: objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com prazo definido, incluindo objetivos específicos para o uso de tecnologia;
  • Estratégias: as ações que serão tomadas para alcançar os objetivos, incluindo estratégias específicas para a adoção do software jurídico;
  • Recursos: os recursos necessários para executar as estratégias;
  • Cronograma: um plano para implementar as estratégias, incluindo um cronograma para a adequação às tecnologias como o ADVBOX software;
  • Sistema de monitoramento e avaliação: processo para acompanhar o progresso e fazer ajustes, incluindo indicadores de desempenho.
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Como fazer um planejamento na advocacia?

Depois de um panorama geral sobre a relação entre estratégia e advocacia, você certamente está curioso para descobrir como colocar isso em prática.

Por isso, vamos demonstrar os principais tópicos que você deve pensar quando começar a fazer o planejamento estratégico do seu escritório.

Pode até parecer trabalhoso, mas é algo que vale a pena, pois interfere até na produtividade e rentabilidade, então usar um software jurídico facilita bastante.

1. Definição de metas e objetivos claros

No planejamento estratégico na advocacia, seus objetivos e metas devem ser específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e com um prazo definido. 

Isso não apenas dá direção à sua estratégia, mas também fornece uma maneira tangível de medir o progresso. Veja alguns exemplos:

  • Aumentar a eficiência operacional em X% até o final do ano Y.
  • Implementar um sistema de gerenciamento de casos até o trimestre Z.
  • Expandir serviços para incluir novas áreas de prática até a data W.

Sendo assim, as ferramentas de um bom software jurídico, como o desenvolvido pela consultoria ADVBOX, facilita o acompanhamento e o alcance dessas metas. 

2. Análise interna e externa

No processo de análise interna, é essencial examinar não apenas a eficácia operacional, mas também o capital humano. 

Pois, identificar não apenas as fraquezas, mas também os pontos fortes da equipe, permite direcionar esforços de forma mais precisa, por exemplo.

Além disso, na análise externa, enxergue oportunidades de mercado e considere adotar o marketing jurídico, seguindo o Provimento 205/21 da OAB.

Portanto, invista desde a criação de conteúdo relevante até o uso estratégico das redes sociais para promover a expertise do escritório.

3. Alocação de recursos

Ao determinar os recursos necessários para atingir os objetivos do seu planejamento estratégico na advocacia, considere investir em tecnologias emergentes. 

Um bom exemplo é o ADVBOX software jurídico, que não apenas simplifica, mas revoluciona o acompanhamento e o alcance das metas.

Desse modo, é possível identificar gargalos e otimizar o fluxo de trabalho, garantindo que a equipe se concentre em questões mais estratégicas.

Além disso, esse sistema é o mais eficiente pois utiliza o Business Intelligence para conectar dados da gestão de pessoas, de processos e de gestão.

4. Iniciativas inovadoras

No âmbito das iniciativas inovadoras, a implementação de um sistema de gestão de relacionamento com o cliente (CRM) é um exemplo de como aumentar a eficiência. 

Afinal, isso melhora significativamente o atendimento ao cliente, permitindo o acompanhamento de todas as interações e a personalização dos serviços oferecidos.

Sendo assim, um software jurídico com essa funcionalidade é extremamente útil para a rotina de um escritório de advocacia.

O CRM da ADVBOX, por exemplo, permite acesso único, mas com até 10 aparelhos simultâneos, facilitando o registro de compromissos e dados pela secretária.

5. Identificação e priorização

Certamente, esse passo é essencial para o sucesso do planejamento estratégico na advocacia. Nesse momento, é importante considerar os seguintes fatores:

  • Urgência: quais ações são mais urgentes para serem implementadas?
  • Impacto: quais ações terão o maior impacto no alcance dos objetivos?
  • Recursos: quais ações são viáveis ​​com os recursos disponíveis?

Sendo assim, um escritório de advocacia que deseja aumentar a eficiência da equipe pode priorizar as seguintes ações:

  • Implementar um software jurídico para automatizar tarefas;
  • Treinar a equipe para usar o software jurídico;
  • Desenvolver processos e procedimentos mais eficientes.

6. Implementação

A implementação do planejamento estratégico é o momento de colocar as ações em prática, portanto, é importante seguir um cronograma e acompanhar o progresso regularmente.

Por exemplo, ao implementar mudanças graduais em sistemas operacionais, é possível minimizar resistências e avaliar a eficácia de cada ajuste de maneira mais precisa.

Então, é interessante designar responsáveis ​​por cada iniciativa estratégica e a realização de sessões regulares para avaliação e ajuste de planos conforme necessário.

7. Monitoramento e ajustes

O mundo jurídico está em constante mudança, por isso, é importante monitorar o planejamento estratégico na advocacia e fazer ajustes conforme necessário.

Sendo assim, o monitoramento não deve ser visto como um procedimento burocrático, mas sim como uma oportunidade de melhoria contínua. 

Afinal, ao analisar regularmente o desempenho em relação às metas estipuladas, é possível identificar padrões e fazer ajustes proativos.

Desse modo, investir em software jurídico, serve para garantir que uma estratégia baseada em dados, antecipe tendências que possam impactar o escritório (positivamente ou não).

ADVBOX: o melhor software jurídico da atualidade

O planejamento estratégico na advocacia, com o apoio de um software jurídico, melhora a eficiência operacional e prepara o escritório para enfrentar os desafios.

Além disso, ao seguir um processo estruturado, os advogados podem garantir que suas estratégias não apenas existam no papel, mas se traduzam em resultados tangíveis.

Confira as funcionalidades do ADVBOX software e entenda porque ele pode ser a ferramenta que você procura:

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  • Marketing Jurídico Digital;
  • Negociação de Contratos;
  • Business Intelligence e Analytics;
  • Tecnologia e Advocacia Digital.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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