Xícara de café em uma mesa ao lado de um notebook mostrando gráficos de acessos geridos por SEO. Foto representa a importância do marketing jurídico para o sucesso de site de advogados.
Marketing Jurídico Digital

SEO para advogados: aumente a visibilidade do seu escritório na internet

Você sabia que cerca de 5 bilhões de buscas são feitas no Google todos os dias? O SEO para Advogados, portanto, é imprescindível para o seu escritório.

Fazer um bom trabalho de SEO significa colocar o site do seu negócio nos primeiros resultados do Google quando o cliente busca por determinado tema.

Neste conteúdo vamos te mostrar o conjunto de  técnicas que visam melhorar o posicionamento do seu site nos resultados de busca. Assim, você pode aumentar o tráfego e gerar mais oportunidades de negócio. Acompanhe!

O que é SEO?

SEO é a sigla em inglês para Search Engine Optimization, que significa Otimização para Mecanismos de Busca. 

Funciona para todos os buscadores, mas principalmente para o Google que é o mais utilizado no mundo todo.

Portanto, o site do seu escritório deve atender a uma série de diretrizes sempre focadas em trazer respostas à intenção de busca de usuários.

Por exemplo, quando uma pessoa é lesada após comprar um produto, naturalmente ela irá entrar no Google e pesquisar como ela pode ser ressarcida.

Nessa hora, poderão aparecer páginas de escritórios de advocacia oferecendo uma resposta que solucione todo ou parte do problema.

Isso aumenta o número de visitas que o site recebe, uma vez que várias outras pessoas terão o mesmo problema, além de vários outros.

1. Onde aplicar o SEO

O SEO pode ser aplicado em diversas áreas do Direito, de acordo com o nicho de atuação do escritório de advocacia. 

Por exemplo, se o escritório é especializado em Direito do Trabalho, ele pode otimizar o seu site e o seu conteúdo para palavras-chave relacionadas a esse tema, como “advogado trabalhista”, “direitos trabalhistas”, “reclamação trabalhista”, “rescisão contratual”, etc.

É fundamental sempre se ater à ética e às normas na hora de fazer a comunicação e o marketing do seu escritório.

Além disso, o SEO pode ser aplicado em diferentes canais de comunicação, como o site do escritório de advocacia, o blog jurídico, as redes sociais, os e-mails marketing, canal do Youtube entre outros.

Manual de setor comercial em escritórios de advocacia para advogado online

Quais as vantagens do SEO?

Implementar uma estratégia de SEO para advogados pode trazer uma série de vantagens para o escritório de advocacia, tanto em termos de marketing quanto de negócios. 

Veja a seguir algumas das principais vantagens de investir em SEO para advogados:

1. Aumento da visibilidade online e alcance de um público qualificado

Ao otimizar o seu site e o seu conteúdo para os mecanismos de busca, você pode aumentar a sua visibilidade online, fazendo com que o seu site apareça nas primeiras posições dos resultados de busca relacionados ao seu nicho de atuação. 

Isso significa que você pode alcançar um público qualificado, ou seja, pessoas que estão realmente interessadas nos seus serviços jurídicos e que têm uma maior probabilidade de se tornarem clientes.

2. Geração de tráfego orgânico e leads qualificados

Essa visibilidade gera mais tráfego orgânico de uma audiência mais qualificada, pois a busca no Google é ativa, portanto é mais decisiva para a conversão.

Com isso, você tem acesso a mais oportunidades para que os leitores se tornem clientes do seu escritório.

3. Fortalecimento da autoridade e reputação do escritório de advocacia

Você pode mostrar que você é um especialista no seu ramo do Direito e que tem conhecimento e experiência para resolver os problemas jurídicos dos seus clientes. 

Dessa forma vai aumentar sua credibilidade e confiança perante o seu público-alvo e diferenciar o seu escritório da concorrência.

4. Maior competitividade no mercado jurídico

Ao investir em SEO para advogados, você pode se tornar mais competitivo no mercado jurídico, que é cada vez mais disputado e exigente. 

Se adaptar às mudanças e tendências do mercado e da sua área de atuação, mantendo-se atualizado e inovador é fundamental.

O que precisa para fazer SEO?

Para otimizar o SEO no seu escritório de advocacia, você precisa seguir alguns passos essenciais, que vão desde a pesquisa de palavras-chave até a construção de links, confira:

1. Pesquisa de palavras-chave relevantes para o segmento jurídico

O primeiro passo para otimizar o SEO no seu escritório de advocacia é pesquisar as palavras-chave mais relevantes para o seu segmento jurídico. 

As palavras-chave são os termos que os usuários digitam nos mecanismos de busca para encontrar o que procuram. 

Algumas têm maior volume de busca enquanto outras têm menos, porém são mais específicas.

Por exemplo, “advogado trabalhista” é muito mais buscado que “Quando um funcionário pode ser demitido por justa causa?”

Contudo, no segundo termo vemos uma pergunta de quem pode ter sido demitido injustamente e precisa de um advogado trabalhista.

2. Otimização das meta tags, URLs e estrutura do site

Dando sequência, o passo seguinte é otimizar o SEO de acordo com o que os buscadores apontam como boas práticas.

As meta tags são elementos que fornecem informações sobre o seu site e o seu conteúdo para os mecanismos de busca e para os usuários. 

Elas incluem o título, a descrição e as palavras-chave de cada página do seu site. 

Você precisa otimizar as meta tags com as palavras-chave relevantes e com textos atrativos e persuasivos.

3. Criação de conteúdo de alta qualidade e relevante para o público-alvo

Uma das etapas mais importantes para ficar nas primeiras posições é a criação de conteúdos relevantes.

Lembre-se sempre que o objetivo é atender a intenção de busca dos usuários, portanto o conteúdo deve ser claro e direto nesse objetivo.

Para criar conteúdo de qualidade, você pode usar diferentes formatos, como artigos, e-books, vídeos, podcasts, infográficos, etc. 

O importante é que o conteúdo seja original, atualizado e bem escrito. Você também precisa otimizar o conteúdo com as palavras-chave relevantes, usando-as nos títulos, nos subtítulos, nos parágrafos e nas imagens.

4. Utilização adequada de headings e formatação de texto

Os headings são os títulos e os subtítulos do seu conteúdo. Eles ajudam a organizar o conteúdo em seções e subseções, facilitando a leitura dos usuários e dos mecanismos de busca. 

Você precisa utilizar os headings com uma hierarquia lógica e coerente, usando-os em ordem decrescente (H1, H2, H3 e assim por diante).

Lembrando que cada texto deve ter apenas 1 título H1, no caso, o principal.

5. Construção de links de qualidade e citações online

Também chamado link building, consiste em utilizar links internos (que apontam para outros posts do seu site) e links externos (que apontam para sites de terceiros).

O contrário também é importante, ou seja, consiga que sites terceiros relevantes coloquem link para  seu site.

Essas citações aumentam a relevância e autoridade das suas páginas junto aos buscadores.

Como utilizar o Google Ads para advogados?

O Google Ads é uma ferramenta de publicidade online que permite criar anúncios pagos no Google e em outros sites parceiros. 

Tem uma ideia semelhante ao SEO, porém é preciso analisar os custos de cada palavra-chave.

Os resultados do Google Ads aparecem em primeiro, independentemente se o texto está otimizado ou não.

Por se tratar de uma forma de publicidade, o uso do Google Ads está sujeito às normas da OAB.

O processo para criar um anúncio desses também passa pela escolha das palavras-chaves que tenham relevância.

A própria plataforma do Google Ads disponibiliza a ferramenta Keyword Planner para que você compare as palavras.

Tem informações com custo por clique, alcance e muito mais.

Para criar campanhas e grupos de anúncios, você precisa acessar a plataforma do Google Ads e seguir os passos indicados. 

Escolha entre diferentes tipos de campanhas, como Rede de Pesquisa, Rede de Display, Shopping, Vídeo ou Discovery. 

Acompanhe o desempenho dos anúncios e faça ajustes conforme perceber pontos de melhoria.

Qual a importância do SEO no marketing digital?

Faça um teste, pesquise algum termo agora no Google que seja relevante para o seu setor de atuação.

Quem aparece nos primeiros resultados, o seu escritório ou de algum concorrente?

Caso a resposta seja o site do concorrente, é sinal que você está ficando para trás.

O SEO para advogados é uma estratégia de marketing digital que pode trazer muitos resultados positivos para o seu escritório de advocacia, portanto é um canal de divulgação que merece atenção.

Aproveite as nossas dicas para ajustar a estrutura do site do seu escritório para que possa atender às diretrizes dos buscadores e principalmente dos clientes em potencial.

E se você precisa de ajuda especializada para fazer SEO para advogados, você pode contar com os serviços da ADVBOX. 

Temos um software jurídico completo que oferece soluções para a gestão, a produtividade e o marketing do seu escritório de advocacia. 

Com a ADVBOX, você pode:

  • Integrar o seu site com o Google Ads e criar campanhas de anúncios eficientes;
  • Automatizar a alimentação do seu sistema com os dados dos seus clientes e processos;
  • Controlar os prazos e as tarefas do seu escritório com agilidade e segurança;
  • Gerenciar o seu financeiro e as suas cobranças com facilidade e transparência;
  • Criar conteúdo relevante e útil para os seus visitantes com a ajuda da inteligência artificial;
  • Construir links de qualidade e citações online com a intranet para filiais;
  • Acompanhar os resultados e otimizar as suas campanhas com relatórios e métricas.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 17 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
CTA CRM ADVBOX MARKETING
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas