Empreendedorismo na advocacia: como colocar em prática?
Gestão na advocacia

Empreendedorismo na advocacia e o suporte da tecnologia para alcançar o sucesso

Assim que um profissional na área do Direito se forma, várias possibilidades se abrem para o caminho na área jurídica.

Entre as tantas opções, empreender na área jurídica tem sido uma opção cada vez mais levada em consideração. No entanto, pouco ainda se fala sobre o empreendedorismo na advocacia na prática. 

Esse tema pode até mesmo ser considerado um tabu entre advogados, visto que, por muito tempo, a palavra empreendedorismo se confundiu com uma ação mais mercantilizada. 

Dessa forma, devido principalmente à função desempenhada pelos advogados em nossa sociedade, muitos profissionais têm receio até mesmo de estar burlando alguma norma. Afinal, até pouco tempo a OAB não permitia nem mesmo a prática do marketing jurídico, como bem sabemos.

O que é empreendedorismo na advocacia?

Porém, o conceito está muito mais relacionado à estratégias utilizadas para conduzir o próprio negócio dentro da advocacia. Muito mais do que abrir um escritório, o empreendedorismo na advocacia se conecta com a visão empreendedora.

Ademais, essa se relaciona com enxergar tendências e acompanhar as mudanças do meio jurídico. Fazer uma gestão completa do escritório, percebendo as necessidades do mercado e também dos profissionais.

Advogados que apostam nos conceitos de empreendedorismo na advocacia enxergam além dos processos. Há um cuidado para oferecer experiência aos clientes, uma aposta na tecnologia e na implementação de ideias novas para resolver desafios. 

Aliás, neste post da ADVBOX vamos abordar quais os maiores desafios enfrentados por advogados que querem empreender no setor, quais os caminhos devem ser seguidos e de que maneira a tecnologia pode ser um suporte para a atuação neste mercado. 

Vamos juntos?

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Como empreender na área de Direito?

O primeiro passo para iniciar o empreendedorismo na advocacia na prática é compreender que o profissional jurídico que se pretende empreendedor precisa ter uma visão de negócios.

Os conhecimentos técnicos acerca do Direito são fundamentais, mas é necessário buscar especialização em áreas mais diversas e que normalmente não são abordadas nas faculdade de Direito do Brasil.

Conhecer, ainda que de forma superficial inicialmente, sobre gestão, administração e o próprio empreendedorismo em si é a chave para iniciar sua caminhada empreendedor e colher os primeiros frutos do seu esforço, a visão de quem quer empreender na área precisa ser de visão de negócio.

Isto é, não basta abrir um escritório e iniciar a captação de clientes de qualquer forma acreditando que vai ter ótimos resultados. Embora alguns números possam surgir inicialmente e dar a impressão de que está dando certo, isso não irá durar muito.

Ou seja, a recomendação dada a quem deseja iniciar o seu empreendedorismo na advocacia na prática é começar criando um planejamento estratégico. E isso vale não apenas para iniciantes, mas até mesmo para quem já abriu o escritório mas ainda sente que é necessário aprimorar a sua gestão e os seus resultados.

Em que consiste o planejamento estratégico no Direito?

Desse modo, para fazer o planejamento estratégico do seu escritório de advocacia e iniciar empreendedorismo na advocacia na prática com uma visão empreendedora, comece respondendo duas perguntas sobre o mercado em que você quer atuar:

  • Onde estão os principais gargalos?
  • Quais as necessidades latentes da região em que você está?

Certamente, com as respostas para essas duas questões você já terá informações suficientes para começar o seu planejamento estratégico de maneira bem estruturada.

Lembre-se que com todas as possibilidades trazidas pela advocacia digital o seu mercado pode se tornar ainda mais amplo. Quanto mais bem preparado o escritório estiver para atuar em seu nicho, tanto profissional quanto geográfico, maior o número de possibilidades que irão surgir.

Em resumo, basta que você inicie esse planejamento para observar as imensas vantagens que poderá alcançar com o empreendedorismo na advocacia na prática.

Empreendedorismo na advocacia: como colocar em prática?

Como se faz um planejamento estratégico?

Porém, de forma geral, um bom planejamento para que você seja capaz de empreender na sua carreira jurídica pode começar com um plano de ação. Existem várias técnicas que já são muito conhecidas no mundo da administração e que podem ser aplicadas para o meio jurídico de maneira simples.

Uma das mais famosas e divulgadas atualmente e que traz muitas contribuições para uma visão completa do negócio é a ferramenta chamada de 5W2H. A partir dela é possível estruturar o planejamento com uma sequência de respostas para 7 perguntas. São elas:

  • What (o que será feito?);
  • Why (por que isso será feito?);
  • Where (onde isso será feito?);
  • When (quando isso será feito?);
  • Who (quem é a pessoa responsável por realizar isso?);
  • How (de que maneira isso será feito? Como isso será feito?);
  • How much (quanto isso tudo vai custar?).

A partir das respostas para essas perguntas e a aplicação prática da metodologia, fica muito mais fácil começar um planejamento para o escritório. Lembre-se: o empreendedorismo na advocacia precisa estar correlacionado ao estímulo por metas e objetivos que devem ser traçados. 

Como ser empreendedor na advocacia?

Como já foi dito, pensar de maneira inovadora, sempre fora da caixa, é o principal diferencial de um empreendedorismo na advocacia na prática, ou seja, uma forma de empreender que saia da simples teoria e seja capaz de alcançar objetivos reais e concretos.

É por isso que indicamos a elaboração de um planejamento estratégico inicial. Afinal, ele será o responsável por definir as diretrizes que deverão ser seguidas futuramente.

Inclusive, é com base nesse planejamento estratégico que o gestor será capaz até mesmo de compreender qual é o momento adequado para realizar mudanças na direção tomada pelo escritório.

Com esse desenho estabelecido, todo o caminho que o escritório vai traçar ganha uma visão mais clara. Assim como, se você vai trabalhar com outras pessoas, sejam eles sócios ou colaboradores, é importante que todos os membros da equipe tenham essa visão estratégica do negócio.

Quanto mais as informação recolhidas a partir do seu planejamento forem compartilhadas, mais clareza todos os integrantes do escritório terão sobre como conduzir as rotinas do dia a dia, sempre mantendo o foco em alcançar os objetivos estabelecidos anteriormente. 

Qual o perfil de um advogado empreendedor?

O advogado que deseja aplicar o empreendedorismo na advocacia na prática precisa é, portanto, um profissional capaz de compreender o nicho em que atua e as várias necessidades de seus clientes.

Assim, ele consegue, além de aplicar seus conhecimentos técnicos jurídicos, satisfazer todas as suas necessidades da melhor maneira possível.

E uma das visões mais importantes do empreendedorismo na advocacia precisa estar conectada à produtividade das equipes. Boas entregas das atividades relacionadas ao escritório estão conectadas à maneira como elas acontecem. 

Como resposta à produtividade, aumentam os índices de satisfação dos clientes e se reduz de forma considerável os problemas com entregas atrasadas, perdas de prazos e, até mesmo, erros em processos.

Por essa razão, muitos escritórios estão mudando a maneira como conduzem a rotina dos advogados. Muito mais do que cobrar por horas de trabalho, a visão se volta para a gestão de tarefas.   

Afinal, este modelo não foca simplesmente no cumprimento de horários. Mas sim, possibilita a implementação de home office e a flexibilização de jornada de trabalho para os funcionários e até para o advogado chefe.

Porém, para que uma gestão por tarefas aconteça de forma consciente e bem organizada, o suporte da tecnologia é essencial. 

Nesse sentido, softwares jurídicos são primordiais para que o empreendedorismo na advocacia aconteça e esse acompanhamento seja feito de uma maneira saudável. 

1. Metodologia para alavancar o empreendedorismo na advocacia

Por exemplo, clientes que contam com a ADVBOX têm à disposição uma metodologia exclusiva chamada Taskscore

Com ela, os advogados podem fazer a divisão de tarefas executadas diretamente no software. Cada tarefa ganha uma pontuação. Quanto mais pontos mais importante e mais atenção deve ser colocada na sua condução. 

A partir da visão de entrega, os advogados que atuam no escritório sabem exatamente o que precisa ser feito e os prazos para cumprir. 

Essa organização se conecta diretamente aos conceitos de empreendedorismo na advocacia. Afinal, todas as pontas do escritório se unem para atingir objetivos quando há uma metodologia ou um processo a ser seguido.

Há uma distribuição de tarefas que permite aos gestores do escritório o acompanhamento pontual sobre cada entrega. Tudo isso sem precisar consultar pessoalmente cada integrante para descobrir como estão as atividades. 

A metodologia garante autonomia e segurança, tanto para líderes quanto para os advogados. Todos entendem exatamente o que deve ser feito e conduzem suas tarefas dessa maneira. 

Como consequência, além da organização interna, há um reflexo externo: os clientes do escritório são os principais beneficiados por essa divisão de tarefas. 

Afinal, como mencionamos anteriormente, ao seguir uma metodologia, os prazos são cumpridos, os erros diminuem e a satisfação de quem contrata o escritório aumenta. 

2. Visão empreendedora: otimize os recursos

Neste texto já abordamos conceitos muito importantes para os profissionais que pretendem iniciar o empreendedorismo na advocacia. 

Iniciando pelo planejamento estratégico, conhecendo as necessidades do mercado em que vai atuar e, também, apostando em uma visão de negócio por meio da organização de tarefas. 

No entanto, é fundamental falar sobre planejamento financeiro. O empreendedorismo na advocacia precisa caminhar ao lado de uma visão de cuidado com os recursos do escritório. 

Afinal, durante a faculdade de Direito, pouco se fala a respeito de finanças para os futuros advogados. E esse conhecimento, muitas vezes superficial, leva a erros graves durante a condução do escritório.

O mais comum entre todos eles é a falta de divisão entre as finanças pessoais do gestor do escritório e os recursos que estão ligados ao negócio em si. 

Essa mistura é grave e pode prejudicar – e muito – o andamento do negócio. Afinal, sem conhecer exatamente o fluxo de caixa do escritório, pode-se ter uma visão muito obscura sobre a real situação. 

É por isso que, ao pensar em começar com o empreendedorismo na advocacia, é essencial contar com a ajuda de um contador ou, ainda, buscar informações sobre como fazer o fluxo de caixa e fazer divisões com relação à folha de pagamento. 

E, mais uma vez, a tecnologia pode auxiliar na organização de todo o financeiro do escritório de advocacia. Softwares jurídicos, que são desenvolvidos observando as necessidades do setor, são essenciais para o acompanhamento financeiro. 

3. Tecnologia para a área financeira

A ADVBOX, por exemplo, permite que todas as informações de fluxo de caixa sejam cadastradas e acompanhadas pelo sistema. Relatórios financeiros podem ser vistos em tempo real.

Além disso, é possível receber alertas a respeito de pagamentos, horários que devem ser recebidos e enxergar os setores do escritório que estão gerando as maiores despesas e receitas. 

Com uma visão completa sobre o financeiro, torna-se muito mais fácil para os advogados e lideranças entenderem se as metas estabelecidas serão cumpridas. Além de colocar no planejamento as necessidades de investimentos para determinados setores. 

4. Empreendedorismo na advocacia e advocacia digital

Para fechar esse conteúdo a respeito de empreendedorismo na advocacia, é necessário falar sobre a advocacia digital. O tema é considerado por advogados e donos de escritórios nos mais variados segmentos.

E engana-se quem pensa que a advocacia digital é só para os grandes escritórios. Os de pequeno porte também têm feito parte desta mudança. Afinal, os conceitos estão muito mais ligados ao empreendedorismo na advocacia do que, necessariamente, à necessidade de investimentos muito altos.

Pode-se obter resultados importantes a médio prazo e com alto custo benefício. A ADVBOX, por exemplo, oferece todas as ferramentas para a advocacia digital e a visão empreendedora dos profissionais. 

Em resumo, o conceito de advocacia digital se traduz como:

  • Escritórios que focam em alta performance;
  • Prospecção de clientes por meio do marketing jurídico digital com conteúdo rico e orgânico;
  • Uso de plataformas digitais, auto-gerenciáveis e sistemas de automação para o atendimento com o objetivo de oferecer uma experiência completa aos clientes.

Aliás, todos esses pontos se conectam diretamente ao que o software jurídico pode oferecer. Desde a prospecção ao acompanhamento dos clientes que já fazem parte do escritório. 

É por isso que, se você está pensando em começar a empreender na advocacia e, talvez, iniciar um escritório digital, não pode deixar de lado a contratação de um software eficiente. 

A ADVBOX oferece um teste gratuito da ferramenta durante 7 dias. Nesse período é possível testar as funcionalidades e perceber, na prática, o quanto o seu escritório vai evoluir a partir do acompanhamento realizado pelo software. 

Comece agora mesmo!

Gestão de serviços jurídicos: Mulher sorrindo e apontando para letriero de teste gratuito
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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