O atendimento faz toda a diferença para o negócio. Priorizar um bom suporte e a resolução de problemas é importante para toda e qualquer empresa, inclusive para os escritórios jurídicos.
Consequentemente, o escritório tem um público satisfeito com os serviços prestados e a garantia da sobrevivência, já que será referência para quem foi cliente.
Ademais, terá a possibilidade da expansão do negócio, pois uma boa assistência reverterá em indicações dos serviços a futuros clientes.
Diante disso, este post vai mostrar a você:
- Qual é o conceito de atendimento?
- Qual é a finalidade do atendimento?
- Como se destacar no atendimento ao cliente?
Siga a leitura do artigo para saber qual a importância do bom atendimento e como realizá-lo.
Qual é o conceito de atendimento?
O atendimento foca exclusivamente no cliente. Ou seja, oferece auxílio e a resolução de problemas para aqueles que consomem um produto ou, no caso de um escritório jurídico, os serviços.
E tudo isso, de forma que garanta um cliente satisfeito com a atenção que lhe foi dada antes, durante e depois dos serviços prestados pelo escritório. Portanto, o bom atendimento é a chave do negócio.
É importante ter em mente que existem várias ferramentas importantes para o bom suporte do escritório, que vão desde as tecnologias aplicadas até a equipe do escritório, sendo que todas elas fazem parte dos valores agregados ao negócio.
Em outras palavras, é fundamental que o escritório ofereça qualidade no atendimento, de forma que o cliente tenha a melhor experiência jurídica e se torne um consumidor fiel e multiplicador dos serviços.
Qual é a finalidade do atendimento?
A finalidade de um bom apoio ao cliente em um escritório advocatício é agregar valor à sua imagem, de modo que ele retenha aqueles que já atende e conquiste novos, gerando um crescimento contínuo do negócio.
Do contrário, um péssimo suporte fará com que o cliente não retorne e nem indique os serviços prestados.
Resumindo, uma boa assistência tem como finalidade:
- A melhoria da experiência dos clientes;
- A melhoria da sustentabilidade do escritório;
- A melhoria da eficiência dos serviços.
Portanto, ao elaborar uma estratégia para seu escritório, o atendimento deve priorizar sua credibilidade, redução de custos e satisfação dos clientes, entre outros fatores que demonstrem a qualidade do atendimento.
Mas e como atingir isso? Para começar, investir nos colaboradores e em tecnologias é um bom caminho.
Vamos ver mais na prática.
Como se destacar no atendimento ao cliente?
Já deu para perceber como é importante o bom atendimento para o sucesso do seu escritório, certo? É por meio dele que o cliente se torna um grande parceiro e promotor dos seus serviços.
Como resultado, o negócio só prospera.
Portanto, use e abuse dessas dicas para seu escritório se destacar no atendimento aos clientes atuais e futuros:
- Valorize os clientes;
- Mantenha a transparência;
- Tenha uma linguagem clara;
- Invista na equipe;
- Facilite o acesso;
- Priorize a educação e o atendimento humanizado;
- Não desapareça;
- Seja organizado;
- Ofereça múltiplos canais de contato;
- Invista em automação;
- Faça o pós-venda.
1. Valorize os clientes
O atendimento realizado pelo escritório deve valorizar cada cliente, seja uma grande organização, seja uma pessoa física, pois cada um será uma fonte de renda para o negócio.
Além disso, o bom suporte dado, independente do tipo de cliente, poderá abrir portas para o aumento da clientela.
2. Mantenha a transparência
O atendimento deve sempre priorizar a sinceridade e transparência, ainda mais em um escritório jurídico. O cliente deve ter claro quais são as soluções possíveis para o seu caso, sem criar expectativas. Assim, as chances de decepção serão menores.
3. Tenha uma linguagem clara
O atendimento deve sempre evitar ruídos na comunicação, por isso, seja claro, objetivo e verdadeiro com seu cliente.
Uma forma de conseguir isso é sempre entender o que o cliente precisa, qual a dor que ele traz e que soluções busca.
Como resultado, as chances de ficar satisfeito são grandes.
4. Invista na equipe
Investir na preparação dos colaboradores para o melhor atendimento é indiscutível. Com isso, treinamento e reciclagem podem auxiliar no oferecimento de um suporte cada vez melhor.
5. Facilite o acesso
A comunicação clara e fluida no atendimento deve ocorrer também na forma on-line. Ofereça uma navegação facilitada em seu site, com informações que podem ser acessadas rapidamente e com destaque para contatos.
6. Priorize a educação e o atendimento humanizado
Gentileza gera gentileza. Seja receptivo, gentil e educado em todo o atendimento dado, pois isso reflete o quanto o cliente é importante para o escritório e desta forma ele terá mais confiança ainda no serviço oferecido.
Ademais, a empatia, em especial na área advocatícia, faz todo o diferencial no atendimento.
Por isso, priorize o atendimento humanizado, sensível e personalizado, de forma a entender as necessidades e se conectar rapidamente com o cliente.
7. Não desapareça
Uma regra muito importante para o bom atendimento é estar sempre presente para o cliente. Seja nas redes sociais, pelo site, via telefone ou WhatsApp, a norma é responder sempre que for procurado.
Com isso, se evita um dos maiores problemas que podem contaminar o atendimento: a falta de retorno ao cliente que fica esperando uma resposta.
8. Seja organizado
Imagine que cada vez que tiver que atender um cliente você tenha que perguntar a ele todos os pormenores do caso novamente. Nada produtivo, certo?
Além disso, isso não reflete uma boa imagem do escritório.
Por isso que em um escritório de advocacia a organização e o registro de cada atendimento realizado colaboram em muito para uma melhor interação com o cliente e melhor produtividade.
9. Ofereça múltiplos canais de contato
A pluralidade de contatos no modo virtual faz a diferença no atendimento para uma sociedade permanentemente conectada. No pacote, além do básico e-mail, as redes sociais são ferramentas que contribuem para esta relação entre escritório e cliente.
No entanto, procure focar nas redes mais usadas pela sua clientela para que o atendimento não se perca.
Além disso, concentre diversos tipos de canais no site como um chatbot, WhatsApp e um espaço para perguntas e respostas. E tudo isso pode ser feito de forma automática.
Só exemplificando, é possível ter um espaço no site com as perguntas mais frequentes sobre a área jurídica e as devidas respostas de forma automática..
10. Invista em automação
A possibilidade de interação automática se torna vantajosa em escritórios jurídicos menores, pois ela não exige a presença humana no atendimento ao cliente.
Uma tecnologia aliada dessa automação no atendimento são os softwares. Por meio deles, os clientes têm respostas automáticas e rápidas para suas dúvidas, sem depender de ligações para o escritório. O software da ADVBOX é um deles.
Entre suas funcionalidades, como a gestão do escritório, ele ainda automatiza o atendimento ao cliente, pois possibilita, por exemplo, o envio automático de mensagens por canais como SMS e e-mail sobre as movimentações dos processos.
Além disso, a automação oferecida pela ferramenta envolve outras possibilidades como o envio de avisos aos clientes sobre prazos de audiências e perícias, por exemplo.
Consequentemente, isso agiliza os atendimentos e também reduz os seus custos.
Portanto, com clientes cada vez mais conectados, o software da ADVBOX e sua automação garantem otimização na produtividade e no fluxo das tarefas do escritório, além de contribuir para o seu crescimento.
11. Faça o pós-venda
Se você acha que o pós-venda serve apenas para o comércio de produtos, saiba que a advocacia pode empregar esse sistema também. Consequentemente, o atendimento só tem a ganhar.
Dentro disso, uma das estratégias interessantes para fazer acontecer é a pesquisa de opinião ou satisfação junto ao cliente, de maneira que o escritório tenha um feedback dos serviços prestados.
E, principalmente, o que pode permanecer e o que deve ser mudado no atendimento.
O atendimento de qualidade é uma obrigação para o escritório que quer se destacar no concorrido ramo jurídico. Com isso, ele retém clientes, conquista novos e cresce a cada dia.
Mas e a receita para isso? Investimentos em recursos humanos e materiais já é um ponto de partida interessante.
Então, como está o atendimento em seu escritório?
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