Cada vez mais ouvimos falar o quanto as organizações precisam estar preparadas para receber os colaboradores e, principalmente, prontas para reter essas pessoas.
Evitar a alta rotatividade dos colaboradores é estratégico para as empresas – e aqui incluímos o universo jurídico. Afinal, contratar, treinar e acompanhar essa pessoa envolve um custo alto.
Quando gestores de um escritório de advocacia têm em suas mãos um quadro de funcionários que está sempre mudando, deve-se acender um sinal de alerta.
Entender quais as razões que levam os colaboradores a saírem da sua empresa e também a permanecerem nela é decisivo para que muitas das engrenagens da organização funcionem da melhor forma.
O mercado jurídico está cada vez mais competitivo e, com a possibilidade de contratações para trabalho home office, abre-se uma janela muito grande para advogados que podem buscar oportunidades em escritórios de todo o país.
O mesmo vale para você, se o seu cargo for de gestão: é possível encontrar bons profissionais em diferentes cidades e até países.
Porém, a chave para que a sua empresa jurídica mantenha os bons colaboradores por muito tempo na equipe está nos diferentes benefícios e estrutura que o seu escritório pode oferecer.
Aqui não vamos falar sobre questões relacionadas a cargos e salários ou plano de carreira na advocacia. A proposta nesse post é de abordar como algumas ações podem tornar o seu escritório referência em incentivo aos colaboradores.
Mais do que analisar a produtividade da equipe – e como você pode fazer isso a partir de dados concretos, vamos comentar a importância dos feedbacks e como eles devem ser construídos com foco na motivação da equipe.
Para começar a entender mais sobre o tema, assista ao vídeo abaixo do CEO da ADVBOX, Eduardo Koetz.
Qual a diferença entre funcionários e colaboradores?
Para começar a nossa análise a respeito da motivação dos colaboradores do seu escritório, precisamos traçar algumas diferenças entre funcionários e colaboradores.
De maneira geral, as novas perspectivas de recursos humanos têm a tendência de trazer o conceito de colaboradores no lugar de funcionários.
Isso porque quando chamamos as pessoas que fazem parte da nossa organização de “colaboradores”, trazemos o conceito de equipe, de um time que participa ativamente do desempenho de suas funções.
Colaboradores são motivados e instigados a serem donos de suas próprias carreiras e constroem juntos – a partir da visão e orientação dos gestores – os caminhos do escritório.
Por outro lado, o conceito de funcionário está muito mais ligado a um empregado que exerce determinadas funções. E de maneira mais formal, o termo está ligado à relação de trabalho que essa pessoa tem com a empresa que a contratou.
Porém, é importante ressaltar o quanto é fundamental ter equipes de colaboradores motivadas no seu escritório.
A partir da troca de conhecimentos, feedbacks e incentivo por meio de benefícios, o seu escritório pode conquistar uma equipe muito mais produtiva.
E mais do que manter bons colaboradores na equipe e evitar a alta rotatividade, contar com um time motivado também é decisivo para manter clientes e parceiros com o seu escritório de advocacia.
Como dar um feedback para colaboradores de escritório de advocacia?
Nós já falamos aqui no blog da ADVBOX o quanto um escritório de advocacia pode ser comparado à uma empresa: desde os processos de gestão, passando pela área financeira e administrativa.
E no que se refere à gestão de pessoas, um processo que pode – e deve – ser aplicado no seu escritório é a cultura do feedback. Ou seja, realizar de forma constante uma avaliação de desempenho dos colaboradores.
Porém, para que o feedback aconteça da melhor forma, alguns pontos devem ser levados em consideração. Para começar, você deve ter em conta o que é o feedback e como ele deve acontecer.
O que é o feedback e como fazê-lo de forma adequada?
Um feedback precisa ser estruturado com calma para que ele seja efetivo. Ao trazer essa avaliação para um dos seus colaboradores lembre-se destes passos:
- Tome cuidado para não apontar somente as falhas e sim, relacionar os acertos que essa pessoa teve;
- Aborde as falhas de forma tranquila e jamais dê um feedback quando estiver nervoso;
- Mostre caminhos: ao construir um feedback, aponte para a pessoa por onde ela pode melhorar e dê sugestões. Se você não estiver seguro, convide seus colaboradores a pensar junto com você sobre essa evolução;
Existe uma “regra” para dar feedbacks que pode ser aplicada também no contexto dos escritórios de advocacia.
De maneira geral, essa orientação determina que devemos ter três etapas no momento de construir um feedback:
- Apresentar o contexto dessa avaliação. Ou seja, explicar o porquê você está dando o feedback naquele momento;
- Exemplificar. Quais os comportamentos ou atitudes daquele colaborador que levaram à necessidade de um feedback;
- Consequências e mudanças. É fundamental ter clareza sobre quais as consequências o comportamento da pessoa pode trazer para a empresa e quais mudanças devem acontecer.
Lembre-se que, ao dar o feedback para seus colaboradores, você deve ser o mais específico possível, evitando deixar margens para interpretações.
Além disso, tenha em mente que o feedback não deve acontecer somente em momentos desafiadores com seus colaboradores.
Avaliações positivas sobre bons comportamentos são fundamentais para estimular equipes e colaboradores. E essa é uma ação que as lideranças precisam tomar frente para tornarem-se exemplo.
Muitas vezes colaboradores ficam receosos e até desmotivados porque suas gerências só trazem feedbacks considerados negativos e não reconhecem quando o time conquista bons resultados.
Por isso, crie uma cultura de elogios para que o escritório torne-se um espaço de tranquilidade e segurança para trabalhar.
Além disso, estimule que todos os colaboradores deem feedbacks e motivem seus parceiros de trabalho por meio das avaliações.
Afinal de contas, o feedback não deve ser visto somente como uma ferramenta para as lideranças oferecerem aos seus colaboradores. Em todos os níveis hierárquicos deve haver a transparência e a segurança para dar e receber feedbacks.
Apenas tenha em mente o quanto é importante que todos os colaboradores saibam os critérios para dar feedbacks e saibam como agir nessas circunstâncias.
Colocar-se no lugar do outro e ser muito específico na hora da avaliação são conselhos que devem ser aplicados na prática para tornar construtivo o momento do feedback.
Como estimular a produtividade entre os colaboradores do escritório de advocacia?
Agora que já mencionamos como as lideranças podem estimular a troca de feedbacks entre seus colaboradores, vamos pontuar sobre como as questões relacionadas à produtividade também são decisivas para manter o clima organizacional.
Imagine um cenário em que você tem um colaborador altamente produtivo e outro que está entregando abaixo do esperado.
É possível que o colaborador produtivo seja aquele que você sentiria muito mais falta se precisasse sair do escritório para dias de folga.
Por outro lado, o colaborador menos produtivo pode pedir folga e talvez você dê já que não sentirá tanto a ausência dessa pessoa para o andamento dos processos do escritório.
Esse cenário muitas vezes é comum em escritórios de advocacia, porém, ele representa um risco muito grande na motivação e produtividade dos colaboradores.
Afinal, se um colaborador altamente produtivo percebe que suas entregas não estão sendo recompensadas, isso pode se tornar um gatilho para ele procurar vagas em outros escritórios.
É por isso que, como liderança, você deve ter em mãos dados sobre os colaboradores para tomar as decisões acertadas. E ter informações sobre produtividade pode te ajudar até na elaboração de um feedback para um colaborador que está abaixo da sua produtividade.
Agora você pode estar pensando: mas como posso ter dados sobre produtividade do meu time? E a resposta está na tecnologia!
Escritórios que contam com recursos tecnológicos atrelados a uma metodologia de produtividade têm em mãos um recurso valioso para análise das equipes e reconhecimento dos colaboradores.
Conheça o sistema Taskscore e mensure produtividade
Os clientes da ADVBOX têm à disposição uma metodologia exclusiva para análise da produtividade das equipes.
Por meio do sistema Taskscore as lideranças do escritório acompanham entregas em tempo real e podem verificar como cada um dos colaboradores está trabalhando.
Isso sem a necessidade de ser invasivo ou precisar ficar cobrando pessoalmente cada uma das pessoas para entender o que está sendo feito.
Com o sistema Taskscore cada uma das tarefas dos colaboradores do escritório de advocacia ganha pontos. Essa pontuação é definida de acordo com a complexidade da atividade que deve ser exercida.
Ou seja, os colaboradores vão acumulando pontos de acordo com suas entregas. Além disso, com o Taskscore é possível fazer o seguimento de prazos e, principalmente, recompensar de maneira adequada as pessoas que entregam suas tarefas.
Sabendo disso, pense no exemplo que trouxemos anteriormente sobre um colaborador altamente produtivo e outro que está abaixo do esperado.
Quando esses dois colaboradores procuram sua gestão para pedir um dia de folga, por exemplo, a liderança pode buscar os dados no Taskscore e entender, em tempo real, como estão as entregas de cada um deles.
Dessa maneira é muito mais fácil tomar decisões e até mesmo orientar feedbacks no caso de um colaborador que está desempenhando abaixo do esperado.
Com a análise de produtividade por meio da metodologia da ADVBOX o seu escritório ganha em análises e pode reconhecer os melhores colaboradores. Entre outras vantagens como:
- Incentivo à autonomia e autogestão dos colaboradores;
- Aumento da motivação;
- Flexibilidade de horários;
- Aumento de receita do escritório;
- Gerenciamento Adequado ao Trabalho Remoto em conformidade com as leis trabalhistas.
Se você ficou interessado em conhecer mais sobre a metodologia de Taskscore da ADVBOX e tornar o seu escritório muito mais produtivo e focado no clima organizacional, faça o teste de 7 dias da ferramenta de forma gratuita.