computador de um Advogado online
Tecnologia e Advocacia digital

Advogado online: Como atender clientes de outras cidades sem perder a qualidade do serviço?

Muitos profissionais jurídicos têm utilizado os avanços tecnológicos para atuar como advogado online. Afinal, essa é uma ótima oportunidade de utilizar a tecnologia a seu favor e otimizar seus resulatdos e o alcance dos seus serviços.

Entretanto, muitos advogados ainda reservam alguma resistência quanto a isso. Isso se dá principalmente pela falta de familiaridade com as ferramentas tecnológicas e por uma visão distorcida da função do advogado na sociedade.

Mas verdade é que, por maior que seja a incerteza quanto a esse modelo de atuação, essa pode ser a solução para alguns problemas observados atualmente.

Você, na sua carreira como advogado, já sentiu que sua atuação está cada vez mais limitada?

Muitos advogados já perceberam que o mercado jurídico está cada dia mais competitivo, há até mesmo quem diga que ele se encontra saturado devido ao grande número de profissionais existentes atualmente.

Assim, é fácil perceber que os desafios estão cada vez maiores. Ou seja, é preciso inovação constante para vencê-los, se destacar dos demais e conseguir ainda mais clientes.

É nesse ponto que o uso da tecnologia e o advogado online conseguem se diferenciar.

Qual o maior desafio da advocacia?

Dentre esses desafios, um dos principais está relacionado ao que muitas vezes se chama de “limite espacial”. Ou seja, a atuação do advogado fica restrita à sua localização geográfica, o que acaba por tolher dele diversas oportunidades.

Em uma realidade que, devido a todas as inovações tecnológicas e ao protagonismo da internet no dia a dia da maioria esmagadora da população, se encontra cada vez mais conectada globalmente é frustrante que a atuação jurídica tenha que se limitar ao espaço geográfico em que está inserido.

Por isso cada vez mais escritórios, e até mesmo advogados autônomos, buscam expandir seu horizontes para vencer esse empecilho. A boa notícia é que hoje em dia essa é uma tarefa simples.

Com todas as inovações tecnológicas e o protagonismo da internet em nosso dia a dia profissional qualquer um é capaz de atender clientes oriundos das mais diversas cidades. Para isso é necessário apenas que as suas necessidades estejam alinhadas à especialidade do escritório.

A maior parte dos profissionais jurídicos já compreendeu que a tecnologia é capaz de apresentar soluções que há muito são buscadas pela advocacia. Dessa forma, a possibilidade de atuar à distância é uma das melhores notícias surgidas nos últimos anos no que se refere ao mercado jurídico.

1. Qualidade no atendimento do advogado online

Porém, ainda que existam muitos benefícios, é importante prestar atenção a alguns cuidados que devem ser tomados durante a atuação de um advogado online.

Há uma questão muito importante com a qual o advogado online precisa lidar: como manter a qualidade do atendimento em uma atuação à distância?

Afinal, até hoje estivemos acostumados a prestar atendimentos presenciais de qualidade, mas o atendimento online tem características próprias que precisam ser avaliada para que não afetem na satisfação obtida pelos clientes.

2. Transição de advogado analógico para advogado online

O mais frustrante de tudo isso é que os cursos de Direito ainda não preparam os profissionais para esse novo modelo de atuação. Assim, cabe a cada um individualmente buscar informações por conta própria, o que pode ser um tanto quanto cansativo.

Contudo, esse artigo está repleto de dicas e análises realizadas por quem entende do assunto e que irão auxiliar sua transição do analógico para o digital.

características da Advogado online

Como ser um advogado online?

Aqui na ADVBOX nos dedicamos a estudar as maneiras mais eficazes que um advogado pode utilizar para realizar o melhor atendimento online possível. Ou seja, mantendo a mesma qualidade alcançada com o atendimento presencial, ou até mesmo superior em alguns casos.

Essa pode parecer uma tarefa árdua e desgastante, porém, ao analisarmos a conjuntura, percebemos que o necessário é uma adequação no modo de compreender o fazer advocatício.

Tudo com o qual você já se preocupa em proporcionar aos seus clientes continua válido, o que muda é a maneira como isso será aplicado. Se seu escritório é conhecido pelo bom atendimento presencial, deve também prezar por isso durante sua atuação como advogado online.

O ideal é que seus clientes consigam sentir a mesma segurança e o mesmo acolhimento em qualquer modelo de atendimento, independente de onde ele se encontra no mundo.

Desse modo, o advogado online consegue conquistar toda a liberdade almejada e seu cliente só tem a ganhar com a prestação do serviço. Assim, ambos os participantes da equação consegue sentir a melhoria na qualidade.

Sabendo disso, é evidente que já chegou a hora de desbravar essa nova realidade que tem se aberto a todo advogado que busca a inovação constantemente!

Abaixo listaremos algumas dicas e demonstraremos os passos a serem dado para que você comece sua trajetória como advogado online.

Ademais, com as informações desse artigo você também será capaz de atender clientes de qualquer cidade, estado ou país sem comprometer a qualidade da sua produção e estando onde for mais adequado para você.

Como trabalhar como advogado em home office?

Para ser capaz de realizar sua atuação como advogado online o mais satisfatoriamente possível é preciso estar atento a três aspectos principais:

  • As ferramentas utilizadas;
  • Os canais e a metodologia de atendimento;
  • O conhecimento em gestão necessário.

Se o advogado online conseguir estabelecer esses três critérios de forma satisfatória, já terá metade do trabalho feito. Como dito antes, a principal diferença entre a atuação online e a analógica está na adequação à realidade na qual o advogado está inserido.

Dessa forma, fica evidente que o modo de fazer da produção jurídica sofre pouquíssimas alterações. Ou seja, mesmo com a atuação estritamente presencial o profissional jurídico só tem a ganhar ao prestar atenção nos três aspectos citados acima.

Ter ferramentas adequadas aos serviços prestados, uma boa metodologia de atendimento e conhecimento em gestão é fundamental para qualquer profissional das mais diversas áreas.

Mas é claro, o gestor deve dar atenção redobrada a esses aspectos em uma atuação online.

Vamos, então, começar explorando quais as ferramentas necessárias para uma atuação online que seja completa e satisfatória.

Como trabalhar como advogado na internet?

O primeiro passo que qualquer advogado que pretende trabalhar em home office precisa dar é adquirir ferramentas digitais que sejam capazes de auxiliar no seu fazer profissional diário e não atrapalhar o seu fluxo de trabalho.

Seja para conquistar novos clientes ou para gerenciar seu trabalho e o de sua equipe.

Afinal, todo gestor deve atuar nessas duas frentes: externa, administrando os clientes, e interna, gerenciando sua equipe.

Um blog ou site com conteúdos de qualidade sobre sua área de atuação são ótimas apostas para adquirir novos clientes. Isto é, uma produção de conteúdo eficaz e bem estruturada é fundamental para qualquer um que busca reconhecimento online.

Pode parecer estranho para aqueles que vieram de uma advocacia mais tradicional, mas atualmente a informação deve ser compartilhada, não mais guardada. O conhecimento hoje é muito mais acessível do que já foi, o que torna a antiga dinâmica infrutífera.

1. Visibilidade e autoridade

O que interessa hoje, principalmente para o advogado online, é ser facilmente encontrado e ter autoridade perante os possíveis clientes. É nesses aspectos que um blog, site ou qualquer outro espaço que comporte a produção de conteúdo ganha relevância.

Se, ao procurar por um advogado online, o possível cliente encontrar um blog organizado e repleto de informações referentes à sua necessidade, aumentarão muito as chances de contratação.

Em outras palavras, é essencial que seus clientes encontrem seu escritório na web facilmente. Além disso, essa estratégia demonstra autoridade nos assuntos da sua área jurídica para que logo de cara os futuros clientes tenham uma sensação de confiança e aconchego.

Com a distância e consequente redução do contato pessoal você precisa passar um mínimo de segurança aos seus pretensos clientes sobre a qualidade dos seus serviços.

2. Programa de gestão

Além das ferramentas, também é necessário um excelente programa de gestão para escritórios de advocacia. Assim, você conseguirá gerir a produção (seja individual ou coletiva), inclusive em grande escala, sem perder qualidade.

Quanto mais demandas você possuir, maior será a sua necessidade de ter um controle de produção e registro de informações.

Atuando com uma presença digital para criação de autoridade entre seus clientes em potencial e a consequente conquista desses leads, haverá uma demanda crescente de trabalho que exigirá o aperfeiçoamento e facilitação da gestão do escritório.

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Manual de setor comercial em escritórios de advocacia

Como falar com um advogado online grátis?

Toda pessoa que precisa de um advogado em algum momento da sua vida faz essa pergunta para si mesmo.

Ou então faz uma busca no Google para obter essa resposta. Desse modo, cabe ao advogado que se pretende online atender às dúvidas do possível cliente de maneira eficaz.

Para um atendimento à distância é imprescindível que o advogado esteja disponível em diversos canais de comunicação. Desde o telefone, já utilizado há tanto tempo, até as redes sociais, principal instrumento de comunicação nos dias atuais.

Entretanto, para que o resultado desses atendimentos seja satisfatório é preciso articular bem o atendimento. Isto é, o advogado online deve administrar bem os contatos feitos pelos clientes via telefone, e-mail, site, redes sociais ou então aplicativos de mensagens.

O ideal é que se tenha ferramentas para gerenciar esses contatos e, se possível, alguém da sua equipe para dar atenção e rápido retorno às solicitações dos clientes. Isso porque é sabido que é comum haver uma grande demanda de atendimento por causa da busca constante de notícias sobre suas ações.

Além disso, é indispensável a prática de um atendimento preventivo e não reativo, como é comumente realizado na advocacia.

Diante das demandas de rotina do escritório, além das demandas financeiras e administrativas, se torna impossível ligar para os clientes e dar informações antes que ele se preocupe.

Assim, o padrão na advocacia é entregar informações dos processos quando o cliente está preocupado e telefonando para o escritório.

Como mudar essa realidade? Através de um atendimento preventivo com uso de ferramentas que propiciem isso sem mais trabalho para o advogado.

Como fazer a gestão de um escritório de advocacia?

Ainda que essa questão seja menosprezada por muitos advogados, principalmente pelo fato de não ser algo abordado nas faculdade de Direito, conhecer o mínimo sobre gestão é essencial a qualquer advogado.

Contudo, quando se trata de um advogado online isso é ainda mais imprescindível.

Ou seja, buscar conhecimento sobre gestão de escritórios de advocacia não deve ser uma tarefa relegada ao esquecimento. Com uma base mínima e um bom plano de estudos, você será capaz de aprender mais sobre como gerenciar os seus processos e o trabalho da equipe.

Dessa forma, os resultados obtido por sua equipe irão apresentar melhoras tanto na produtividade e agilidade da produção jurídica quanto no atendimento dos clientes e outros serviços.

E como dito acima, o atendimento aos clientes deve ser prioridade de qualquer advogado online.

Percebe-se que, com uma gestão eficiente, você poderá ter um controle mais amplo e eficaz de tudo que acontece dentro do escritório.

Isso vale tanto para a gestão do dia a dia, como para a produção e para o atendimento, quanto para questões relacionadas ao back office, como o financeiro ou a controladoria.

Ela permitirá a descentralização do trabalho desenvolvido, com segurança e confiança na delegação de tarefas à sua equipe ou sócios e que, com o tempo, permitirá até mesmo que você faça uma gestão remota do seu próprio escritório.

Além disso, consegue-se mais tempo livre para realizar tarefas mais complexas e rentáveis, além de melhorar bastante a qualidade de vida.

1. Vantagens da gestão remota

Uma gestão remota libera o gestor para ausentar-se do escritório sem perder controle de nada que acontece no escritório.

Isso é ótimo pois, além da advocacia demandar que o profissional tenha essa flexibilidade para comparecer em compromissos, fazer viagens a trabalho e fechar contratos, por exemplo, um gestor também deve ter liberdade para participar de cursos e eventos na área.

Tudo para melhorar sua qualificação profissional.

Sem falar da importância que há em tirar tempo para fazer uma viagem ou ficar com a família, fazendo valer a pena todo o trabalho do dia a dia que mantém seu negócio ativo e em patamar elevado de qualidade.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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