Possuir um nicho na advocacia é uma boa estratégia para o advogado conseguir se posicionar no mercado e atrair mais clientes. Em um primeiro momento, muitos podem pensar que ser generalista é a solução para ter mais processos. Contudo, a advocacia de nicho se mostra muito mais promissora e vantajosa.
Em um mercado marcado pela alta concorrência e por muitos profissionais disputando a atenção do público, é fundamental saber se diferenciar e pensar em maneiras para se promover.
Ter um nicho na advocacia é uma dessas estratégias. Existem certos cuidados e aspectos que devem ser observados antes de escolher o seu. Acompanhe a leitura, entenda mais sobre esse tema e veja como escolher um para atuar!
O que é nicho na advocacia?
Antes de tudo, é preciso entender o que é nicho de mercado. Pode ser entendido como uma pequena parcela que engloba um grupo determinado de consumidores. Inclusive, é considerado como uma oportunidade oculta dentro de um determinado ramo de negócios que é grande e competitivo.
É essencial diferenciar nicho de segmento de mercado. Enquanto este último se refere a um grupo de pessoas com interesses semelhantes, o primeiro se relaciona com um grupo menor e até inexplorado.
Dessa forma, embora alguns utilizem nicho e segmento como sinônimos, a verdade é que o primeiro é apenas uma pequena parcela do segundo.
Sendo assim, o nicho na advocacia representa um campo de atuação bastante específico e determinado.
A advocacia é um mercado muito grande e competitivo. Dentro dela, existem diversos segmentos, como: Direito de Família, Direito Civil, Contratos, Direito Previdenciário, dentre outros.
Definição específica do nicho
Todos eles são bastante explorados. No entanto, dentro desses segmentos, é possível nichar ainda mais a área de atuação.
Por exemplo, imagine que o seu escritório atenda na área de Direito de Família e Sucessões. Ao analisar a sua persona, você identificou que tem crescido o número de pessoas que procuram por serviços de divórcio.
Esse determinado grupo pode possuir dores diferentes do restante dos seus clientes. Dessa forma, sua banca pode começar a oferecer esse serviço de uma maneira especializada.
Inclusive, existem diversos advogados que atuam especificamente em um nicho. Por exemplo, dentro do Direito de Família, existem os profissionais que trabalham apenas com adoção, os que fazem apenas divórcio e dissolução de união estável, os que trabalham apenas com o Direito Homoafetivo, dentre outros.
Se você for um advogado criminalista, por outro lado, pode focar a sua atuação apenas para o Tribunal do Júri, violência doméstica e contra a mulher, crimes ambientais, crimes virtuais, crimes contra a população LGBTQIAP+, dentre outros.
Ou seja, na advocacia, as possibilidades de encontrar um nicho em um segmento jurídico são diversas.
Saindo do mercado jurídico, é possível encontrar diversas empresas que identificaram um nicho e pensaram em um negócio escalável para suprir a necessidade de um determinado público. Alguns exemplos são a Uber, que revolucionou o serviço de transporte e a Ifood, que modificou a maneira como as pessoas pedem comida.
É importante ter em mente que não é preciso atuar em um nicho inovador e criar um serviço completamente novo. Para ter sucesso em um nicho, é preciso conhecer a fundo o mercado, o público-alvo e identificar lacunas e demandas que precisam de atenção.
Qual é a importância de definir um nicho?
O Brasil é um dos países que mais possuem advogados no mundo. São mais de 1 milhão de profissionais espalhados em todo o país, o que demonstra a alta competitividade desse mercado.
Quando o profissional se forma, muitos deles se tornam “clínicos gerais” do Direito. Embora no início essa estratégia possa trazer algum resultado, ao longo do tempo ela pode ficar insustentável.
Existem inúmeros escritórios de advocacia que atendem em diversas áreas. Contudo, muitas bancas se diferenciam justamente por se posicionarem como especialistas em um determinado tema.
A definição do nicho é importante pelo fato de conseguir diferenciar o profissional no mercado. Existem muitos advogados generalistas e “mais do mesmo”. O especialista em um determinado assunto consegue se destacar no meio da multidão.
Por isso, essa é uma estratégia muito promissora, que pode aumentar a percepção de autoridade do advogado e agregar valor ao seu serviço.
Ademais, atuar em um nicho no qual o profissional estudou e tem prazer de trabalhar pode melhorar a sua satisfação profissional.
Quer entender como funciona o mercado jurídico? Veja abaixo um vídeo explicativo sobre isso!
Quais são as vantagens?
Existem diversas vantagens de escolher um nicho na advocacia. Por isso, o profissional deveria focar nessa escolha o quanto antes para poder se diferenciar. Veja abaixo os benefícios dessa estratégia!
Aumenta a autoridade no mercado
O advogado especialista consegue passar mais autoridade do que o generalista, principalmente aquele que trabalha em um nicho bastante específico. Nesse sentido, ele consegue ser lembrado mais facilmente pelo público que precisa das soluções que o profissional oferece.
Aumenta as oportunidades
Os advogados atuam em um oceano vermelho. Ao escolher um nicho de atuação e buscar meios de se diferenciar, ele pode passar a atuar em um oceano azul, cheio de oportunidades. Isso porque ele pode passar a atender demandas que poucos atendem. Ou seja, o nicho pode fazer o profissional conseguir mais oportunidades no mercado.
Aumenta o destaque
Ser um especialista em um determinado assunto pode aumentar o seu destaque no mercado. Dificilmente um generalista consegue se destacar.
Aumenta o valor do serviço
A percepção de valor do serviço jurídico prestado por um profissional especialista é maior do que aquele prestado pelo generalista. Nesse sentido, o cliente sente que está contratando um profissional com muito conhecimento e que oferece algo de maior qualidade.
Atrai mais clientes
O nicho na advocacia contribui muito para direcionar as estratégias de marketing jurídico, tornando-as mais efetivas. Assim, é possível atrair mais clientes qualificados, que são aqueles que realmente precisam dos seus serviços.
Exclusividade
O advogado consegue se tornar praticamente exclusivo no nicho que atua ou nos serviços que oferece à população.
Melhora a especialização
O nicho na advocacia também facilita a especialização. Afinal, é muito melhor estudar sobre uma determinada área (ou parte dela) do que de todos os segmentos do Direito. Assim, o profissional consegue se organizar e não fica sobrecarregado de estudos.
Aumenta a indicação
Um serviço bem prestado, independente do nicho escolhido, aumenta as indicações por parte dos clientes. Ademais, ao se apresentar como um especialista em um determinado assunto, os próprios colegas podem indicar você para clientes que precisam de serviços relacionados ao seu nicho.
Melhora a satisfação pessoal e profissional
Por fim, outra vantagem de determinar um nicho na advocacia é que o profissional pode se sentir mais satisfeito com a sua profissão, visto que consegue atrair mais clientes e cobrar bem pelos seus serviços, dentre outras vantagens.
Mitos sobre escolher um nicho na advocacia
Alguns advogados podem achar que se posicionar e escolher um nicho específico pode trazer efeitos negativos na sua carreira. Isso é um grande equívoco, visto que isso ajuda muito o profissional em diversos aspectos.
Veja algumas das crenças mais equivocadas sobre isso.
“Se eu me posicionar como especialista, terei menos clientes”
O primeiro pensamento é muito comum, principalmente entre advogados iniciantes e que não entendem sobre posicionamento de mercado, marketing, dentre outros temas importantes.
Muitos acreditam que nichar a área de atuação pode trazer menos clientes e consequentemente, pouco lucro. A verdade é que o efeito é o contrário.
O advogado poderá conseguir mais clientes, visto que pode direcionar seu marketing com mais efetividade. Ademais, ao se posicionar como especialista, pode cobrar um valor maior do que um generalista.
Na prática, fica muito difícil implementar estratégias de marketing quando se é generalista. Logo, conseguir clientes em meio a tantos profissionais na mesma situação se torna uma tarefa muito complicada.
“Se eu atuar em um nicho, não poderei atender clientes em outros segmentos”
Outra crença equivocada. Na prática, mesmo direcionando o seu marketing para o seu nicho de atuação, a verdade é que, para conseguir novos prospectos, é preciso prestar um bom serviço para o cliente.
Nesse sentido, mesmo atuando de forma completamente direcionada em uma única área, o cliente que foi bem atendido pode falar bem dos seus serviços e indicá-los para seus conhecidos e familiares.
Assim, é possível atender demandas em outras áreas caso acredite que isso seja possível e viável.
Quais são os desafios no momento de escolher um nicho na advocacia?
No momento de determinar o seu nicho de atuação, é preciso ter em mente que você passará a ser visto como uma autoridade no assunto. Logo, é preciso se especializar e buscar muito conhecimento sobre a área.
Ademais, é fundamental ter responsabilidade quando for falar sobre um determinado tema envolvendo a sua especialidade, bem como no momento do atendimento ao cliente.
Isso porque, ao dizer algo equivocado, além de prejudicar o cliente, pode manchar a sua imagem e gerar um boca-a-boca negativo.
Como escolher um nicho na advocacia?
Para alguns advogados, o nicho de atuação acaba sendo uma escolha intuitiva e natural. Muitos se especializam logo de início no ramo que gostariam e outros buscam essa especialização quando recebem muita demanda sobre um mesmo problema, por exemplo.
No entanto, para muitos profissionais, essa escolha acaba sendo mais difícil. O generalista se depara com inúmeras possibilidades no momento de focar a sua carreira em um único nicho, o que pode complicar a escolha.
Se o seu caso for esse, comece analisando o mercado. Entenda os ramos do Direito que mais estão em alta e quais deles são do seu interesse.
Realize pesquisas também para entender sobre a demanda, quem é o público e quais são as necessidades dele, bem como lacunas existentes, problemas que aparecem e não são atendidos pelos advogados, dentre outros aspectos.
Sendo assim, é preciso abrir a mente e pesquisar para poder ter ideias sobre qual nicho pode ser promissor.
Tenha em mente que profissionais que atendem demandas muito específicas acabam gerando certa exclusividade na prestação de seus serviços. Quanto mais nichado for, menor será a concorrência.
Por exemplo, o profissional pode escolher se especializar em nichos bastante específicos e que fogem dos tradicionais, como: Direito da Moda, Direito Migratório, Direito Urbanístico e Direito dos games, por exemplo.
Caso queira se manter em alguma área mais tradicional, a escolha do nicho pode ser por meio da observação dos problemas e demandas que aparecem.
Esse é o caso comentado anteriormente no artigo, como o advogado familista que percebe que as demandas dos casais homoafetivos não são atendidas ou então, se especializa em adoção internacional porque percebe que existem pessoas que não encontram profissionais que atuam nesse nicho.
Nichos que podem ser promissores nos próximos anos
Escolher um nicho na advocacia, embora desafiador, pode ser facilitado se observar o mercado e as tendências. Existem uma infinidade de nichos que podem ser promissores e até fazer com que o profissional gere certa exclusividade. Confira abaixo alguns que podem ser atraentes nos próximos anos:
- Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Compliance;
- Direito Digital – com foco em crimes virtuais;
- Direito Previdenciário e Trabalhista – com ênfase nos trabalhadores autônomos;
- Adoção para casais homoafetivos;
- Direito condominial;
- Direito das mulheres;
- Direito da diversidade e inclusão;
- Direito Penal – com foco em violência doméstica contra a mulher;
- Direito Penal – com foco nos crimes de ódio;
- Direito da saúde.
Vale ressaltar que existem diversos nichos que devem ser considerados e analisados pelo profissional que busca por um. Sendo assim, pesquise e analise os que mais lhe interessam para poder fazer uma escolha consciente.
Como se destacar no mercado?
Ao escolher o seu nicho na advocacia, é importante colocar em prática as estratégias para fazer o seu escritório ser visto e conhecido pelo seu público-alvo.
Para isso, o primeiro passo imprescindível é fazer uma pesquisa completa para conhecer bem a sua persona. Desconhecer o público para quem você deve direcionar o seu marketing torna a estratégia mais difícil. Logo, é fundamental investir tempo nessa etapa.
O segundo passo é definir as estratégias de marketing digital que serão realizadas para atrair clientes e fazer você ser visto. Tente direcionar suas ações de publicidade para as mídias que o seu público utiliza.
Uma estratégia bem elaborada é capaz de trazer resultados impressionantes. Por isso, caso precise de ajuda, não tenha medo de consultar um especialista ou agência para se encarregar dessa tarefa.
Por fim, a dica mais importante é: realize um atendimento ao cliente que o fidelize e busque tornar a experiência dele a melhor possível. Sobre isso, veja a live do #FomeDeSaber com dicas para encantá-lo!
A escolha de um nicho na advocacia deve ser consciente e muito bem planejada. Isso porque, não adianta atuar em algo que não possui demanda, certo? Por isso, pesquise o mercado, analise as suas preferências e abra a mente para encontrar lacunas e entender os problemas que você pode resolver!
Continue aprendendo sobre outros assuntos importantes para aprimorar ainda mais a sua advocacia e entenda como aumentar a produtividade das equipes jurídicas do seu escritório!