Um escritório de advocacia que possui uma mentalidade data driven está muito à frente do mercado. Isso porque, negócios orientados por dados têm muito mais possibilidades de crescimento do que aqueles que se utilizam da intuição para tomar decisões.
A análise de dados deve fazer parte do dia a dia empresarial. Por isso, é fundamental conhecer os conceitos e métodos existentes e aplicar o melhor para o objetivo específico.
Nesse artigo, você conhecerá o conceito de data driven. Acompanhe a leitura e aprenda sobre mais esse termo essencial para gestores que desejam ter uma atuação estratégica!
O que é data driven?
Data driven é o termo que se refere a processos organizacionais orientados por dados. Isto é, diz respeito ao ato de companhias, dos mais variados setores, se basear na coleta e análise de informações para tomar decisões, principalmente no seu planejamento estratégico.
Desse modo, as empresas se baseiam em evidências concretas sobre o negócio, e não em intuições ou experiências anteriores.
O termo não se refere a uma ferramenta específica, mas sim a uma metodologia que permite que as organizações tenham uma noção melhor sobre o negócio. Desse modo, elas adquirem maior capacidade de entender a realidade, aproveitar oportunidades e antecipar tendências e problemas.
Para isso, as companhias utilizam sistemas que precisam ser capazes de coletar dados de diversas fontes, tanto internas quanto externas. Assim, conseguem cruzar informações e ter um panorama claro sobre o mercado, o negócio, o público-alvo, a própria empresa, dentre outras questões que deseja avaliar. Isso é fundamental para que os gestores tenham embasamento para agir em favor do negócio.
Qual é a sua importância?
O termo pode remeter à tecnologia. Contudo, a cultura data driven funciona em todo tipo de negócio, independente do mercado em que atua e do porte empresarial.
Embora já tenha sido dito em outros artigos do blog, é sempre importante repetir: em um negócio, não é nada inteligente tomar decisões com base na intuição, tampouco no “achismo”.
Além de ser arriscado, pode apenas resultar em perda de tempo e recursos financeiros. Outrossim, decisões mal embasadas podem trazer prejuízos severos para o negócio.
Sem uma base sólida de informações concretas, o planejamento estratégico fica fraco. Dessa forma, torna-se mais complicado alcançar metas e objetivos propostos.
Diante disso, adotar uma abordagem data driven é fundamental em diversas questões, tanto nas estratégias empresariais quanto nas análises de mercado, dentre outras situações.
O intuito, conforme mencionado, é orientar a tomada de decisões dos líderes, possibilitando a implementação de estratégias eficientes e que realmente tragam benefícios para a empresa.
E se a mentalidade data driven funciona para todo tipo de empresa, independente do porte, é mais que óbvio que ela pode trazer inúmeras vantagens para os escritórios de advocacia.
Assim sendo, os escritórios de advocacia que adotam uma postura data driven conseguem ter uma noção real da situação do negócio e do mercado e assim, pensar em soluções eficientes para aprimorar o que precisa e solucionar problemas.
Quais são as vantagens?
Os dados devem ser vistos como um dos ativos mais valiosos do seu escritório. Utilizá-los de forma adequada e inteligente para orientar a tomada de decisão é essencial para uma atuação estratégica. Confira abaixo alguns benefícios de implementar a cultura data driven na advocacia!
Melhora a utilização dos recursos financeiros
Uma gestão orientada por dados possibilita utilizar os recursos financeiros do escritório da melhor maneira possível. Desse modo, evita-se desperdícios e possibilita economia.
Ou seja, os líderes terão melhor capacidade de compreensão das necessidades do negócio e assim, poderão destinar o uso dos recursos de maneira eficiente.
Deixa o planejamento mais sofisticado
A análise de dados permite aprimorar o planejamento estratégico. Isso porque se torna possível analisar diversos fatores, como:
- Comportamento do consumidor;
- Concorrentes;
- Tendências de mercado;
- Histórico do negócio;
- Saúde empresarial, dentre outros.
Essas e outras informações possibilitam enxergar melhor a situação do negócio, entender os pontos críticos e fortes e assim, pensar nos ajustes que devem ser realizados para alcançar as metas definidas.
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- Business intelligence e analytics: entenda a diferença entre os termos!
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Qual é a diferença entre data driven e analytics driven?
Os termos data driven e analytics driven são similares e podem confundir muitos que estão iniciando nesse assunto. Ambos derivam da ciência de dados. Contudo, existem diferenças fundamentais.
A metodologia data driven possui uma abordagem mais quantitativa, visto que se baseia em modelos preditivos e números. Por outro lado, o analytics driven considera tanto o aspecto quantitativo quanto o qualitativo, pois estabelece correlações e padrões entre os dados.
De certo modo, pode-se afirmar que o analytics driven vai além da análise de dados. Isso porque busca interpretar o contexto e outras variáveis ligadas às informações coletadas.
Na prática, o data driven e o analytics driven precisam andar em conjunto dentro das companhias por serem complementarem e se relacionarem.
Ao utilizar os dois processos em conjunto, a companhia consegue realizar análises mais aprofundadas, o que permite que ela evolua a sua capacidade analítica e encontre respostas mais precisas para o que necessita.
Que tal aprender a tomar decisões baseadas nos dados do seu escritório? Aproveite e baixe o ebook sobre o tema e veja como fazer isso na prática!
Por que investir no data driven?
Existem diversos motivos para você investir em uma cultura data driven no seu escritório. Veja alguns deles abaixo!
Mais eficiência
Gerir um escritório de advocacia não é nada fácil. Embora não seja possível prever o futuro, é fundamental trabalhar com ferramentas que permitam diminuir as chances de erros. Nessa tarefa, os dados são os melhores aliados para proporcionar mais segurança no momento de tomar decisões.
Com análises corretas, é possível ter mais clareza sobre os passos que o escritório precisa dar, visto que cada atitude será fundamentada por uma visão mais concreta sobre a situação do negócio, concorrentes, mercado e público, por exemplo.
Menos desperdício de tempo
Apostar na intuição pode levar ao fracasso e até a falência de uma companhia, principalmente no longo prazo. Uma decisão tomada sem fundamentos pode até funcionar uma vez ou outra, mas as possibilidades de garantir bons resultados são ínfimas.
Ao adotar uma cultura data driven, o seu escritório pode tomar boas decisões mais rapidamente e analisar se os resultados estão sendo satisfatórios ou não em tempo hábil, permitindo mudar a estratégia rapidamente se for preciso.
Maior lucratividade
Direcionar os recursos para os projetos e áreas corretas garante maior lucratividade e eficiência no uso do dinheiro do escritório. Ademais, o data driven, se usado de forma estratégica, pode lhe ajudar a encontrar oportunidades de investimento muito antes dos seus concorrentes, resultando em uma alta vantagem competitiva.
Além de permitir a destinação inteligente de recursos, as análises de dados podem lhe demonstrar a melhor maneira de investir em novos setores e principalmente, como otimizar o que já está trazendo resultados.
Decisões mais confiáveis
Como visto em outros momentos nesse artigo, as decisões passarão a ser fundamentadas em dados reais e concretos.
Desse modo, a sua equipe se sente mais segura para agir e o escritório diminui a exposição aos riscos.
Maior capacidade de prever fatos
Com o data driven, o seu escritório pode reconhecer padrões e identificar tendências ao analisar os dados e cruzá-los. Isso gera mais autonomia e precisão para antecipar mudanças ou se preparar para possíveis perigos que podem surgir no mercado.
Essa capacidade de se antecipar a perigos ou tendências ajuda no planejamento estratégico, direcionando ações e reduzindo custos.
Mais autonomia para a equipe
Ao trabalhar com dados e compartilhá-los com a equipe, a tendência é que os colaboradores se tornem mais independentes para exercer as suas funções.
Quando os trabalhadores não têm acesso às informações essenciais para o seu trabalho, eles ficam mais dependentes do líder, o que torna os processos mais lentos e burocráticos.
Escritórios de advocacia com uma cultura data driven geralmente possuem colaboradores mais autônomos para realizar as suas atividades. Isso melhora a produtividade, faz com que todos ganhem tempo e tomem decisões mais acertadas.
Como se tornar data driven?
Existem algumas dicas que podem ajudar o seu escritório a se tornar data driven. Veja abaixo e coloque-as em prática!
Defina as metas e acompanhe-as sempre
Os dados são o meio para alcançar as metas do negócio. Por isso, é importante ter uma visão clara dos objetivos do escritório para planejar as ações que precisa tomar.
Trabalhe com os dados diariamente
Determinados setores e colaboradores, como os encarregados do marketing e do business intelligence, acabam lidando mais facilmente com dados. Contudo, o ideal é fazer com que os outros trabalhadores também saibam lidar com essas informações diariamente.
Desse modo, cada setor saberá tomar decisões com os dados que possuem, gerando mais autonomia e resultando em um trabalho mais inteligente.
Utilize os dados de forma estratégica
Os tomadores de decisões precisam saber interpretar os dados para diversos fins, inclusive para tentar prever tendências e o futuro. Desse modo, podem pensar em boas soluções e se antecipar a problemas ou aos concorrentes em algo inovador.
Elimine as decisões baseadas no feeling
Ao adotar uma postura data driven, o escritório deve eliminar as decisões baseadas em suposições e crenças. Lembre-se que, embora possa funcionar algumas vezes, isso é muito perigoso para a saúde do negócio.
Treine todos para trabalhar com dados
Em um escritório de advocacia data driven, todos precisam saber trabalhar com dados. Sendo assim, invista em capacitações para ensinar a todos a interpretar e usar os dados em suas funções.
Entenda que esse trabalho é contínuo
Trabalhar com dados é um desafio sem fim. Ou seja, os responsáveis pelas análises têm um trabalho contínuo, que jamais será finalizado.
Entenda que ser data driven é gerar e analisar dados o tempo todo. Por isso, é importante ter em mente que será sempre necessário investir na capacitação dos responsáveis e principalmente, fazer análises periódicas.