estratégias de marketing para escritórios de advocacia
Marketing Jurídico Digital

Estratégias de marketing para escritórios de advocacia: 3 dicas para um planejamento infalível

É provável que você já tenha ouvido falar sobre ações de divulgação para o seu negócio. Estratégias de marketing para escritórios de advocacia são extremamente necessárias, no entanto, devem ser feitas a partir de critérios. 

O objetivo do marketing para negócios na área jurídica está em trazer visibilidade para os escritórios. O comportamento dos clientes mudou muito e, assim como as pessoas buscam referências para tantos serviços na internet, com escritórios de advocacia não é diferente. 

Por essa razão, advogados que não estão construindo a sua reputação online podem estar deixando de alcançar um público novo, que deseja informações a respeito do negócio que estão contratando. 

No entanto, para muitos profissionais da área do Direito, as estratégias de marketing para escritórios de advocacia ainda estão envoltas em tabus. Isso acontece porque há uma associação direta do marketing com publicidade. 

Porém, as regras da OAB deixam claro sobre como o marketing pode ser feito para escritórios de advocacia e, respeitando as determinações, muitas ações podem ser feitas para consolidar o nome dos profissionais e do escritório. 

Desde que não haja mercantilização da profissão, é plenamente possível utilizar um plano de marketing para oferecer conteúdos que vão informar o público e, como consequência, trazer mais pessoas para o escritório. 

Neste conteúdo vamos te explicar como dar o andamento a um planejamento de estratégias de marketing para escritórios de advocacia. 

Tome nota de todas as dicas e coloque-as em prática. Vamos juntos compreender cada detalhe? 

Como fazer um bom marketing digital para advogados?

Hoje quando falamos de estratégias de marketing para escritórios de advocacia logo pensamos no meio digital. A internet e as redes sociais são, muitas vezes, o ponto de partida para um planejamento. 

Se o seu escritório está dando os primeiros passos nesse território, a dica inicial é: tenha um site para o seu negócio jurídico. 

Em um bom plano de marketing digital para advogados, o site – e o blog – são a base das ações. As redes sociais também são importantes e logo falaremos delas aqui neste conteúdo. 

No entanto, se toda a sua estratégia estiver consolidada em divulgar conteúdos – sejam eles em textos, vídeos ou áudios – nas redes sociais, você está correndo um alto risco. É impossível prever quando uma rede social deixará de existir ou será substituída por outra. 

Por essa razão, o seu ponto de partida deve estar em um ambiente próprio. Produzir conteúdos para o seu blog é uma excelente maneira de se consolidar na internet. 

Buscadores como o Google estão o tempo todo rastreando bons conteúdos na internet para ranquear em suas páginas principais. Se o seu escritório produzir esses materiais com relevância e de forma constante, certamente esse trabalho aparecerá em destaque. 

Como construir um planejamento de conteúdo?

Essa talvez seja uma das perguntas iniciais de quem está consolidando estratégias de marketing para escritórios de advocacia. 

Para responder essa questão, é essencial que você entenda qual o perfil de público que o escritório alcança ou deseja alcançar. 

Por exemplo, uma boa ação inicial é elaborar um estudo de personas. Ou seja, avaliar quem são os clientes que já estão com o escritório e quais os perfis que ainda podem ser conquistados. 

Aliás, essa análise de personas pode ganhar muito mais relevância se a sua equipe contar com dados precisos sobre os clientes. Se o escritório de advocacia conta com um software jurídico, a ferramenta pode trazer boas análises que vão indicar um caminho para as estratégias de marketing. 

Softwares jurídicos, como no caso da ADVBOX, permitem que todos os dados dos clientes do escritório sejam inseridos em um único ambiente. Com essa organização, tem-se a mão muitas informações relevantes para o time de marketing. 

Dados como localização geográfica, média de idade, profissões e cargos são de extrema valia para dar início ao projeto de personas do seu escritório.

Indo mais além, se o escritório tem ativo um sistema de CRM que esteja vinculado ao software jurídico, informações ainda mais relevantes podem ser captadas. 

O CRM, que em português podemos chamar de serviço para Gestão de Relacionamento com Clientes (Customer Relationship Management, na sigla original, em inglês), faz um acompanhamento de todo o histórico do cliente desde os primeiros contatos com o escritório. 

Assim é possível rastrear quais são os principais conteúdos que determinado cliente consome, quais os formatos são mais populares e quais as redes mais acessadas. 

Ou seja, uma verdadeira fonte de dados confiáveis que vão nortear toda a pesquisa e planejamento de conteúdos que o seu escritório vai produzir. 

O que o advogado não pode fazer no marketing?

No entanto, como citamos no início deste conteúdo, algumas regras precisam ser observadas ao se elaborar estratégias de marketing para escritórios de advocacia. 

O objetivo da OAB é impedir que haja a mercantilização da profissão. Por essas razões, os advogados e escritórios são proibidos de:

  • Fazer publicidade com outros profissionais;
  • Mencionar sobre honorários e formas de pagamento;
  • Anunciar em outdoors;
  • Usar expressões que levem à promoção pessoal;
  • Divulgar a estrutura física do escritório.

Estas são algumas das orientações da OAB com relação à divulgação dos serviços de escritórios de advocacia. 

Por essa razão, estratégias de marketing para escritórios de advocacia que contemplem o marketing de conteúdo são as mais seguras e apropriadas. 

Como o advogado pode divulgar seu trabalho?

Os escritórios – e advogados – podem estar presentes nas redes sociais compartilhando conhecimento. Aliás, essa é uma maneira excelente de mostrar aos futuros clientes o quanto o profissional sabe a respeito de determinados temas. 

Por isso, agora que você já sabe que precisa produzir conteúdos de qualidade com foco em tirar as dúvidas e educar a sua base de clientes e futuros clientes, vamos dar um próximo passo com relação à distribuição desses materiais. 

A segunda etapa da sua estratégia precisa considerar os meios que serão utilizados para atingir o público. 

Envio de newsletters

Quando falamos a respeito de newsletters, talvez esse seja um tema que cause dúvidas e até se questione a respeito da eficiência do formato. 

Porém, cada vez mais a divulgação de conteúdos por meio de newsletters ganha espaço, especialmente se você tiver uma base de contatos engajada. 

Se o escritório de advocacia conta com uma ferramenta de software jurídico é possível fazer uma segmentação de conteúdos que podem ser direcionados de acordo com os interesses de cada nicho. 

Por exemplo, se o escritório atua em ramos de direito trabalhista e de família, é possível dividir os clientes interessados em cada um desses assuntos e fazer envio de materiais que vão gerar mais interesse de cada uma das bases. 

Outra vantagem do envio de newsletter está em conseguir mensurar exatamente taxas de abertura e de cliques. A partir dessas informações é possível estabelecer critérios para produções de novos conteúdos, de acordo com o que é mais acessado. 

Presença nas redes sociais

Aliás, estar nas redes sociais é importante para que os advogados e escritórios se posicionem e também sejam encontrados pelos clientes em potencial. 

No entanto, não é necessário estar presente em todas as redes sociais. É importante fazer uma avaliação sobre quais as redes em que os clientes estão mais presentes e apostar nelas para a divulgação e produção de conteúdos. 

Também é essencial ficar atento ao surgimento de novas redes sociais e analisar se faz sentido para o escritório criar uma conta e começar a produzir materiais. 

Porém, da mesma forma como acontece com o blog, as redes sociais também precisam ser atualizadas com constância. 

Diversifique os formatos de conteúdos

Quando pensamos nas estratégias de marketing para escritórios de advocacia e consideramos a criação de um blog, logo pensamos em textos. 

No entanto, é importante que os advogados estejam abertos para testar outros formatos. Por exemplo, vídeos e podcasts ganham cada vez mais espaço entre o público. 

Lembre-se que os meios podem ser testados e reavaliados sempre que for necessário. E não é preciso muito investimento inicial. Hoje com um celular e um microfone é possível captar áudios e vídeos com boa qualidade. 

Na internet, programas de edição gratuita estão disponíveis. 

O que é marketing digital para advogados?

A nossa última dica para gestores e advogados que querem começar com as estratégias de marketing para escritórios de advocacia é de estabelecer um planejamento que traga clareza a respeito das razões para iniciar esse trabalho. 

setor comercial

Aliás, nas premissas do marketing jurídico estão: levar conhecimento e educação a respeito das questões do Direito para o público, criar autoridade e notoriedade para o escritório e seus profissionais. 

Como consequência de tudo isso, haverá uma geração de valor que trará novos clientes ao escritório

Negócios jurídicos que não estão atentos às estratégias de marketing acabam perdendo espaço para a concorrência. 

Por isso, é essencial que o escritório conte com um especialista em marketing que poderá fazer a análise dos resultados e indicar o melhor caminho. Além do profissional para dar o suporte, o escritório precisa contar com ferramentas que vão embasar as ações de divulgação.

A ADVBOX está preparada para fazer parte das estratégias de marketing para escritórios de advocacia de todos os segmentos. 

Por meio da ferramenta – que oferece teste gratuito durante 7 dias – é possível centralizar todas as informações do escritório que serão base para muitas das ações de marketing. 

Além disso, a ADVBOX também oferece um plano exclusivo com CRM, ferramenta que dá um salto no acompanhamento e estratégia com os clientes. 

Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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