Advogado com celular na Controladoria digital 4.0
Advocacia

Advocacia na era digital: principais desafios e benefícios para seu escritório

Você sabe o que é a advocacia na era digital? O tema, muito comum de se debater entre advogados, ainda deixa muitos profissionais da área em dúvida. Isso porque, o cenário muda com grande frequência, exigindo bastante atenção destes trabalhadores.

Estar antenado sobre a advocacia 4.0, como também é chamada, é essencial para que se consiga destaque nesse cenário. Conhecer os principais desafios a se enfrentar pelos escritórios também pode te dar vantagem sobre como lidar com tudo isso.

E se você quer conhecer os principais desafios e benefícios da advocacia na era digital, não deixe de ler o texto a seguir!

O que é a advocacia digital?

Pensar o que é a advocacia na era digital pode parecer simples, mas deixa muitos profissionais em dúvida. Isso porque, muitos não sabem como colocar em prática o seu conhecimento jurídico dentro do cenário atual.

Porém, a advocacia na era digital, também chamada de advocacia 4.0, nada mais é do que o seu exercício tradicional, porém, utilizando tecnologias atuais. Ou seja, você vai fazer uso de softwares modernos para a realização do seu trabalho.

Isso pode parecer apenas uma questão de “luxo”, porém, muda totalmente a sua forma de trabalhar. Afinal, realizar uma série de tarefas é muito mais simples dessa maneira, pois são vários os processo que se pode automatizar dessa forma, por exemplo.

A gestão financeira na advocacia 4.0 é mais simples de se fazer, pois conta com o suporte de softwares próprios para isso. Essa e outras áreas do serviço jurídico acabam sendo modificadas drasticamente graças à tecnologia.

Em todo caso, a advocacia na era digital nada mais é do que o serviço jurídico dentro da internet. Usando apps de troca de mensagem com o público, ferramentas próprias para determinadas atividades, entre outros processos do tipo.

arte de ebook de meios de produção na advocacia

Qual o impacto da tecnologia digital no Direito?

Quando um escritório passa pelo processo de transformação digital, é possível usufruir de uma série de benefícios. Isso acaba afetando diretamente o número de clientes conquistado, afinal, as vantagens também envolvem o seu público.

A advocacia na era digital, por mais que possa exigir muitos esforços para uma maior adaptação, traz bons resultados. Em todo caso, entre os benefícios desse tipo de prática, os que mais se destacam são os seguintes:

  • Aumento de produtividade: graças às ferramentas de automação e outros processos ágeis, é possível ter alta produtividade na advocacia;
  • Diminuição de erros: os erros de gestão na advocacia são comuns, porém, com as ferramentas certas, o número deles pode diminuir drasticamente;
  • Otimização de tempo: com maior produtividade, a sua equipe consegue fazer um melhor gerenciamento de tempo, otimizando a sua atuação;
  • Conforto para o cliente: o seu público pode ter tudo o que precisa no ambiente digital, o que é muito mais prático para ele.

Os benefícios tornam a rotina de muitos advogados mais prática, porém, existem desafios a se superar nessa área. Por mais que existam ferramentas que nos ajudem a lidar com tudo isso, os problemas também podem surgir para quem atua na área.

Quais os desafios do Direito digital?

Se você pretende aumentar a base de clientes do seu escritório, precisa conhecer os principais desafios da advocacia na era digital. Dessa forma, é possível pensar em um plano de ação para garantir que o seu negócio vai conseguir passar por tudo isso.

Em todo caso, abaixo, elencamos os três principais desafios enfrentados por advogados dentro da era digital. Confira!

1. Falta de conhecimento “não jurídico”

A falta de conhecimento sobre outras áreas pode acabar sendo um problema para a advocacia na era digital. Por mais que a tecnologia resolva uma série de problemas, ela não é o suficiente para suprir todas as necessidades da sua atuação.

Durante a graduação, por exemplo, vemos que o Direito está diretamente ligado com outros saberes em sua atuação. Sociologia, Economia, entre outras formações, influenciam e são diretamente influenciadas pela área jurídica a todo momento.

E ter um conhecimento básico sobre essas áreas é o que faz com que um advogado consiga se diferenciar dos outros. A leitura de livros, formações adicionais, cursos, entre outros materiais ricos, são muito bem-vindos nesse caso.

O desenvolvimento profissional do advogado não pode ficar restrito apenas ao seu conhecimento jurídico. O Direito e a tecnologia, por exemplo, andam de mãos dadas hoje, e por isso, o básico de conhecimento tecnológico é essencial para os escritórios.

2. Desconhecimento das tecnologias atuais

O desconhecimento sobre as tecnologias atuais também é um problema comum da advocacia na era digital. São vários os advogados que não sabem utilizar um software jurídico em sua totalidade, afetando a realização do seu trabalho.

Além disso, muitos profissionais da área não sabem quais são as tendências atuais do mercado, o que também influencia a área jurídica. Automação de tarefas, estratégias atuais de marketing digital, entre outras tendências, são comuns hoje.

Inclusive, a automação de processos é essencial para que se tenha resultados mais expressivos. E prova disso nós vemos em um texto publicado pela Forbes, que nos mostra que processos ineficazes acabam custando até 30% da receita anual de diversas empresas.

Porém, com a automação de tarefas, esses processos poderiam ser mais eficientes, evitando toda essa perda de receita. Estar atualizado sobre as tecnologias mais atuais é essencial para garantir que está tendo o potencial do seu escritório atingido.

3. Medo excessivo de mudanças na área

É muito comum encontrarmos advogados que defendem que o advogado deve ter conhecimento apenas voltado para a Lei. Contudo, é muito importante entender que mudanças vão e devem acontecer, e não há nada a ser feito contra isso.

O profissional que tem medo de mudanças, e de buscar novos conhecimentos, é visto como “engessado” pelo mercado. E não adianta de nada entender a Lei se você não sabe como aplicar esse tipo de conhecimento na prática, para seus clientes.

Na era digital, é imprescindível que o advogado, e outros profissionais, independente da área, tenham algum conhecimento tecnológico. Entender ao menos o que um software de gestão para escritórios pode oferecer é algo básico para a área.

De toda forma, mudanças vão acontecer, seja por meio da tecnologia, ou por meio de outro conhecimento agregado ao que você já tem. É necessário estar sempre aberto às mudanças que o seu nicho está sofrendo, pois elas virão a qualquer momento.

Como advogar na era digital?

Como vimos, a advocacia na era digital precisa de preparo para que consiga trazer bons resultados para o seu escritório. São muitos os desafios a serem enfrentados, e deixar de dar a devida importância para esses problemas, pode aumentar o grau de dificuldade.

Para que isso não aconteça, o melhor a ser feito é trazer a transformação digital para o seu negócio. Promover um processo de digitalização é essencial para garantir que o escritório continue funcionando normalmente mesmo em cenário digital.

Contar com um sistema que permite realizar essa ação é essencial. Com o ADVBOX, por exemplo, é possível fazer a migração de dados do seu escritório em média de 72 horas, o que ajuda a modernizar o seu negócio de maneira muito mais veloz.

Além disso, com o Taskscore ADVBOX, é possível medir a performance dos seus colaboradores de maneira prática. Dar um número X de pontos assim que determinadas tarefas são realizadas, ajuda a acompanhar de perto a sua atuação.

Isso também mostra para os funcionários o seu verdadeiro progresso, criando metas a serem batidas, e os ajudando a se manterem motivados. Isso faz com que, gradativamente, a produtividade de todos aumente, apresentando resultados mais expressivos.

Mais conhecimento para você!

Por aqui estamos sempre abordando assuntos quentes e relevantes para os profissionais do Direito. Confira outros textos que também podem te interessar:

Alta produtividade na advocacia
Como criar o setor comercial do seu escritório de advocacia? Confira 7 dicas!
Software Jurídico: 16 critérios fundamentais para encontrar o melhor!
O que é a Controladoria Jurídica e como funciona
Escritórios com filiais, correspondentes e parceiros fixos
Advocacia baseada em dados
Mulher sorrindo com link de teste gratuito software de gestão de escritórios
Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

Postagens Relacionadas