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7 dicas para prospecção de clientes para advogados!

Você conhece dicas para prospecção de clientes que podem ser usadas por escritórios de advocacia? Muitos advogados têm interesse na atração de um público mais amplo, porém, nem todos sabem como fazer com que isso se torne parte da realidade do seu negócio.

E para te ajudar com isso, resolvemos separar 7 dicas para prospecção de clientes em escritórios de advocacia. Aqui, você vai entender como realizar o procedimento, além de conhecer estratégias que vão fazer com que o seu negócio atinja um público mais amplo.

Venha conferir!

Qual é a importância da prospecção?

Antes de apresentarmos as dicas para prospecção de clientes, vamos falar sobre a prospecção em si. Basicamente, estamos falando sobre o processo de atração de um público que pode estar interessado nos serviços oferecidos pelo seu escritório.

Ou seja, estamos falando sobre o processo de encontrar potenciais clientes para alavancar as vendas do escritório. Dessa maneira, você aumenta o seu faturamento e torna o seu negócio mais lucrativo, conseguindo melhores resultados financeiros no mercado.

Para isso, empreendedores usam estratégias de prospecção de clientes, que incluem o marketing digital, por exemplo. Nutrir o potencial cliente com informações valiosas, ganhar sua confiança, para então, tentar vender, faz parte de todo o procedimento.

O intuito aqui é identificar um público que se interessa pelo seu serviço, e criar uma relação duradoura para ambos. Para isso, além dos seus serviços em si, você deve oferecer algo a mais, como informações valiosas, atendimento diferenciado, entre outros pontos básicos.

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Como fazer uma boa prospecção de clientes?

Abaixo, elencamos 7 dicas para prospecção de clientes que vão ajudar o seu escritório a se destacar mais. Contudo, se não tiver experiência ou conhecimento para colocar estratégias em prática, lembre-se de contratar profissionais capacitados para isso.

De toda forma, confira os tópicos abaixo para conferir dicas valiosas para te ajudar a prospectar clientes para o escritório.

  • Se porte como um especialista em alguma área;
  • Publique conteúdo relevante nos canais digitais;
  • Conheça o mercado da advocacia em que está inserido;
  • Ofereça soluções para os problemas dos seus clientes;
  • As indicações de clientes podem fazer a diferença;
  • Esteja presente nos principais canais digitais;
  • Use a tecnologia a favor do seu escritório de advocacia.

1. Se porte como um especialista em alguma área

Quando falamos sobre dicas de prospecção de clientes para advogados, é impossível não falar sobre especialização. Hoje, muitos clientes procuram por escritórios que sejam especializados em áreas específicas, para terem melhores resultados.

Por isso, facilitar a escolha do seu cliente, mostrando onde você pode ajudar mais, é uma boa estratégia a ser seguida. Por esse motivo, mostrar que seu escritório é especializado em uma determinada área é algo que pode te trazer bons resultados.

Hoje, por exemplo, o advogado digital é um bom exemplo de profissional do ramo que deu certo em sua empreitada. A demanda na área, por conta da quantidade de crimes cibernéticos, é muito alta, e por isso, o retorno é alto.

De toda forma, mostre que você não é um advogado genérico, que conhece um pouco de cada área. Monte uma equipe especializada em diferentes áreas para conseguir atrair um público mais amplo, mas, ainda assim, prestar um serviço diferenciado.

2. Publique conteúdo relevante nos canais digitais

Entre as dicas para prospecção de clientes para escritórios, uma das mais importantes é produzir conteúdo relevante. Além de oferecer as soluções do seu negócio, você também precisa munir o seu público de algo além disso nos dias de hoje.

É por isso que você pode e deve postar conteúdo que vai ajudar o seu potencial cliente a se manter informado. Mostrar para ele situações que podem render processos, além de formas de se proteger disso, são boas formas de produzir algo de valor.

O marketing de conteúdo jurídico é muito importante para fazer com que o seu escritório crie relevância dentro do mercado. Dessa forma, aos poucos, o seu negócio vai se tornando referência, e com isso, mais clientes tendem a te procurar.

3. Conheça o mercado da advocacia em que está inserido

É muito importante que o seu escritório conheça o nicho do mercado em que está inserido para pensar em como se destacar. Entender os serviços oferecidos pelos concorrentes, por exemplo, é uma boa forma de criar estratégias para conseguir novos clientes.

Entender os serviços, preços praticados, entre outros pontos relevantes, ajudam na criação de estratégias. Oferecer o que falta, além de preços competitivos de acordo com a região e soluções oferecidas, é algo que merece atenção especial da sua parte.

Em todo caso, estude o nicho de advocacia que você pretende investir seus esforços para conseguir bons resultados. Entender o cenário atual da região é básico para alcançar potenciais clientes e, consequentemente, resultados mais expressivos.

4. Ofereça soluções para os problemas dos seus clientes

Uma boa forma de conseguir prospectar clientes atualmente é focar na divulgação de soluções para os problemas do cliente. Ir direto ao ponto, mostrando como o seu escritório pode ajudar o público, é algo que vai chamar atenção.

Hoje, muitos escritórios de advocacia acabam focando muito no produto em si, nos serviços oferecidos. Porém, poucos falam dele na prática, nas soluções que são oferecidas, e em como isso pode ajudar o público em sua vida de maneira prática.

Por isso, é recomendado que o seu escritório de advocacia foque na divulgação de soluções oferecidas. Dessa forma, a tendência é que o público mais interessado em resolver problemas, ou seja, a maioria, procure o seu empreendimento.

5. As indicações de clientes podem fazer a diferença

Uma opinião mais importante do que a do seu escritório, é a dos clientes que já contrataram seus serviços. Por isso, o público que ainda não conhece o seu negócio pode se convencer se ouvirem coisas positivas de pessoas que não estão ligadas ao escritório.

Por esse motivo, é essencial pedir a indicação de novos clientes para quem já é cliente do seu escritório. Para isso, ofereça brindes, como descontos por indicação, além de outras políticas que podem fazer sentido para o sucesso dessa estratégia.

Com isso, a tendência é que aumente a receita do escritório, e tudo isso, sem precisar investir na divulgação de anúncios ou coisas do tipo. As indicações são mais baratas e podem trazer resultados muito mais expressivos do que o imaginado.

6. Esteja presente nos principais canais digitais

Outra estratégia que vai te ajudar na prospecção de clientes é estar presente nos principais canais digitais. Com isso, estamos falando sobre ter um blog e um site próprio, além de perfis criados nas redes sociais que fizerem sentido para o seu escritório.

Hoje, praticamente toda empresa ou pessoa física está presente nas redes sociais, o que ajuda os escritórios a atingirem o público mais facilmente. Entretanto, nem todo canal faz sentido, e por isso, é preciso analisar as características das redes antes.

Se o objetivo é vender para pessoas físicas, por exemplo, o Facebook, Instagram e TikTok podem ser bons canais. Porém, se o objetivo é vender para outras empresas, o LinkedIn é um canal que promove uma conexão mais profissional.

De toda forma, apenas para te dar uma ideia sobre quais canais são mais interessantes, elencamos os números da Digital 2023: Brazil. A pesquisa que elencou as redes mais populares do nosso país, sendo elas, no momento:

  • YouTube: 142 milhões;
  • Instagram: 113 milhões;
  • Facebook: 109 milhões;
  • TikTok: 82 milhões;
  • LinkedIn: 59 milhões;
  • Twitter: 24 milhões.

7. Use a tecnologia a favor do seu escritório de advocacia

Entre as dicas para prospecção de clientes, uma das mais importantes é a de usar a tecnologia a seu favor. Fazer uso das ferramentas certas é essencial para conseguir os resultados que você tanto espera alcançar quando falamos sobre vendas.

Existem diversas ferramentas que te ajudam a criar estratégias automatizadas em diferentes canais. Algumas permitem gerenciar as redes sociais, outras medem a produtividade dos seus colaboradores de maneira automática, por exemplo.

O taskscore ADVBOX é um bom exemplo disso, já que torna possível verificar a produtividade da sua equipe em tempo real. O próprio sistema dá pontos para a realização de tarefas, o que ajuda a manter os funcionários motivados no seu escritório de advocacia.

O sistema de pontos é automatizado, e a ferramenta define o quanto cada tarefa exige de tempo e esforço para ser realizada. Com base nisso, acaba dando uma pontuação justa para cada um, ajudando o seu escritório de advocacia a manter a produtividade.

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Autor
Foto - Eduardo Koetz
Eduardo Koetz

Eduardo Koetz é advogado, escritor, sócio e fundador da Koetz Advocacia e CEO da empresa de software jurídico Advbox.

Possui bacharel em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Possui tanto registros na Ordem dos Advogados do Brasil - OAB (OAB/SC 42.934, OAB/RS 73.409, OAB/PR 72.951, OAB/SP 435.266, OAB/MG 204.531, OAB/MG 204.531), como na Ordem dos Advogados de Portugal - OA ( OA/Portugal 69.512L).
É pós-graduado em Direito do Trabalho pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2011- 2012) e em Direito Tributário pela Escola Superior da Magistratura Federal ESMAFE (2013 - 2014).

Atua como um dos principais gestores da Koetz Advocacia realizando a supervisão e liderança em todos os setores do escritório. Em 2021, Eduardo publicou o livro intitulado: Otimizado - O escritório como empresa escalável pela editora Viseu.

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